Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
Parte superior do formulário
	1.
	Em muitos países em desenvolvimento, deficiências são encaradas como algo vergonhoso, como uma maldição ou até mesmo uma punição de Deus. É comum pessoas esconderem familiares com deficiência em casa, impedindo-os de ter uma vida em sociedade. Ainda, devido à falta de estrutura destes países, pessoas com deficiência são altamente dependentes de suas famílias. Adultos que não são financeiramente independentes acabam normalmente marginalizados, reforçando o sentimento de vergonha e da noção de incapacidade. A solução deste problema está na educação. Por que a educação é a chave para esta importante mudança? Justifique sua resposta.
FONTE: ALT, Vivian. Como o preconceito exclui pessoas com deficiência. Disponível em: http://politike.cartacapital.com.br/a-maldicao-do-preconceito-as-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 10 out. 2016.
	Resposta Esperada:
*A Educação é a chave da mudança para demonstrar a capacidade da pessoa com deficiência e contribuir com ela, numa sociedade que esnoba seu potencial. *Nesse sentido, a educação é a chave para mudanças. Garantir educação para meninos e meninas com deficiência promove a noção de cidadania e um senso de compartilhamento de direitos com pessoas não deficientes. *Da mesma forma que existe um ciclo vicioso entre preconceito e dependência, também pode haver um entre educação e autonomia. *Promover educação de qualidade para crianças com deficiência é um mecanismo para garantir sua liberdade de viver uma vida autônoma, para ser visto por outras pessoas como iguais e para verem a eles próprios como cidadãos e indivíduos plenamente capazes.
	2.
	A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea, que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. A escola, nesta perspectiva, deverá oferecer qualidade à permanência dos alunos com necessidades específicas. Isto vale para a proposta pedagógica, equipamentos ou área física, direitos previstos na legislação vigente. Disserte sobre como a família pode agir para que estes direitos, de fato, aconteçam na escola e o que a escola, para ser inclusiva, deve oferecer a esses alunos.
	Resposta Esperada:
*Para que se possa construir uma sociedade inclusiva, é preciso antes de qualquer coisa, uma mudança no pensamento das pessoas e na estrutura da sociedade. Isso requer tempo e o que desencadeará essa mudança é a própria família, logo a sociedade. *A família e a escola devem formar uma equipe e ambas devem seguir os mesmos princípios com relação aos objetivos que desejam atingir. *Conhecer a deficiência da criança e os direitos que ela tem, é o primeiro passo para garantir a matrícula e as adaptações necessárias para a inclusão. *Na perspectiva inclusiva, a escola não tem alterações apenas em seu espaço físico, adaptado-o às pessoas com necessidades especiais, nem assegura sua matrícula, ou tem a presença de educandos especiais. *Sendo inclusiva, a escola deverá oferecer qualidade à permanência com êxito destes alunos; *mudança de comportamento da comunidade escolar e o reconhecimento do aluno deficiente como sujeito de direito igual a todos, capaz de traçar sua própria trajetória.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais