Buscar

APOL POS - GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO MAIO 2020 #100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Estratégica da Inovação (E)
Como colocar em um mesmo texto a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e a pesquisa. Analise os textos abaixo e escolha o mais
adequado para conclusão.
	
	A
	I - Ciência tenta compreender o mundo em que vivemos. A tecnologia trabalha com os resultados da ciência. A pesquisa é onde a ciência se desenvolve e a Inovação trabalha isoladamente, pois depende do
espírito criativo do inovador.
	
	B
	II - Ciência e tecnologia trabalham e significam a mesma coisa, ou seja, melhorar os aspectos técnicos de um produto. A pesquisa é o campo onde ambas atuam e inovação é colocar esta pesquisa em prática.
	
	C
	III - A ciência coloca em prática o que a tecnologia desenvolveu com base nas pesquisas. Inovação engloba todo o processo.
	
	D
	IV - A ciência representa tentativa sistemática de estudar e compreender o mundo em que vivemos e as leis que o regem. A tecnologia pode ser definida como o desenvolvimento, também sistemático, com base nos
resultados da ciência, de técnicas que produzam coisas, artefatos. A pesquisa representa o grande terreno em que se desenrola a ciência. A inovação lançará mão de seus resultados, ou seja, dos conhecimentos
e tecnologias eventualmente gerados, para introduzir algo novo e, assim, elevar a competitividade da empresa, da região ou do país. Isto não impede que a ciência e tecnologia sejam tidas amiúde como
equivalentes à inovação..
Questão 2/5 - Gestão Estratégica da Inovação (E)
A disciplina da inovação (ela é à base de conhecimento do empreendimento) é uma disciplina de diagnóstico: um exame sistemático das áreas da mudança que tipicamente oferecem oportunidades empreendedoras. Especificamente, a inovação sistemática significa o monitoramento das quatro fontes para uma oportunidade inovadora. Quais são as quatro fontes citadas na aula?
	
	A
	O inesperado; a incongruência, a inovação baseada na necessidade do progresso e mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado.
	
	B
	O inesperado, a incongruência, a inovação baseada na necessidade do progresso e a estabilidade nos setores industriais e de mercado.
	
	C
	O inesperado, a incongruência, os ditames dados pelo governo e mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do  mercado.
	
	D
	A certeza, a incongruência, a inovação baseada na necessidade do progresso e mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado.
Questão 3/5 - Gestão Estratégica da Inovação (E)
Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedorismo era inato, ou seja, que o empreendedor nascia com o diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Se alguém não possuía esta característica, era desencorajada a empreender.
Com base nesta afirmação, a pergunta que se faz é se empreendedorismo pode ser ensinado?
	
	A
	O empreendedorismo pode ser ensinado e, consequentemente, entendido por qualquer pessoa e o sucesso decorrente de muitas variáveis. Logicamente que os empreendedores inatos continuarão aparecendo e sendo referências de sucesso. A moderna biografia contem inúmeros representantes, tais como Bill Gates, Steve Jobs, etc.
	
	B
	O empreendedorismo é nato e, consequentemente, não pode ser ensinado.
	
	C
	Para identificarmos o perfil empreendedor aplica-se a ferramenta de QI que trará essa característica.
	
	D
	Não. Assim como a liderança não pode, o empreendedorismo se encaixa nas virtudes natas ao individuo.
Questão 4/5 - Gestão Estratégica da Inovação (E)
Para as organizações vencedoras e de sucesso, não há nada   intangivel ou amorfo no que diz respeito à inovação. Trata-se de  um caminho prático para assegurar a saúde de suas empresas a longo prazo - para os clientes, os funcionários e as comunidades. De fato, temos muito a aprender com elas.
Ao se fazer esta pergunta, teríamos, obrigatoriamente, que nos perguntarmos quais são as regras para se formular uma  estratégia? 
	
	A
	Não existem regras fixas. Nos negócios, assim como no mundo das   artes, o único questionamento que se faz diz respeito a "isso    funciona?". As empresas de sucesso, mesmo após se tornarem    monstruosamente grandes, conseguem permanecer inovadoras por possuirem uma cultura aberta, que abrange as relações em todas as   direções. 
	
	B
	Sim, existem regras bem especificas para se formular uma estratégia e uma delas diz respeito a ferramenta SWOT. É obrigatório o uso desta ferramenta.
	
	C
	As organizações de sucesso observam as demais empresas de sucesso e copiam (benchmarking) as melhores práticas. Essa é a estratégia utilizada.
	
	D
	Somente o foco no resultado financeiro faz com que a estratégia de    uma organização seja vitoriosa.
Questão 5/5 - Gestão Estratégica da Inovação (E)
A Inovação no Brasil trata da infraestrutura de inovação brasileira, que vem sendo moldada, sobretudo, por políticas de Estado, concebidas com o propósito de abrir espaços para o empreendedorismo competitivo, mas que ainda se ressentem da ausência de uma cultura
inovadora que perpasse o conjunto do país e, em especial, de falhas de coordenação nas instâncias superiores do sistema.
Quais são as leis que no Brasil tratam de inovação?
	
	A
	I - Encontramos na esfera legal no Brasil a chamada Lei da Inovação de
2004 e a Lei do Bem de 2005.

Continue navegando