Buscar

5Comportamento_Humano_nas_Organizações_-_2020-1_

Prévia do material em texto

PLANO DE ENSINO
CURSO: Psicologia
SÉRIE: 5º semestre 
DISCIPLINA: Comportamento Humano nas Organizações 
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 Horas
I – EMENTA
Conceituação de organização e de trabalho. Relações interpessoais no trabalho e nas organizações. Atuação do profissional das ciências humanas em equipe multi ou interdisciplinar nas relações de trabalho. Atenção à saúde do trabalhador.
II – OBJETIVOS 
Com o objetivo de desenvolver a compreensão de os fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva em diferentes contextos, e de apreender os processos psicológicos de indivíduos, grupos e instituições, bem como coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros, são estudados conteúdos relativos a conceitos e modelos explicativos construídos no campo da Psicologia, assim como suas atualizações recentes relativas ao Comportamento Humano nas Organizações.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
· Examinar as relações de trabalho e o papel do estudo do comportamento humano nas organizações, em sua história, seus conteúdos, metodologias e etapas de evolução.
· Identificar os aspectos sociais e psicológicos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho e o papel do profissional da área de ciências humanas na promoção e prevenção da saúde do trabalhador.
· Discriminar criticamente as contribuições do profissional da área de ciências humanas para as organizações e para a qualidade de vida do trabalhador.
· Reconhecer e analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos nas relações de trabalho e nas organizações.
· Apresentar trabalhos e discutir ideias em público. 
· Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional.
· Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.
IV – COMPETÊNCIAS
· Compreensão dos pressupostos epistemológicos que sustentam as formas de intervenção do profissional da área de ciências humanas nas relações interpessoais de trabalho nas organizações.
· Reconhecimento de uma prática profissional realizada em equipe multi ou interdisciplinar.
· Utilização de técnicas de entrevista e de observação, a fim de desenvolver projetos de intervenção que promovam atenção à saúde do trabalhador.
 
V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - A formação e a evolução do trabalho através dos tempos
· Retrospecto histórico da relação do homem com o trabalho – enfoque sociológico, filosófico, antropológico e psicológico. Conceito de trabalho.
· Conceito de Organização e Trabalho. Tipos de Organização: Formal e Informal. Grupos primários e secundários. O indivíduo e as instituições.
· O processo de transformação das organizações até a era da tele informação.
· Aspectos individuais do comportamento humano nas organizações: diferenças individuais e de personalidade, valores, aprendizagem e percepção do trabalhador.
· A motivação no trabalho: o conceito de motivação e as organizações. Teorias motivacionais.
2 - Bem-estar e qualidade de vida do trabalhador
· O bem-estar do trabalhador: Qualidade de Vida no Trabalho, Stress e Saúde Mental do Trabalhador.
· As áreas de atuação e o papel do profissional da área de ciências humanas nas relações interpessoais de trabalho. A identidade profissional. 
· Tendências e práticas profissionais contemporâneas nas organizações: abordagens e formação de equipes multi ou interdisciplinar para atingir a promoção de saúde. 
3 - Relações interpessoais no trabalho
· Percepção e comunicação no ambiente organizacional.
· Relações interpessoais no trabalho: a importância do Feedback.
· O papel do líder nas organizações: os estilos de liderança e os tipos de poder. 
· Relações interpessoais no trabalho: formação de equipes e administração de conflitos - desafios da gestão nas organizações. 
4 - Cultura e clima organizacional
· Dimensões da diversidade. 
VI – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
· Aula expositiva dialogada. 
· Leitura e discussão de texto. 
· Atividade prática, a ser realizada no 2° bimestre, em uma unidade organizacional (creches, escolas, ONGs, empresas do ramo comercial, do ramo industrial, dentre outras).
· Divisão dos alunos em grupos de no máximo 5 (cinco) alunos na 6ª semana de aula para realização da atividade prática (entrevista e observação) em uma organização. Definição da organização para cada grupo.
· Orientação para a entrevista com o gestor da unidade organizacional, para a observação do contexto de trabalho e para o registro da observação.
· Acompanhamento da atividade prática por meio da correção dos registros de observação e de entrevista. 
· Os documentos necessários para a realização da atividade prática pelo aluno estão anexos a este plano de ensino.
· ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser utilizados pelo aluno como material adicional aos seus estudos. Os professores devem informar os alunos a respeito disso.
VII – AVALIAÇÃO
Primeiro Bimestre: NP1
Prova individual e sem consulta, avaliada de zero (0,0) a dez (10,0). A prova deve ser composta por 12 questões, sendo 10 questões objetivas e 2 questões dissertativas.
· A porcentagem da pontuação das 10 questões objetivas é de 60%, ou seja, cada uma delas vale 0,6 pontos.
· A porcentagem da pontuação das 2 questões dissertativas é de 40%, ou seja, cada uma delas vale 2,0 pontos.
 
Segundo Bimestre: NP2
(A1) Prova individual e sem consulta, avaliada de zero (0,0) a dez (10,0) com peso oito (8). A prova deve ser composta por 12 questões, sendo 10 questões objetivas e 2 questões dissertativas.
· A porcentagem da pontuação das 10 questões objetivas é de 60%, ou seja, cada uma delas vale 0,6 pontos. 
· A porcentagem da pontuação das 2 questões dissertativas é de 40%, ou seja, cada uma delas vale 2,0 pontos.
(A2) Atividade prática – relatório de entrevista e observação – em uma unidade organizacional (creches, escolas, empresas, dentre outros exemplos), valendo de zero (0,0) a dez (10,0) com peso 2 (dois). Esta atividade deve ser um trabalho escrito e entregue ao professor na data da prova NP2.
A nota final de aproveitamento do aluno no segundo bimestre será a média ponderada das notas provenientes de A1 (peso 8) e A2 (peso 2):
NOTA FINAL= (A1 X 0,8) + (A2 X 0,2)
A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da IES.
VIII – BIBLIOGRAFIA 
BÁSICA
GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Comportamento organizacional. São Paulo: CENGAGE do Brasil, 2015.
ROTHMANN, I.; COOPER, C. Fundamentos de Psicologia organizacional e do trabalho. 2ª ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2017.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE; BASTOS. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
COMPLEMENTAR
ANTUNES, R. O privilégio da servidão. São Paulo: Boitempo, 2018.
COUTINHO, M.C.; BERNARDO, M.H.; SATO, L. Psicologia social do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2018.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. Fundamentos do comportamento organizacional. 12ª ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2014.
SPECTOR, P. E. Psicologia das organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.
ZANELLI, J. C.; SILVA, N. Interação humana e gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA REFERENTE À DISCIPLINA DE 
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES – 2020
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ATIVIDADE:
· Conhecer a organização através de sua história, ciclo de vida, missão / negócio, macro fluxo de atividades e produtos.
· Caracterizar a organização com foco nas relações sociais de trabalho – alvo de estudo e análise. 
· Analisar os aspectos sociais e psicológicos que envolvem a compreensão das relações sociais de trabalho em uma Organização, especialmente quanto a relação do homem com seu trabalho, interação humana em grupo e cultura organizacional.
Observam-se inicialmente os conceitos que sustentam suas diretrizes, políticas, processos procedimentos, instrumentos, fluxos e resultados. Em seguida, são observadosos aspectos pertinentes às relações grupais e, então, a relação individual do homem com o trabalho, entendendo-se a instituição nas dimensões macro, meso e micro organizacional.
ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS / INFORMAÇÕES:
· Cabe ao professor responsável pela disciplina no respectivo campus auxiliar na administração da escolha da organização/instituição e direcionamento das atividades ao longo do semestre.
· Entrevista dirigida com o profissional responsável pela gestão da unidade e/ou setor da organização/instituição, ou na sua ausência, com o profissional designado.
· Roteiro de observação descritivo do ambiente de trabalho para análise dirigida.
· Os seguintes documentos devem ser apresentados no início do semestre para a organização/instituição que se constituirá no objeto de estudo. Devem ser impressos e assinados pelo responsável da organização/instituição (2 cópias de cada, pois uma deve ficar anexada ao trabalho): TERMO DE CONSENTIMENTO (modelo Anexo 1) e da CARTA DE APRESENTAÇÃO (modelo Apêndice A). 
METODOLOGIA:
 População alvo:
Trata-se de uma atividade proposta aos alunos do curso de Psicologia, de Secretariado e de Serviço Social, referente à disciplina de CHO, na qual cada grupo realizará uma visita ou contato com uma determinada instituição. A população alvo da pesquisa poderá abranger o contato com uma organização, entrevistando um gestor, profissional da área e/ou trabalhador de uma categoria particular, em um contexto específico de trabalho. Podem ser consideradas nesta situação, as instituições correspondentes ao primeiro, segundo ou terceiro setor.
 Instrumentos:
Como instrumento de pesquisa, será utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada com o gestor da área / unidade da instituição (Apêndice B) e um roteiro de observação do ambiente de trabalho (Apêndice C). A aplicação dos instrumentos utilizados será orientada pelo professor da disciplina.
