Buscar

Estudo dirigido.

Prévia do material em texto

Av. Sen. Salgado Filho, 1610 	Telefone: +55 84 3215.1234 
Lagoa Nova - Natal - RN, 59056-000 laureate.net www.unp.br 
 
 
	Av. Sen. Salgado Filho, 1610 	Telefone: +55 84 3215.1234 
Lagoa Nova - Natal - RN, 59056-000 laureate.net www.unp.br 
 
 
	Av. Sen. Salgado Filho, 1610 	Telefone: +55 84 3215.1234 
Lagoa Nova - Natal - RN, 59056-000 laureate.net www.unp.br 
 
 
	UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP 
	Turma: 
	 
	Disciplina: 
	MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA 
	Professor: 
	CAIO FERNANDO MARTINS FERREIRA 
	DATA: 
	 
	Aluno(a) 1: Ewellyn Vitória Cordeiro Henrique Matrícula: 201811766 
	Aluno(a) 2: Erlânia Maria Silva de Moura Matrícula: 201913082
	Aluno(a) 3: Beatriz Vieira Damásio Feliciano Matrícula: 201913742
	Aluno(a) 4: Roberta Fernanda Ribeiro Silva Matrícula: 201907647
	Aluno(a) 5: Iasmim Spínola Matrícula: 201905545
Aluno(a) 6: Lisiana Fernandes Cunha Matrícula: 201909323
ESTUDO DIRIGIDO 
BACTÉRIAS, COLORAÇÃO DE GRAM E CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO 
 
Orientação: Este documento deve ser anexado no relatório de aula prática laboratorial, acompanhado das respectivas respostas (digitadas ou manuscritas), em folha anexo. 
 
Atividade 1: Desenhe uma célula bacteriana e aponte as suas principais estruturas, relacionando com a sua respectiva função. 
Membrana Plasmática: Camada envoltória do citoplasma celular, constituída de fosfolipídios, proteínas e estrutura como lipídeos. 
Citoplasma: Totalidade da área intracelular. Grande parte do metabolismo das células bacterianas ocorre no citoplasma.
Cromossomo: Composto por DNA que forma uma única cadeia circular em hélice dupla. Os cromossomos das bactérias estão localizadas no citoplasma.
Plasmídeo: Estrutura responsável pela auto-publicação ( forma de resistência ) da bactéria. Avisando-a quando algo está acontecendo.
Flagelo: Apêndices alongados e finos, são compostos por uma proteína chamada flagelina. Esta estrutura e responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias.
Pili fímbrias: Em algumas desempenham o papel de fixação em substratos, e em outras, exercem a troca de ADN em processos parasexuais. 
Atividade 2: Caracterize as diferenças estruturais existentes na composição da parede celular das bactérias Gram positivas e Gram negativas. 
Gram positivas: São aquelas que obtém uma coloração violeta ou azul escuro, através da técnica de gram. Os organismos gram positivos são capazes de reter o corante violeta devido a grande quantidade de peptidoglicano na sua parede celular.
Gram negativos: São bactérias que não retém o corante da violeta genciana durante o recurso do protocolo de coloração do gram, um corante de contraste, normalmente a safranira , é adicionada após a violeta genciana, provocando a coloração das gram negativas de rosa ou vermelho, permitindo assim, a visualização da bactéria. Devido possuírem uma camada mais fina de peptidoglicanos, não conseguem reter o corante violeta genciana.
Atividade 3: Desenhe as formas das bactérias e as nomeie (ex.: cocos, bacilos...). 
Atividade 4: Caracterize a técnica de coloração de Gram e como cada corante age frente as estruturas celulares distintas. 
A coloração do gram é um método de coloração das bactérias o que permite diferenciá-las a partir das colorações que estas adquirem após tratamentos com agentes químicos específicos. O método que consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor com determinados reagentes, como violeta, etanol-acetona fucsina básica. As bactérias que adquirem a coloração azul violeta, são chamadas de gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelha são chamadas de gram-negativas. O método é baseado na capacidade das paredes celulares do gram-positivo reterem o corante Cristal Violeta no citoplasma, durante o tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias gram negativas não o fazem.
 Atividade 5: Quais são os fatores necessários ao crescimento microbiano? 
 
