Buscar

Portfólio 4 semestre

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 GESTÃO DE PROJETOS.........................................................................................5
3 MICROECONOMIA...................................................................................................6
4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...............................................................7
5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.............................................................8
6 ANÁLISE DE CUSTOS.............................................................................................9
7 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
1REFERÊNCIAS
1
1 INTRODUÇÃO
 A empresa Bonitta atua no mercado brasileiro, no estado do Rio Grande do Sul há 30 anos, ela é uma tradicional marca que atende principalmente linha de calçados femininos. A mesma vem passando por dificuldades e decaindo drasticamente no âmbito econômico, fazendo com que as vendas de seus produtos caíssem consideravelmente. Sendo prejudicada não apenas na relação comercial com outros países, além da queda do poder de consumo com a população de seu país e etc. Diante disso, os gestores da empresa Bonitta contrataram uma consultoria empresarial para solucionar esta problemática, que poderá evitar que a mesma passe pelo transtorno que algumas empresas do mesmo segmento passaram. Diante deste quadro, faremos no primeiro momento uma matriz RACI, que em português, significa: o Responsável, a Autoridade, o Consultado, e, o Informado. A RACI ajudará organizar e panejar melhor a atuação da empresa nesta nova etapa. No segundo momento serão apresentadas as características da estrutura de mercado concorrência perfeita, que a empresa Bonitta pertence e identificar o preço e a quantidade de equilíbrio de sua produção para saber se está tem favorecida. No Terceiro momento a empresa Bonitta enfrentará novos desafios para obter resultados satisfatórios e manter-se competitiva, e essas mudanças causam inseguranças aos seus colaboradores. Devido essas mudanças, o importante passo para valorização dos colaboradores é a missão de planejar e implementar programas de QVT (Qualidade de vida no trabalho), que será através da equipe de consultoria contratada. No quarto tópico será destacado o uso do sistema de informação, e como o uso desta ferramenta tem utilidade para atender na agilidade dos procedimentos operacionais, e na consolidação das informações gerencias da empresa Bonitta, haja vista que a mesma passa por mudanças bruscas, com isso ajudará a mantê-la eficiente e competitiva no mercado. No Quinto tópico será determinada o valor da margem de contribuição total e unitária da produção dos novos calçados produzidos pelo departamento NP.
2- GESTÃO DE PROJETOS
A gestão de pessoas (ou a gestão de recursos humanos) em projetos é bastante complexa e subjetiva, e está sempre em busca de organizar o time do projeto. Aproveitar o conhecimento e a aptidão de cada um, de maneia efetiva a favor do sucesso do projeto (incluindo os stakeholders). Na área de projetos, o PMBOK (2013), sugere quatro processos para a questão de gestão de recursos humanos: planejar o gerenciamento de recursos humanos; mobilizar a equipe do projeto; desenvolver a equipe do projeto; e gerenciar a equipe.
Como esse processo é bastante complexo, com base na EAP, existem ferramentas que auxiliam nessa documentação, das funções e responsabilidades dos membros da equipe. Uma das ferramentas são, os gráficos matriciais de responsabilidades e a descrição dos papéis em formato de texto. Para Raj. Et al. (2010) o objetivo desses controles, é evitar a duplicidade de papéis e determinar um responsável pelos pacotes de trabalho, além de fazer com que toda a equipe tenha conhecimentos de sua atividade. 
A melhor opção, para que a empresa Bonitta volte a se desenvolver e ter reconhecimento no mercado, é fazer um bom planejamento organizacional, e empregar a ferramenta necessária para garantir que todo o processo seja bem-sucedido. Com todas as necessidades expostas, a melhor ferramenta para gerir este processo, será a matriz de responsabilidades, que apresenta a melhor comunicação entre a organização do projeto e a gestão de pessoas.
A matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted, Informed), é formada por siglas que definem os papéis e atribuições dos envolvidos. A sua estrutura baseia-se nas seguintes atribuições.
R (Responsible), Responsável por executar uma tarefa;
A (Accountable), Autoridade que designa quem responde pela atividade;
C (Consulted), Consultado que é aquele que precisa ser ouvido para que a tarefa seja feita;
I (Informed), Informado que é o funcionário que deve receber a informação que determinada atividade já foi realizada.
	MATRIZ RACI
	PESSOAS
	ATIVIDADE
	PEDRO
	MARCOS
	MARI
	LUANA
	ELIZA
	Definir 
	A
	R
	C
	I
	I
	Projetar
	C
	C
	A
	I
	R
	Desenvolver
	I
	I
	R
	C
	A
	Testar
	R
	A
	A
	C
	I
	LEGENDA RACI
	R - Responsável
	A - Autoridade
	C - Consultado
	I - Informado
Através desta matriz, podemos inserir novamente a empresa Bonitta nos segmentos da economia dentro do mercado, tendo melhor desempenho nos recursos nela empregados, de modo que seus índices de crescimento aumentem nas vendas no setor calçadista em razão de novos designs e na inovação de todos os seus produtos. 