 Procedimento:
Na primeira aula do semestre, o professor da disciplina pode disponibilizar aos alunos algumas instituições ou auxiliar na escolha e contato dos alunos com a mesma. Também na primeira aula serão divididos em sala os grupos de trabalho. Cada grupo deve conter de 3 a 5 alunos, no máximo. 
Da 2a à 5a semana os professores deve preparar cada grupo para a visita e entrevista com o gestor realizada no 1o e/ou 2o bimestre, esclarecendo questões como postura ética, elementos para a análise diagnóstica organizacional e explicando cada um dos instrumentos que serão utilizados.
	Durante o semestre será aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada com o gestor da área (Apêndice B) e após será realizada uma observação do ambiente de trabalho através do roteiro previamente estipulado (Apêndice C), realizados na visita à organização/instituição. Caso haja inclusão de questões no roteiro básico, o instrumento de pesquisa deverá ser mostrado e contar com o aval do professor antes de sua aplicação em campo.
Antes da entrevista realizada com o gestor deve ser apresentado e assinado (2 cópias de cada, pois uma deve ficar anexada ao trabalho) o TERMO DE CONSENTIMENTO (Anexo 1). 
	O professor da disciplina deve orientar a turma quanto à postura e objetivos da entrevista com o gestor, tais como:
Rapport
Apresentação
Objetivo da entrevista
Papel do entrevistador
Garantia de confiabilidade
Solicitação da colaboração do entrevistado
Solicitação da autorização de registro das informações
Término – abertura para questões que o entrevistado queira fazer e agradecimentos
Se houver autorização do entrevistado, será possível gravar e transcrever, para que possam ser destacados os trechos considerados interessantes e registrar impressões e hipóteses em relação a essa fala. Neste caso, o uso do gravador e a transcrição devem estar mencionados no Termo de Consentimento.
Para facilitar o processo, o professor pode estabelecer um horário e/ou sequência de atendimento aos alunos para auxiliar na elaboração dos resultados e dissipar eventuais dúvidas, durante as aulas de orientação ou mesmo com os monitores da disciplina. 
Ao final do trabalho, o grupo deve indicar uma estratégia e/ou plano de atuação profissional ou multiprofissional necessária e possível, a partir da demanda detectada no caso.
Os trabalhos pertinentes ao estudo de caso por grupo devem ser apresentados para a turma ao final do semestre e o professor poderá estabelecer critérios de avaliação considerando: trabalho escrito, participação nas reuniões de orientação, relação dos dados coletados com o referencial teórico desenvolvido no semestre, apresentação individual e estratégias desenvolvidas em equipe.
ANEXO 1: TERMO DE CONSENTIMENTO
 (modelo sugerido)
1. Nome do projeto: Compreensão do comportamento humano nas organizações de trabalho.
2. Justificativas e Objetivos Gerais: Conhecer a organização através de sua história, ciclo de vida, missão / negócio, macro fluxo de atividades e produtos, analisando indicadores para melhor compreensão das relações sociais de trabalho em uma organização. 
3. Procedimentos: Como instrumento de pesquisa, será aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada com o gestor da área / unidade da instituição e uma observação do ambiente de trabalho.
4. Garantia de acesso: em qualquer etapa do estudo, você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O principal investigador é o(a) Professor(a) (nome do pesquisador principal / supervisor). que pode ser encontrado no endereço (endereço da UNIP), telefone(s) ............. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – CEP 04026-002 - São Paulo – Capital – tel.: (11) 5586.4204 – e-mail: ceppe@unip.br
5. Garantia de saída: é garantida a liberdade da retirada de seu consentimento a qualquer momento, deixando de participar deste estudo, sem qualquer prejuízo;
6. Direito de confidencialidade: será preservada sua identidade, assim como as identidades de todas as pessoas por você referidas; 
Eu, ______________________________________ (nome do sujeito/representante legal) acredito ter sido suficientemente informado a respeito do que li ou do que foi lido para mim, descrevendo o estudo “Análise do comportamento humano nas organizações de trabalho”.
Concordo voluntariamente em participar deste estudo, sabendo que poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante a realização do mesmo, sem penalidades ou prejuízos.
 