Físicos: Temperatura, pressão osmótica e PH.
Químicos: Água, fontes de carbono, nitrogênio, minerais, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.
Atividade 6: O que são meios de cultura? 
São preparações químicas geralmente usadas para realização de análises laboratoriais, que possuem na sua fórmula nutrientes, entre outras substâncias, que provam as condições necessárias para que os microrganismos inoculados multipliquem-se em um meio artificial, para entre outras funções, o seu estudo e análise.
Atividade 7: Caracterize a fissão binária e a esporulação. 
Fissão Binária: É o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares, que consiste na divisão de uma célula em duas, por mitose, cada uma com o mesmo genoma da "célula mãe" (mesmo DNA).
Esporulação: Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios que produzem células reprodutivas e especializadas, os esporos. Os esporos são estruturas muito resistentes a condições adversas. Em condições favoráveis, os esporos germinam e formam o novo organismo. A esporulação pode ser observada em fungos, algas e fetos.
Atividade 8: Por que os micoplasmas são resistentes aos antibióticos que interferem com a síntese da parede celular? 
Porque os micoplasmas não possuem parede celular, dessa forma o antibiótico não consegue destruí-lo.
Atividade 9: Qual a importância clínica da coloração de Gram? 
A técnica tem importância clínica uma vez que muitas bactérias associadas a infecções são prontamente observadas. Essa informação permite ao clínico monitorar a infecção até que os dados de cultura estejam disponíveis. 
Atividade 10: Diferencie as células procarióticas das eucarióticas. 
Células Procariontes: São células que não possuem núcleo, a carioteca. O DNA de células possuem formato anelar e fica disperso pelo membrana. Essas células também não possuem complexo de golg retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares. Células Eucariontes: São mais complexas essas possuem membrana nuclear e vários tipos de organelas os animais e as plantas em sua maioria, são constituídas por essas células. Elas são constituídas por complexo de golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomos, parede celular, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, ribossomos, retículo endoplasmático rugoso e vacúdos. 
Atividade 11: Em relação ao oxigênio, descreva qual classificação é utilizada no crescimento microbiano. 
 Anaeróbica: quando as bactérias precisam de um ambiente sem oxigênio para que possam se desenvolver, são cultivadas em um meio anaeróbico.
Aeróbicas: representa a maior parte das bactérias que existem no mundo, elas precisam de oxigênio para realizar as suas
atividades biológicas, mesmo sendo fermentação simples.
Anaeróbicas facultativas: São as bactérias que crescem tanto em ambiente aeróbico como anaeróbico, geralmente elas crescem de forma diferente em culturas diferentes.
Atividade 12: Defina os conceitos de controle microbiano: Esterilização; Desinfecção; Antissepsia; Assepsia; Limpeza; Degerminação.
Esterilização: Destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.
Desinfecção: Destruição ou remoção de patógenos na forma vegetativa, embora possa não eliminar todos os microrganismos. 
Antissepsia: Destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos. 
Asséptico: significa que um objeto ou área está livre de patógenos. 
Degerminação:Remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção. Basicamente uma remoção mecânica feita com algodão embebido em álcool.
Limpeza: É o ato de retirar impurezas de um corpo, material ou local. A limpeza técnica é o processo de remoção de sujeiras, mediante aplicação de energias químicas, mecânica em um determinado período de tempo.
atividade 13: O tempo de morte térmica para uma suspensão de endosporos de Bacillus subtilis é de 30 minutos em calor seco e menos de 10 minutos em uma autoclave. Que tipo de calor é mais efetivo? Por quê? 
 Autoclave, porque utiliza o vapor úmido e atingi mais rapidamente toda a superfície do recipiente.
Atividade 14: Como os sais e os açúcares conservam os alimentos? Por que esses são considerados métodos físicos e não químicos de controle microbiano? 
O sal retira a água do alimento deixando o meio impróprio para proliferação de bactérias. O açúcar também atua da mesma forma do sal. É considerado um processo físico pois não irá ocorrer a alteração na composição da matéria (alimento).
Atividade 15: Quais os agentes químicos considerados ESTERILIZANTES? 
 
Aldeídos (glutaraldeido e formaldeído) e óxido de etileno.
Atividade 16: Qual o procedimento mais adequado para higienização de: 
a. Objetos de uso comum: Pode se utilizar o álcool em gel (para objetos comuns, utilizando uma flanela para espalhar) ou o álcool isopropílico (para limpeza de celulares, notebooks ou computadores, nesse caso o produto nunca deve ir direto no equipamento. É necessário aplicá-lo em uma flanelinha de microfibra e, assim, fazer a limpeza de todo o aparelho).
b. Objetos perfurocortantes:
· Pré lavagem com água morna ou fria em jato. 
· Aplicação de detergente.
· Enxague para a remoção do detergente com agua em abundancia
· Aplicação de álcool 70% ou hipoclorito sob a superfície 
· Enxague removendo os resíduos da superfície 
· Faz outro enxague se necessário.
c. Mãos (pele e mucosas):
· Abrir a torneira com a mão não dominante e molhar as mãos, sem encostar-se à pia ou lavatório.
· Ensaboar as mãos, friccionando a palma, o dorso, os espaços interdigitais, polegar, articulações, unhas e extremidades, dedos e punhos.
· Enxaguar as mãos;
· Fechar a torneira com o auxílio de papel toalha
Atividade 17: Há várias maneiras de remover microrganismos de um objeto, ambiente ou indivíduo. Há também, várias maneiras de impedir seu desenvolvimento nesses locais. Para isso, é importante compreendermos alguns conceitos. Associe as palavras chaves apresentadas na tabela abaixo de acordo com a definição correta: 
 
PRESERVAÇÃO, BACTERIOSTÁTICO, DESINFETANTES, ESTERILIZAÇÃO, BACTERICIDA, ASSÉPTICO, ANTISSÉPTICO, SÉPTICO, BIOCIDA 
 
 
TABELA DE ASSOCIAÇÃO MICROBIANA: Complete os espaços em branco. 
	 