3- MICROECONOMIA
CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA DE CONCORRÊNCIA PERFEITA
O Mercado em concorrência perfeita tem como características: Grandes números de compradores e de vendedores, ou seja, muitas empresas produtoras e vendedores, neste caso são chamados de mercado atomizado por se identificar com grande quantidade de participantes. São tomadores de preço, nenhuma empresa por si só pode determinar o preço da mercadoria, quem irá determinar esses valores são as empresas, compradores (consumidores), em conjunto. Produtos homogêneos: todas as empresas oferecem produtos idênticos, com as mesmas características, não há diferença de embalagem e de qualidade significativa neste mercado. Livre mobilidade de empresas: não existem barreiras para entrada ou saída de outras empresas. Simetria: informações de fácil acesso e com transparência. Todos os participantes desse mercado sabem tudo o que acontece nele, e não poderá cobrar preços acima do preço de equilíbrio de mercado, pois se assim fizer estará perdendo clientes para outra empresa. 
 DEMANDA: Qd = 240 – P OFERTA: Qo = 60 + P 
 240 – P = 60 + P 2P= 240 - 60 
 P* = 180/2 = 90 
 Q* = 240 - 90 = 150 
O Preço do ponto de equilíbrio é de R$ 90,00
Para encontrar a quantidade de equilíbrio, basta calcular o preço de equilíbrio em qualquer uma das equações, usando a formula da demanda obteremos: 
 Qd = 240 – P 
 Qd = 240 - 90 
 Qd = 150 
A quantidade de equilíbrio é de 150 mil unidades. 
Como a capacidade produtiva da empresa Bonitta é de 150 mil unidades dos produtos, ela não consegue atingi a demanda para esse preço. Sendo assim, a melhor alternativa que a empresa deveria fazer seria aumentar seu preço para igualar ao preço de equilíbrio. 
4- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho. (ALBUQUERQUE e LIMONGI-FRANÇA, 1998 p. 41)”.
Portanto, para que a empresa “Bonitta” volte a ter resultados satisfatórios e venha a ter a posição que almeja no mercado é necessário a implantação desse programa, viabilizando ações que motivem os colaboradores a trabalhar com segurança, almejando sempre resultados positivos para a organização.
Através do modelo teórico de Walton, os critérios e seus indicadores mais adequados são:
Uso e desenvolvimento de capacidades.Autonomia, Auto controle relativo, Qualidade múltiplas, Informação sobre o processo total de trabalho.
Oportunidade de crescimento e segurança. Possibilidade de carreira, crescimento pessoal, Perspectiva de avanço salarial, Segurança de emprego.
Uma vez que os colaboradores, vendo o mercado em baixa e com altos índices de demissões, prescisam desse apoio e com o programa QVT haja mudança de mentalidade, visando condições plenas de desenvolvimento humano para a realização do trabalho.
Com a Perspectiva Preventiva podemos remover os problemas causadores do mal estar provocada pelas condições, falta de segurança entre outros fatores.
A promoção de ações é primordial dentro da organização que decidiu implantar o QVT, para a empresa “Bonitta”, a Avaliação de desempenho e Benefícios, vai ser de grande valia, pois a partir disso os colaboradores ficaram mais motivados para realizar seu trabalho, contribuindo para o sucesso da empresa.
Os colaboradores serão afetados de forma positiva em função de receber implementos, tais como: Ginástica laboral; programa de funcionário do mês; elaboração de torneios internos de esportes desportivos; parceria com cursos técnicos e faculdades visando reduzir o custo final do colaborador. Todos esses pontos citados acima geram impacto direto com relação a responsabilidade da empresa com relação a qualidade de vida dos seus colaboradores.
5- SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
 Verifica-se que as empresas de hoje precisam estar centradas em suas informações de modo que estas venham a auxiliar o executivo na tomada de decisão, para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, sendo implantado o S.I.G. (sistema de informações gerencial). Podemos afirmar que o SAD (sistema de Apoio a decisão) é muito utilizado como forma de auxiliar no momento da tomada de decisões, utilizando para isso mecanismos como previsões de vendas, lucro, prejuízo, fluxo de caixa. A ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) pode ser concebido como um sistema que informatiza determinados procedimentos como forma de melhor dividi-los e organizá-los e assim deixando os processos mais organizado, padronizados e de fácil gerenciamento
Elaboramos e discutimos sobre a importância de a empresa implantar o sistema de informação, no qual irar contribuir com todos os setores para receberem através de um banco de dados onde ficara armazenado as informações que são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal o S.I.G. (sistema de informações gerencial) que é um conjunto de pessoas e softwares, que organizados serão de suma eficiência operacional é estará auxiliando todos os departamentos da empresa a se organizarem. Que pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação, constituindo um todo orientado para determinados fins em permanente relação de interdependência com o ambiente externo, ou seja, influenciado pelo ambiente externo. 