__________________________________ __________________ 
Assinatura do sujeito/representante legal Local 
	
Declaro que obtive de forma apropriada e voluntária o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deste sujeito ou de seu representante legal para a participação neste estudo.
__________________________________ _________________ / /
 Assinatura do pesquisador	 Local Data
APÊNDICE A: CARTA DE APRESENTAÇÃO À ORGANIZAÇÃO
(Local), ___ de ____________ de 201_.
À Instituição (nome da organização)
Prezado (a) Sr. (a)
	Vimos pela presente, solicitar a autorização de V.Sa. ao(s) portador(es) da presente, relacionado(s) abaixo, aluno(s) do _º semestre do Curso de _______ da Universidade Paulista – UNIP do campus ________, para realização de um trabalho acadêmico referente à disciplina Comportamento Humano nas Organizações.
	Informamos a V.Sa. que se trata de um trabalho acadêmico curricular com a finalidade de conhecer e observar uma situação de trabalho, entrevistar o gestor da unidade, totalizando 04 horas do semestre vigente. Os dados colhidos poderão ser apresentados à instituição ao final do trabalho, quando solicitado pela mesma.
	Esperando contar com a cooperação de V.Sa., enviamos nossas saudações cordiais.
Acadêmico(s):
______________________________________________
____________________________________________________________________________________________
______________________________________________
(NOME DO PROFESSOR)
Nº Funcional:____________________
 
APÊNDICE B: ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O GESTOR
IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DA INSTITUIÇÃO / UNIDADE
· Tipo da organização:
· Número de funcionários:
· Negócio/Atividade Principal:
· Posição no Mercado/Posição Econômico-Financeira
· Produtos/Principais concorrentes:
· Horário de funcionamento:
· Espaço físico:
· Planos de expansão:
· História: Fundação, Ciclo de Vida até os dias atuais (como surgiu, objetivos, crises, êxitos, mudanças):
· Missão e Valores Empresariais ( Indicadores de Cultura)
· Objetivos e Políticas Gerais 
· Estrutura e poder (organograma, lay out, grupos, comandos, hierarquia, coerências, contradições).
· Censo Organizacional: Número de funcionários por área, escolaridade/qualificação predominante e distribuição geográfica da empresa etc.
· Principais fatos que caracterizam o Estilo de Gestão e Supervisão praticados na Organização em geral.
· Processos técnicos (organização do trabalho, equipamentos, tecnologia, condições materiais, insumos, subsistemas, interações entre subsistemas, produtos).
· Processos Sociais (Sistemas de gestão de pessoal: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação, plano de carreira, benefícios, segurança e higiene) políticas, normas, regulamentos, comunicação etc.
IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DE AMBITO individual[footnoteRef:1] [1: Roteiro de entrevista adaptado de ALBERTO, Laura Cristina Foz Rodrigues. Os determinantes da felicidade no trabalho: um estudo sobre a diversidade nas trajetórias profissionais de engenheiros. - São Paulo: s.n., 2000. - 123p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Orientador: Sigmar Malvezzi – Sugerido para aplicação com o gestor da unidade observada. 
] 
- Dados pessoais: Idade, gênero, tempo de trabalho.
- Dados educacionais: 
Que especialidade e qual o ano de sua formatura? 
Quais cursos (graduação ou pós-graduação) que você fez?
Quais cursos você pretende fazer? 
Como foram feitas essas opções?
- Vida profissional: 
Como tem sido sua trajetória profissional? 
Como ocorreram as mudanças em sua carreira? 
Como foram feitas as opções?
- Bem-estar, felicidade e infelicidade no trabalho: 
Quais foram as sensações e os momentos de felicidade e alegrias que você viveu no trabalho?
Quais foram as sensações e momentos de infelicidade e frustrações que você viveu no trabalho? 
- Percepção de empresas: 
Como devem ser as empresas para lhe trazerem felicidade no trabalho? 
O que mais o incomoda em uma empresa ou empregador?
- Dados familiares: 
Quais as profissões ou ocupações dos seus pais, irmãos ou cônjuge? 
Possui parente com a mesma profissão?
Quais as impressões de sua família sobre sua atividade?
- Expectativas da carreira: 
Qual o seu projeto de vida profissional: passado, presente e futuro?
- Auto avaliação do desempenho:
Qual o grau de satisfação com o seu próprio desempenho?
- Avaliação do trabalho:
Qual o sentido que o seu trabalho tem para você? 
Que impacto tem seu trabalho sobre a sua vida pessoal? 
OBS: podem ser alteradas ou inseridas algumas questões elaboradas pelo grupo, para observação de aspectos relativos ao que se quer investigar especificamente com o gestor, desde que haja a anuência do professor do campus antes de sua aplicação.
APÊNDICE C: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA UNIDADE
ÂMBITO GRUPAL
OBJETIVO: Identificar as variáveis setoriais (formais) e grupais (informais) que influenciam a organização e o indivíduo. Procure registrar os acontecimentos e falas e, ao lado, as hipóteses e impressões em relação a esse dado.
· Participação/Alienação/ Envolvimento – Satisfação - Saúde Mental
1. Identificar como cada pessoa se relaciona com seu trabalho nas expressões faciais e falas expressas sobre sua relação com o trabalho. 
2. Observar queixas expressas pelos funcionários/ trabalhadores relacionadas a sua atividade ou à organização/instituição.
· Setor: 
1. Objetivos, interação, desempenho. 
2. Instrumentos, ferramentas, documentos.
· Conflitos: 
1. Cooperação/Competição
· Relações interpessoais: 
1. Comportamento do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos.
· Liderança: 
1. Comportamento do condutor do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos.
2. Receptividade do condutor pelo grupo
· Cultura e clima (valores e crenças básicas, regras de trabalho):
1. Observar o ambiente físico, fotos, vestuário, mobiliário, espaço entre as pessoas. 
2. Como foi o tratamento entre as pessoas que você encontrou 
3. Como você caracteriza o estilo das pessoas: jovial, formal, sério.
4. Existem regras e regulamentos impressos em manuais de política de pessoal? São detalhadas?
5. Pergunte para as pessoas que você encontrar, verifique se as respostas são parecidas, quanto a se elas podem relatar aspectos das praticas organizacionais:
· Qual o histórico dos fundadores da empresa?
· Qual o histórico dos atuais dirigentes (promovidos ou trazidos de fora?)
· Como a organização integra novos funcionários?
· Como percebem a orientação ou treinamento para as pessoas na unidade?
6. Como você percebe que o chefe e as pessoas definem o seu sucesso (volume de lucros, atendimento ao cliente, cumprimento de prazos)
7. Como você percebe a definição de justiça na alocação de recompensas?
8. Como você percebe os valores e demais elementos de cultura organizacional presentes?
9. Você percebeu alguém que pareça um transgressor na organização?
10. Como a organização responde a essa pessoa?
11. Você pode descrever alguma decisão que tenha sido bem recebida?
12. Observe alguma decisão que não tenha dado certo.
13. Você descreve uma crise ou evento critico que tenha acontecido na empresa?
14. Qual a reação dos dirigentes? 
· O que foi apreendido nesta experiência? (adaptado de Robin, 2000, p.501)
AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO
O trabalho deverá ser apresentado em forma de relatório escrito ao professor, podendo ser avaliado de acordo com os seguintes critérios (vale de zero (0,0) a dez (10,0) com peso 2.0):
· Conteúdo teórico pertinente			(2,0)
· Participação na orientação 			(2,5)
· Elaboração e análise dos resultados	 (2,5)
 (relação da teoria com os resultados)	
· Sequência proposta ao trabalho		 (2,0)
· Apresentação gráfica			 (1,0)
	
