Buscar

Prova final Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460366) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13895578
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Deficiência, pessoas com deficiência, adaptação, segregação, integração, educação especial, educação inclusiva, são muitos os termos utilizados com relação à inclusão. Entretanto, embora os termos sejam parecidos e possam nos confundir, cada um tem um significado específico. Disserte sobre a diferença entre a educação especial e a educação inclusiva.
	Resposta Esperada:
*A Educação Especial, trata do atendimento do aluno especial em instituições especializadas, *já a Educação Inclusiva trata da inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas comuns.
	2.
	Em muitos países em desenvolvimento, deficiências são encaradas como algo vergonhoso, como uma maldição ou até mesmo uma punição de Deus. É comum pessoas esconderem familiares com deficiência em casa, impedindo-os de ter uma vida em sociedade. Ainda, devido à falta de estrutura destes países, pessoas com deficiência são altamente dependentes de suas famílias. Adultos que não são financeiramente independentes acabam normalmente marginalizados, reforçando o sentimento de vergonha e da noção de incapacidade. A solução deste problema está na educação. Por que a educação é a chave para esta importante mudança? Justifique sua resposta.
FONTE: ALT, Vivian. Como o preconceito exclui pessoas com deficiência. Disponível em: http://politike.cartacapital.com.br/a-maldicao-do-preconceito-as-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 10 out. 2016.
	Resposta Esperada:
*A Educação é a chave da mudança para demonstrar a capacidade da pessoa com deficiência e contribuir com ela, numa sociedade que esnoba seu potencial. *Nesse sentido, a educação é a chave para mudanças. Garantir educação para meninos e meninas com deficiência promove a noção de cidadania e um senso de compartilhamento de direitos com pessoas não deficientes. *Da mesma forma que existe um ciclo vicioso entre preconceito e dependência, também pode haver um entre educação e autonomia. *Promover educação de qualidade para crianças com deficiência é um mecanismo para garantir sua liberdade de viver uma vida autônoma, para ser visto por outras pessoas como iguais e para verem a eles próprios como cidadãos e indivíduos plenamente capazes.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais