Buscar

trabalho de anatomia dental ICS E ICL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
DISCIPLINA: Anatomia e Escultura dental
PROFESSORA: Msc Roberta Tagliari da Rosa de Carvalho
SEMESTRE: 2020/01
Estudo dirigido- Introdução a Anatomia Dental (Generalidades)
Estudo dirigido- Incisivos Central e Lateral Superiores
1) Características e localização dos dentes.
R: dentes normais localizados no interior da cavidade bucal, sobre os processos alveolares e os dentes ectópica (fora do lugar normal); palato, assoalho da boca faringe e esôfago 
Características: são estruturas resistentes e duras; pequenos; cor branco – amarelada; localizados no interior da cavidade bucal; fixados na mandíbula e maxila e dispostos em forma de arco dental
2) Função geral dos dentes. 
Os dentes em conjunto desempenham as funções de mastigação, proteção e sustentação de tecidos moles relacionados, auxiliam na articulação das palavras e são um importante fator na estética da face.
3) Função de cada elemento dental durante a mastigação.
Incisivos: Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. Em alguns casos, são os dentes que sofrem com o choque da sensibilidade dentária. O dentista conta que existem oito incisivos localizados no centro da boca. "Esses dentes foram feitos para cortar e são localizados quatro na linha superior e os outros na linha inferior".
Caninos: Aqueles pontudos e bem afiados. "Eles são utilizados para romper alimentos ou algum tipo de objeto". São quatro dentes caninos, que são vizinhos dos dentes incisivos.
Pré-molares: Ao lado dos caninos, tem os oito dentes pré-molares, com a função de mastigar tudo aquilo que você come. "São quatro na linha superior e inferior que ficam entre os caninos e os dentes molares".
Molares: E bem no cantinho da boca encontramos os oito dentes molares. "Eles têm o papel de triturar os alimentos", segundo Johnathan. Bem parecidos com a função dos pré-molares, só que maiores.
Sisos: Eles chegam acompanhados com a adolescência e, normalmente, nascem os quatro de uma vez só. Mas Johnathan revela que nem todas as pessoas seguem a mesma anatomia. "Os sisos são os últimos dentes que nascem e são conhecidos pelos dentistas como terceiros molares". Na maioria das vezes eles precisam ser extraídos, para não prejudicar o alinhamento dos dentes vizinhos.
4) Cite as partes dos dentes.
a) Coroa (esmalte, dentina, polpa, gengiva)
b) Raiz (cemento, tecido ósseo, vaso sanguíneo, nervos, forame)
5) Defina cada parte dental.
Coroa— parte superior do dente, geralmente é a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
Linha de junção dos dentes e da gengiva—sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.
Raiz—parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho.
6) Composição do elemento dental.
A dentina é um tecido conjuntivo mineralizado, coberto por esmalte ou cemento, avascular e acelular, contém 70% de sais, sendo esta, 27% de cálcio,13% fósforo e 0,01 % magnésio; com sua parte interna mais pobre em cálcio que a externa.
7) Cite e caracterize as faces dos dentes.
O dente possui 5 faces, FACE MESIAL (M) - próximo da linha média do arco dentário; FACE DISTAL (D) - mais afastado da linha média do arco dentário; FACE INCISAL - superfície dos dentes de canino a canino; FACE OCLUSAL (O) - superfície dos dentes dos pré-molares e dos molares; FACE VESTIBULAR (V) - parte de frente para os lábios; FACE LINGUAL (L) - parte voltada para língua nos dentes inferiores; FACE PALATINA - parte voltada para o palato nos dentes superiores.
8) Cite os terços das faces proximais no sentido vertical e sentido horizontal dos dentes posteriores.
Sentido vertical: Distal, Médio e Mesial 
Sentido horizontal: Oclusal, Médio e Cervical 
9) Cite os terços das raízes dentárias.
 CERVICAL, MEDIO E APICAL 
10) Cite os terços das faces livres no sentido horizontal e vertical dos dentes anteriores.
Sentido horizontal: distal, médio e mesial 
Sentido vertical: Vestibular, médio e lingual 
11) Cite os terços das faces proximais dos dentes anteriores no sentido vertical.
Cervical, médio e incisal 
12) Complete:
a. As arcadas superior e inferior se dividem em QUADRANTES.
b. Os quadrantes dentários se dispõem no sentido HORÁRIO.
c. Os dentes são identificados como peças dentárias, que vão do número 11 ao número 48 no hemi-arco superior direito e do número 13 ao número 16 no hemi-arco superior esquerdo.
d. A notação dentária no hemi-arco inferior direito vai do número 43 ao 46 e do hemi- arco inferior esquerdo vai do 33 ao 36 . 
e. O sentido dos quadrantes é HORARIO. O superior inicia da DIREITA para a ESQUERDA. E o inferior da ESQUERDA para a DIREITA.
13) Comente a diferença entre a notação dos dentes permanentes e decíduos.
A dentição infantil é comumente chamada de dentes de leite. Essa denominação surgiu por conta da cor dessas estruturas apresentarem uma cor mais branca, como a do leite. Esses dentes são menores, se comparados aos permanentes, e possuem raízes mais longas. Nessa dentição ainda não há os pré-molares e sisos.
Aproximadamente aos 12 anos a criança já pode apresentar em sua dentição apenas os permanentes. Esses dentes conseguem prejudicar a raiz do decíduo, podendo então começar a crescer no lugar. Nessa idade, quase todos estão presentes, com exceção dos terceiros molares, os conhecidos sisos, que vão surgir posteriormente, entre os 16 e 20 anos de idade. Para perceber melhor os dentes permanentes, basta observar as pontas dos dentes incisivos, superiores e inferiores. Se estes apresentarem característica de serrinha ou mamelões na borda ao nascerem, são os dentes permanentes.
14) O que são ameias? Cite duas.
Espaço triangular de base vestibular ou lingual, situada entre as faces de contato de dois dentes da mesma arcada. (AMEIA GENGIVAL E AMEIA OCLUSAL)
15) O que são bossas e linha equatorial?
É a linha de maior contorno da coroa dental, resultante da união de todas as bossas. A linha equatorial divide a coroa dental em duas áreas: ○ Área retentiva e a Área expulsiva.
16) O que são cristas marginais.
Cristais Marginais São saliências de esmalte. Nos dentes anteriores localizam-se nas porções proximais da face lingual, estendendo-se da borda incisal ao cíngulo. Nos dentes posteriores localizam-se nos terços proximais da face oclusal e unem as cúspides linguais às vestibulares.
17) Dê o nome dos acidentes anatômicos destacados e explique o que significa cada um deles.
No dente 21 está destacado o cíngulo, no 22 a fossa lingual e no 23 o forame cego.
CINGULO: é uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual.
FOSSA LINGUAL: é uma depressão da face lingual delimitada pela borda incisal, crista marginais e cíngulo.
FORAME CEGO: é uma depressão puntiforme formada pela falta de aderência do esmalte na região entre cíngulo e fossa lingual 
18) Características gerais dos Incisivos Centrais e Laterais superiores.
Ocupam a parte anterior do arco dental e são os primeiros a entrarem em contato com os alimentos, juntamente com os lábios realizam a função de apreensão.
Dentes indispensáveis na estética facial, desempenham a função de cortar e roer, atuam como elementos passivos na articulação do som, início da erupção ICS entre 06 e 08 anos e termino da rizogênese entre 09 e 10 anos.

Continue navegando