Buscar

Serviços de Saúde Mental em Montenegro

Prévia do material em texto

CPAS 
CAPS- Centro de Atenção Psicossocial de Montenegro
A legislação básica de saúde mental diz que a lei dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. 
Tem CAPS I, CAPS II, CAPS III.
Em MONTENEGRO tem CAPSI (CPAS NOVO HORIZONTE) Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive, pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes. 
O projeto CAPS em Montenegro acontece há mais de 20 anos, desde então, ela, a psicóloga Jaqueline Porto, é a coordenadora do CAPS, com grupos terapêuticos e de apoio. Eles hoje estão se atualizando em um curso na PROJECTO (PoA), de Grupo terapia. Os serviços são realizados com projetos, preocupando-se com sua pessoa, história, cultura e vida cotidiana. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, e eles tem livre acesso.
CPAS é um serviço do SUS, local de tratamento para pessoas que sofrem de vários tipos de transtornos. Aqui em Montenegro a abordagem maior acontece em drogados e alcoólatras, não que os outros casos não hajam, mas a incidência é menor. Vindo assim, a justificarem sua permanência na casa de acolhimento, da qual eles gostam, com atenção diária para sua evolução na melhora.
PSICOLOGIA ESCOLAR
Conforme o trabalho das colegas o que difere psicologia escolar dos outros campos são as ações psicológicas usadas pelas psicologias escolares não constituindo um processo psicoterapêutico. 
O psicólogo escolar atende os alunos, familiares professores, coordenação e todos da equipe escolar. 
Montenegro existe somente uma (1) psicóloga na SMEC para atender todas as escolas da região (município).
O trabalho da SMEC é a capacitação de educadores pedagógicos, elaboração de projetos, palestras com pais, educadores, educandos e funcionários, entrevistas individuais, monitoramento, encaminhamentos, orientações de pais, educandos e educadores, etc.
O psicólogo escolar pode atuar em todos os segmentos do sistema educacional. Nem todas as escolas possuem um psicólogo. O psicólogo em escolas não deve realizar uma pratica clínica, mas devem buscar compreender os processos educacionais que levam a algumas crianças apresentarem dificuldades, procurando olhar a importância do relacionamento professor- aluno como objeto principal.
ABRIGO – ABRIGO MENINO JESUS DE PRAGA
Entrevistamos a Camila Bozetto
Ela atua no abrigo há 6 anos,15 horas semanais e por telefone. A prefeitura que mantem o Abrigo. 
A Camila intervém no acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e procura fazer uma busca pela história de vida delas, juntamente com o conselho tutelar para saber o que está acontecendo no lado de fora com a família. Faz um plano de ação, um documento por escrito, que fica registrado, para decidirem o que será feito com aquela criança ou adolescente acolhido. A psicóloga precisa saber até onde a família esta disposta a ir, evoluir, progredir para rever seu filho (os) em questão. 
Todas as crianças acolhidas estão vinculadas a justiça. Ela trabalha com a promotora e a juíza responsável. Ela atua com uma equipe multidisciplinar que são: assistente social, pedagoga, CPAS, CRER, promotoria, Juíza e todos do abrigo.
No momento que as crianças são trazidas para o abrigo ela está aguardando e é feito o acolhimento pela equipe, higiene, alimentação, aí vem a entrevista com aqueles que sabem falar, os que não sabem ela só observa.
A Camila busca a melhor forma possível de acolher essas crianças e adolescentes, resgatando sua autoestima, historia familiar, tentando o seu retorno a família, se não for possível encontrando uma família adotiva. Ela prioriza o bem-estar deles. 
Os abrigos acolhem essas crianças por que em algum momento houve um rompimento com essa família de origem (motivo pelo qual causou prejuízos, danos a criança), deveria ser um rompimento temporário, mas muitas vezes por culpa dos pais isso não acontece. A causa da ida para o abrigo são: abandono, negligência, violência sexual, uso de drogas pelos pais e os jovens, maus-tratos (emocionais ou físicos), violência doméstica, alcoolismo dos pais e responsáveis. 
Eu acredito que ela e todos da equipe multidisciplinar buscam pela reintegração dessas crianças de 0 a 18 anos junto a suas famílias de origem, e esgotadas as possibilidades, juntamente com as crianças que estão destituídas do pátrio poder, vão em busca de uma família substituta.
Psicologia Hospitalar Saúde Mental – Hospital Público
O psicólogo Antônio Bolis desenvolve seu trabalho com pacientes e familiares na rede pública. Ele realiza acolhimentos, grupos, atendimentos individuais, podendo esses serem no leito do paciente, em sala,etc. Ele passa muito tempo convivendo com os pacientes, no posto de enfermagem, no corredor, durante as rotinas, pois faz parte conhecer os pacientes para poder estabelecer qual melhor conduta terapêutica cada paciente necessita. No hospital o paciente fica em torno de duas a quatro semanas, então a terapia cognitivo comportamental ajuda a ser mais resolutivo. Existe uma equipe multidisciplinar onde o paciente inicia seu atendimento na entrada do hospital, após com psiquiatra, enfermagem, há discussões do caso (Round)diariamente, avaliando o paciente e estabelecendo o melhor tratamento, sua família também é auxiliada. 
Nos últimos anos a saúde no Brasil passou por varias mudanças significativas, com a reforma psiquiátrica e o início do sistema único de saúde essas mudanças foram colocadas em pratica. Por muito tempo os doentes mentais eram isolados em hospitais psiquiátricos (manicômios) sendo totalmente afastados do convívio familiar prejudicando sua recuperação e retorno a sociedade. Com implantação do SUS o paciente passa a ser assistido por uma equipe multidisciplinar composta de assiste social, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, médicos. Buscando também envolver os familiares para que eles entendam, ajudem, enfrentem, tolerem e compreendam a situação, ajudando na adaptação de seu ente querido.

Continue navegando