Buscar

AT2 Genética Biomedicina (1)

Prévia do material em texto

CURSO:Biomedicina
	DISCIPLINA:Genética
	DATA DA ENTREGA: 27/11/2018
	TURMA:2º período
	NOME DOS INTREGRANTE DO GRUPO
Andressa
	PROFESSOR: Dr. Gabriel de Paula Paciencia
1- Explique sobre Heredograma, sua definição e funções:
 Vem da palavra latim Heredio, que significa herança, nada mais é uma ferramenta que permite que os genecistas consigam estudar o comportamento de uma características hereditária, ou seja, uma característica passada de geração em geração. Sua definição genealogia, árvore genealógica, pedigree. Tem como função: A) Comportamento de um gene da família. B) Observar dominância e recessividade. C) Grau de Parentescos.
2- O que seria Epidermodisplasia Verruciforme?
 Nome de uma doença genética muito rara, onde o organismo tem dificuldades de controlar o crescimento de verrugas. É uma doença daquele famoso “Homem Árvore” que virou um documentário, no caso dele, além de ter uma doença genética, ele também contraiu o HPV- Papiloma vírus humano, que tem características geral de crescimento de verrugas. 
3- O que seria Síndrome de Proteus:
 É uma doença genética rara, que gera um crescimento exagerado dos ossos, da pele, e de vários órgãos, causando deformações graves na pessoa, e fazendo essa pessoa passar por uma série de cirurgias. 
4- O que seria Anemia Falciforme:
 Uma doença genética muito comum em africanos, ela consiste basicamente na troca de um aminoácido por outro, na formação de hemoglobina, sendo que a hemoglobina é aquela proteína que tem nos glóbulos vermelhos, para transporta oxigênio no sangue. Quando a pessoa tem anemia falciforme, quando ela está com o nível de oxigênio baixo no sangue, por estar num altura elevada ou por estar em algum esforço físico, o que acontece é que esses glóbulos vermelhos com a hemoglobina defeituosa, assume um formato de uma foice, e por conta disso começa a produzir coágulos, e entupir pequenos vasos sanguíneos, que vão gerar cansaço, dor, lesões nos órgãos, e até mesmo paralisia na pessoa que tem essa doença.
5- O que seria Fibrose Cística:
 É uma doença Autossômica Recessiva, que consiste basicamente no seguinte, esse gene da fibrose cística quando é dominante, eles são dominantes, eles fazem uma proteína de membrana, e controlam o transporte de cloreto seja formado. Se a pessoa recebe dois genes recessivos de fibrose cística, o que acontece é que essa proteína de membrana plasmática ela fica com defeito, ou ela nem existe, consequentemente essa pessoa acaba acumulando muito cloreto fora das células, isso causa a formação de muco pegajoso, que vai aumentar a probabilidade dessa pessoa ter infecções bacterianas, e bronquite crônica.
6- FALTA UMA PERGUNTA 
7- Classifique os heredogramas de acordo com o padrão de herança (autossômico dominante, autossômico recessivo, ligada ao x –recessivo ou ligada ao x –dominante). Cada heredograma certo valerá 0,5 ponto. 
	
Autossômica Recessiva
	
	
Autossômica Recessiva
	
Herança ligada ao X recessiva
	
Herança ligada ao X Dominante
	
8) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose. A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações: (1,0)
I. Essa mulher é certamente Rh-.
II. A segunda criança é Rh+.
III. O pai das crianças é Rh+.
IV. A primeira criança pode ter provocado a sensibilização da mãe.
Assinale: 
a) se todas as afirmativas forem corretas.
b) se somente as afirmativas I e II forem corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.
d) se somente as afirmativas I e IV forem corretas.
e) se somente as afirmativas III e IV forem corretas.
9)Um casal, em que o marido é do tipo sanguíneo A, tem um filho do grupo O. Quais os possíveis genótipos dos pais? (1,0)
a) Pai IAIA e mãe IAi ou IBi ou ii
b) Pai IAi e mãe IAi ou IBi ou ii
c) Pai IAi e mãe IAi ou IBi ou IAIB
d) Pai IAIA e mãe IAi ou IBi ou IAIB
e) Pai IAIB e mãe IAIA ou IBIB ou IAIB

Continue navegando