A apresentação do relatório deverá conter a sequência abaixo e seguir as instruções apresentadas pelo Manual de Informações fornecido pelo CEPPE, encontrado na Internet também no site da UNIP:
1. Capa
2. Sumário
3. Introdução = o grupo deve apresentar o trabalho de forma genérica, incluindo o objetivo geral, a justificativa ou a importância do tema para o contexto atual, além de breve exposição da metodologia utilizada nesta pesquisa, em um texto cursivo.
4. Metodologia: 
4.1. População Alvo = descrição da empresa ou instituição e/ou participantes da pesquisa.
4.2. Instrumentos utilizados = todos os contidos no conteúdo programático - apêndices A, B, C, além do anexo 1.
4.3. Procedimento = relato da sequência utilizada pelo grupo na pesquisa, desde seu início até a elaboração do relatório final.
5. Resultados e discussão = citar questões centrais do diagnóstico realizado, bem como a análise dos resultados em geral realizando a articulação dos mesmos com a teoria pertinente ao tema.
6. Conclusão e/ou Considerações Finais (incluir as dificuldades encontradas durante a pesquisa e possibilidades de extensão do trabalho no futuro, bem como de intervenção possível diante da realidade analisada)
7. Referências Bibliográficas
8. Anexos = documentação encontrada pelos alunos pesquisadores, disponível e já elaborada anteriormente, de caráter ilustrativo ou complementar à pesquisa.
9. Apêndices = documentação elaborada pelos pesquisadores para desenvolver a pesquisa,tais como roteiros de entrevista ou questionários construídos pelo grupo.
21

Continue navegando