Buscar

imunologia exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Microbiologia e IMUNOLOGIA 
Professora: Me Ilkilene Taques Camargo Oliveira 
INSTRUÇÕES:
 Essa atividade de fixação do conteúdo de Introdução à imunologia deverá ser entregue via AVA até o dia 09/04/2020 às 17h. 
Conteúdo: Introdução à imunologia 
Objetivos: Estudo da função fisiológica do sistema imune. Conhecer órgãos, células e moléculas responsáveis por reconhecer e eliminar corpos estranhos. 
Atividade de Fixação
 1. Os linfócitos, assim como todas as células sanguíneas, surgem a partir de células tronco existentes na medula óssea. Esses linfócitos estão presentes em proporções diferentes no sangue, linfonodo e baço. Sobre a classe de linfócitos explique a função de: 
a) Linfócitos T (auxiliares CD4): função de reconhecer macrófagos ativados
 b) Linfócitos T (citotóxicos CD8): função principal a eliminação de células infectadas por parasitas intracelulares, nominalmente os vírus.
c) Células T reguladoras : são potentes reguladoras do sistema imune que agem para impedir que as células imunes continuem indefinidamente a exercer sua função imunológica em situações específicas.
d) Células T natural killer (NKT):  Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.
 e) Linfócitos B: A principal função das células B é a produção de anticorpos contra antígenos. 
 2. Sobre os órgãos linfoides primário e secundários anatomicamente organizados de modo a facilitar as interações celulares necessárias à iniciação das respostas imunes adaptativas, explique resumidamente a função de:
 a) Medula óssea: produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
 b) Timo: timo é a maturação dos linfócitos T. Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças. O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.
 c) Sistema linfático: a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) para o devolver ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
 d) Linfonodos: (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
e) Baço: as funções do baço como parte do sistema imunológico funciona como um filtro e um reservatório de sangue, ele produz, controla, armazena e destrói células sangüíneas
 f) Sistemas imunes cutâneos e de mucosa: Sistema imune cutâneo: a pele possui um sistema imune especializado, consistindo de linfócitos e células acessórias, que servem para aperfeiçoar a detecção de antígenos ambientais.
Mucosa: Por estarem sujeitos a invasões microbianas, as mucosas destas regiões possuem acúmulos de linfócitos na forma de nódulos linfáticos associados a tecido linfático difuso

Outros materiais