Buscar

Relações Trabalhistas e Sindicais

Prévia do material em texto

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
	
	Lupa
	 
	Calc.
	Diminuir Letra
	Aumentar Letra
	 
	 Calculadora
	
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	GST1734_A4_201902564804_V1
	
	Aluno: GABRIELA MAIA MARQUES BRANDÃO
	Matr.: 201902564804
	Disc.: REL.TRAB.SINDI 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		 
	
	1.
	
		 Joana da Silva é empregada no ramo de confecção de moda íntima. Embora sindicato de sua categoria profissional, Joana optou por não se associar. Apesar de não ser sindicalizada, é descontado de seu salário tanto a contribuição sindical quanto a contribuição confederativa. Com base no caso hipotético descrito, assinale a alternativa correta : 
	
	
	
	Por não ser sindicalizada, apenas o desconto da contribuição confederativa é devido, por força de lei.
	
	
	Mesmo não sendo sindicalizada, o desconto de ambas as contribuições está correto.
	
	
	O simples desconto de ambas as contrbuições, por si só, gera a filiação ao sindicato.
	Certo
	
	Por não ser sindicalizada, apenas o desconto da contribuição sindical é devido.
	
	
	Por não ser sindicalizada, não poderia ser efetuado nenhum desconto em relação a ambas as contribuições.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 Assinale a opção incorreta em relação aos Sindicatos. 
	
	
	
	Celebrar contratos e acordos coletivos de trabalho.
	
	
	Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
	Certo
	
	Promover a conciliação nos dissídios coletivos de trabalho.
	
	
	Celebrar convenções coletivas de trabalho.
	
	
	representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais das respectivas categorias ou profissão liberal.
	
Explicação:
A conciliação dos dissídios coletivos do trabalho deve ser promovida pela justiça do trabalho .
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Marque a resposta correta.É previsto por Lei que a convenção coletiva de trabalho difere do acordo coletivo de trabalho porque: 
	
	
	
	ao contrário do acordo coletivo, pode ter vigência somente até dois anos.
	Certo
	
	as condições de trabalho nela estipuladas aplicam-se às relações individuais de trabalho, no âmbito das respectivas representações.
	
	
	suas normas só obrigam as empresas que tomaram parte nas negociações que a originaram.
	
	
	ao contrário do acordo coletivo, sua vigência é de 3 anos.
	
	
	pode ser celebrada por um grupo de empregados da mesma categoria, salvo se o sindicato respectivo assumir as negociações.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 A contribuição confederativa dos EMPREGADORES é repartida, em regra, entre: 
	
	
	
	A confederação, a federação, o sindicato, a central sindical e a conta especial emprego e salário;
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	Certo
	
	A confederação, a federação, o sindicato e a conta especial emprego e salário;
	
	
	A confederação, a federação e o sindicato;
	
	
	A confederação, a federação, o sindicato e a central sindical;
	
Explicação:
a
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 O sindicato representa em nome não apenas de seus associados, mas de todos aqueles que integram a mesma categoria, ao passo que, em relação aos interesses individuais, só poderá fazê-lo: 
	
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	Quanto o interessado completar 01 ano de serviço;
	
	
	Quando o interessado for admitido na empresa;
	
	
	Quando o interessado for seu associado por mais de 03 meses;
	Certo
	
	Quando o interessado for associado;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Sobre a instituição sindical, deveres e prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, indique a alternativa INCORRETA 
	
	
	
	A associação sindical é livre e a lei não pode exigir autorização do Estado para a criação de entidades sindicais, salvo o registro no órgão competente, não sendo mais exigível a prévia constituição da associação profissional como condição para o reconhecimento de um sindicato.
	
	
	Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	
	
	De acordo com o entendimento do STF, até que a lei regulamente de forma diversa, o Ministério do Trabalho é o órgão de registro das entidades sindicais de qualquer grau para fins de controle da unicidade. Para obter registro sindical, o agrupamento precisa, antes, adquirir personalidade jurídica como associação civil de direito privado mediante registro em cartório de registro civil.
	Certo
	
	São deveres dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outros representarem, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida e colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
	
	
	São prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outras, celebrar convenções coletivas de trabalho e eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Sobre mandado de segurança marque a opção correta: 
	
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados e jamais por partido político com representação no Congresso Nacional.
	Certo
	
	O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:  Partido político com representação no Congresso Nacional; Organização Sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por Partido político com representação no Congresso Nacional e jamais por Organização Sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por Organização Sindical;
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional;
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 O contrato de trabalho entre empregado e empregador implica em um acordo bilateral e pressupõe o cumprimento de requisitos inerentes à relação trabalhista. As condições estabelecidas no contrato de trabalho devem estar vinculadas a determinados requisitos, quais sejam: 
	
	
	
	Solidariedade, pessoalidade e continuidade
	
	
	Independência financeira, continuidade e pessoalidade
	Certo
	
	Consensualidade, continuidade, pessoalidade, alteridade e subordinação
	
	
	Dependência recíproca de obrigações e temporalidade
	
	
	Continuidade, pessoalidade e subsidiariedade
	
Explicação:
Item B.
Explicação: Requisitos do Contrato de Trabalho individual indeterminado: 
B) Pessoalidade: Significa que, o trabalhador não poderá fazer-se substituir por outro trabalhador para que o serviço seja realizado;
C) Não eventualidade: Para que se caracterize a relação empregatícia é necessário que o trabalho prestado seja permanente;
D) Onerosidade: É o pagamento,pelo empregador, ao empregado uma determinada remuneração em função do contrato de trabalho firmado por ambos;
E) Subordinação: É a direção da prestação laboral pelo empregador, sendo que, será este que determinará o modo como o trabalho será realizado.
	
	Col@bore
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 12/05/2020 20:47:07.

Continue navegando

Outros materiais