E com estas informações e no conhecimento do sistema da empresa que surgem soluções durante a realização das tarefas executadas por seus colaboradores, fazendo com que se sintam confiantes no momento de utilizá-lo no processo decisório dos negócios na empresa bonita, no qual interajam com outros subsistemas para a execução das tarefas. Têm-se o conceito de que o sistema de informação gerencial ajuda no tripé básico de segurança da empresa. A participação é muito importante em relação às melhorias de qualidade e produção, pois conta com o desempenho dos colaboradores da empresa nos resultados esperados.
6- CUSTOS
 A Empresa “Bonita” que é responsável por um departamento que produz sapato feminino de salto médio, com o preço unitário de R$80,00, Com venda de (6.000 unidades) no mês de março. Tendo como investimento de matéria prima no valor total de R$215.000,00 e o valor da energia elétrica que custa R$46.000,00.
Com base nesses dados, será determinado o valor da margem de contribuição total unitária.
*Mês de Março venda (6.000 unidades).
*Preço unitário R$80 custo variáveis. 
*Matéria prima R$215.000,00.
*Energia elétrica R$46.000,00
Valor da margem de contribuição total unitária?
Mcu= Margem de contribuição unitária.
Pv= Preço de venda unitária.
Cv= Custo variável unitário ou custo das mercadorias vendidas(CMV).
Dv= Despesa variável unitária.
Sendo assim vamos para a organização da nossa problemática!
Matéria prima= 215.000/6.00= 35,83
Energia elétrica= 46.000/6.000= 7,67
Cv= 35,83+6,67
Cv=43,50
Margem de contribuição unitária(MCu).
MCu= 80-43,50
MCu= 36,50
Total do (MCu).
MCu= 36,50×6.000
MCu= 219.000
Logo o valor da margem de contribuição unitário será de (219.000). Então esse é os cálculos para que a “MCU” seja encontrada sendo assim resolvemos a problemática da empresa “BONITA”.
Para resolvermos está situação devemos subtrair os custos variáveis do faturamento, e indicar o quanto cada produto agrega ao lucro da entidade.
7- Conclusão
Concluímos que a empresa “Bonita” encontra-se em um cenário negativo no mercado, por não conseguir se atualizar e verificar seus problemas internos. Através das pesquisas e estudos feitos em todas as áreas que a mesma apresentava problemas. Na área de gestão de projetos, observou-se uma carência de gerenciamento, e então a partir daí passamos a entender a dificuldade que a empresa demonstrava para gerenciar seus funcionários. Após o reconhecimento da necessidade da empresa e sua situação econômica, aplicamos as práticas da microeconomia para auxiliar os responsáveis e mostrar a solução mais fácil possível sobre suas despesas e receitas. Na área de sistemas de informação, sugerimos que a mesma possa se atualizar, e assim aumentando seu índice de crescimento e sua valorização junto ao mercado. 
Portanto, com todo o conhecimento adquirido e expresso, podemos concluir que toda a empresa necessita está atualizada no mercado atual, se dedicando na melhor forma organizacional e valorizando a área de gestão de pessoas. Buscando sempre inovação, estratégias de mercado para um amplo conhecimento, verificando as tendências de consumo, entre outros meios necessários para o seu crescimento. E assim manter forte atuação no mercado.
Referências
PAES, Evandro Silva. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2016, p.163. PROJECT BUILDER.
Matriz de responsabilidades: Tudo que você precisa saber. Portal Project Builder Disponível em: . Acessado em 25 de Setembro de 2018.
QUALIDADE DE VIA NO TRABALHO – QVT: conceitos e práticas nas empresas. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Nucleus, v. 5, n. 2, out. 2008. Disponível em: http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/133. Acesso em: 10 fev. 2016.
ALVES, Everton F. Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. Quadro de práticas e resultados. Revista INTERFACEHS, v. 6, n. 1, abr. 2011.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 1ª ed. São Paulo, Saraiva, 2004. 
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Gerenciamento de sistema de informação. 3ª ed. LTC: Rio de Janeiro, 2001.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLEICE DA SILVA CONDE
FRANCISCA JULIANA LIMA DA SILVA
MARCELLE PAULA COSTA DA SILVA
RODRIGO DOS SANTOS FURTADO
WANDER OLIVEIRA DA SILVA
“bonitta”
Capanema
2018
CLEICE DA SILVA CONDE
FRANCISCA JULIANA LIMA DA SILVA
MARCELLE PAULA COSTA DA SILVA
RODRIGO DOS SANTOS FURTADO
WANDER OLIVEIRA DA SILVA
“BONITTA”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de Média Bimestral nas disciplinas de Gerenciamento de projetos; Análise microeconômica; Custos; Gestão de sistemas de informação; Comportamento Organizacional e Seminário Interdisciplinar IV.
Tutor Eletrônico:Helen Carolina de Oliveira Prado
Tutor de Sala: Amarildo Bulhões da Silva
Capanema
2018

Continue navegando