Buscar

Questões sobre Doenças Infecciosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. (EBSERH/HU-UFC/INSTITUTO AOCP/2014) No Brasil, apesar da redução drástica no número de casos, a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva. Com relação a essa doença, assinale a alternativa INCORRETA:
a) É uma doença não contagiosa, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológico: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. CERTO!
b) O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidade física que podem, inclusive, evoluir para deformidades. 
c) É uma doença curável, e quanto mais precocemente diagnosticada e tratada mais rapidamente se cura o paciente.
d) É causada pelo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório. 
2. A hanseníase pode ser diagnosticada através do exame clínico do paciente, no entanto o diagnóstico laboratorial é: 
a) A tomografia.
b) A baciloscopia. CERTO!
c) A ressonância magnética.
d) A avaliação das plaquetas.
3. (FESMA/FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE/2015) Em relação a Hanseníase:
a) O tratamento da hanseníase PB deve ser concluído em 12 meses com prazo máximo de 18 meses, enquanto a MB, em 6 meses, estendendo-se até no máximo 9 meses. 
b) A PQT (quimioterapia) está indicada aos contatos intradomiciliares de um indivíduo diagnosticado como novo caso, mesmo na ausência de sinais da doença.
c) Lesões hipocrômicas ou avermelhadas e dormência ou formigamento de mãos e pés são alguns dos sinais/sintomas da doença. CERTO!
d) No exame físico, observa-se o adelgaçamento dos nervos ulnar e patelar com diminuição considerável da sensibilidade periférica. 
4. Sobre a tuberculose, analise as afirmativas abaixo, dê valor Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos.
( ) O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.
( ) Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos se dispersam facilmente em aerossóis e, por isso, desempenham papel importante na transmissão da doença.
( ) É possível que o contágio ocorra a partir de outros modos de transmissão como, por exemplo, pela ingestão de leite não pasteurizado contaminado, pela inoculação direta e pela via transplacentária.
a) V, F, V, F
b) V, V, V, V
c) V, V, F, V CERTO!
d) F, V, V, V 
5. (FUMUSA/CAIPIMES/2014) Considerando a tuberculose, o método prioritário, por meio do qual se pode identificar o doente bacilífero é: 
a) O exame radiológico.
b) A prova tuberculínica.
c) A cultura de escarro.
d) A baciloscopia do escarro. CERTO!
6. Dos medicamentos citados a seguir, assinale a alternativa que apresenta o que NÃO faz parte do esquema básico para tratamento de tuberculose em adultos. 
a) Rifampicina.
b) Estreptomicina. CERTO!
c) Isoniazida
d) Etambutol. 
7. (PREFEITURA DE APIACÁ-ES/IDECAN/2014) Relacione corretamente as colunas:
1. Epidemia;
2. Endemia;
3. Pandemia; 
( ) É a ocorrência em larga distribuição geográfica de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao esperado, atingindo mais de um país ou de um continente simultaneamente. 
( ) É a ocorrência em uma comunidade ou região de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao esperado.
( ) É a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, e que mantém uma incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais. 
A sequência está correta em?
a) 1,2,3;
b) 2,1,3;
c) 2,3,1;
d) 3, 2,1. CERTO!
8. Doença respiratória infectocontagiosa grave, causada por um bacilo que se instala nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, em alguns casos, nas mucosas e na pele. O período de incubação costuma durar em torno de um a seis dias, altamente transmissível mediante contato direto, através de gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro e ao falar, ou pelo contato com as lesões cutâneas. 
a) Cólera
b) Coqueluche
c) Sarampo
d) Difteria CERTO!
9. CONPASS/2014 Dentre as doenças listadas a seguir assinale aquela na qual a transmissão não está associada à picada do mosquito:
a) Doença de Chagas CERTO
b) Malária
c) Dengue
d) Febre Amarela
10. Em 2010, a imprensa divulgou que o açaí contaminado pelo protozoário Trypanossoma Cruzi poderia transmitir a doença de Chagas. Esse dado foi preocupante, pois essa moléstia está relacionada com a incidência de:
a) Megaesôfago CERTO
b) Hipertensão portal
c) Prolapso Mitral
d) Síndrome cólico vesical

Continue navegando