 
 Biocidas
	 É um agente químico ou físico, em geral de amplo espectro, que inativa microrganismo. Os químicos incluem o peróxido de hidrogênio, fenóis, 
álcoois, hipoclorito de sódio e clorexidina; e os biocidas físicos incluem o calor e a radiação. Os biocidas geralmente são de largo espectro, em contraste com os anti-infecciosos, que tem um espectro da atividade antimicrobiana mais restrito.
	
 Bacteriostático
	Termo referente à propriedade pela qual um agente biocida tem a capacidade de inibir a multiplicação bacteriana que recomeça com a 
retirada do agente. Os termos “fungistático” e “esporostático” referem-se aos biocidas que inibem, respectivamente, o crescimento de fungos e esporos.
	
 Bactericida 
	 Termo que se refere à propriedade pela qual um biocida é capaz de matar bactérias. A ação bactericida difere da bacteriostática apenas por ser irreversível, isto é, o microrganismo “morto” não pode mais se 
reproduzir mesmo após a remoção do contato com o agente. Em alguns 
casos, o agente provoca a lise (dissolução) das células; em outros, as células permanecem intactas, podendo mesmo continuar 
metabolicamente ativas. Os termos, “fungicida”, “esporicida” e 
“viricida” referem-se à propriedade pela qual os biocidas são capazes de matar, respectivamente, fungos, esporos e vírus.
	
 Esterilização 
	 Um processo definido, utilizado para deixar uma superfície ou um produto, livres de organismos viáveis, inclusive bactérias e esporos.
	
 Desinfetantes 
	 Produtos ou biocidas utilizados para reduzir o número de microrganismos viáveis, ou a carga biológica em um produto ou 
superfície a um nível previamente especificado como apropriado para seu manuseio ou sua posterior utilização. Os desinfetantes não são necessariamente esporicidas, mas mostram-se esporostáticos, inibindo a germinação ou o crescimento.
	
 Séptica 
	 Caracteriza-se pela presença de micróbios patogênicos em tecido vivo ou fluidos corpóreos.
	
 Antisséptico 
	Um biocida ou produto que destrói ou inibe o crescimento de microrganismos em tecido vivo (p. ex., pele) ou fluidos biológicos (p. ex., secreções de mucosa).
	
 Asséptico 
	Livre de, ou que emprega métodos para ficar livre de microrganismos.
	 Preservação 
	Prevenção da multiplicação de microrganismos em produtos formulados, como produtos farmacêuticos e alimentos.
 Normas de Biossegurança: Controle Microbiano 
(Semeadura / Leitura e interpretação) 
 
 Identificação do Grupo: 
	Aluno(a) 1: Ewellyn Vitória Cordeiro Henrique Matrícula: 201811766 
	Aluno(a) 2: Erlânia Maria Silva de Moura Matrícula: 201913082
	Aluno(a) 3: Beatriz Vieira Damásio Feliciano Matrícula: 20191374
	Aluno(a) 4: Roberta Fernanda Ribeiro Silva Matrícula: 201907647
	Aluno(a) 5: Iasmim Spínola Matrícula: 201905545
Aluno(a) 6: Lisiana Fernandes Cunha Matrícula: 201909323
PROCEDIMENTO 
 
1º) Demarcar em uma placa de Petri (PLACA 1), contendo o meio sólido ágar triptona e soja (TSA) ou BHI, com caneta permanente 4 (quatro) divisões distintas: 1, 2, 3 e 4. Identificar a placa com o nome de um integrante do grupo. 
 
2º) Na placa de TSA ou BHI demarcada proceder: 
· Região 1: pressionar levemente o polegar direito (sem utilizar antissepsia). 
· Região 2: lavar o polegar direito com o sabonete antisséptico (clorexidine), secar com papel toalha e pressionar nesta região. 
· Região 3: usar álcool 70% no outro polegar (esquerdo), friccionar levemente e deixar secar naturalmente e depois pressionar nesta região. 
· Região 4: controle (sem inocular). 
 
Em uma segunda placa (PLACA 2): divida-a ao meio, fazendo um risco com caneta marcadora na base da placa. Colete com um swab umedecido em salina estéril duas amostras, provenientes de locais diferentes (superfícies corporais, celulares, brincos, bebedouros, bancadas, cavidade nasal, boca etc). Basta imergir o swab na salina, remover e friccionar sob a superfície, fazendo movimentos de rolamento com o swab. Para transferir à placa, faça estrias em zig-zag, também rodando o swab em seu próprio eixo. 
 
3º) Incubar a placa com a tampa virada para baixo em estufa bacteriológica a 37ºC por 24-48h. Posteriormente proceder a leitura e interpretação após este período e preencher os resultados e a interpretação para cada região da placa testada. 
 
LEITURA E ANÁLISE DOS RESULTADOS (descrever número e aspecto das colônias). 
 
PLACA 1 
Região 1: Resultados. Elevado índice de proliferação bacteriana. 
 
Região 2: Resultados. Mesmo com o uso do clorexidine (conhecido por ser extremamente eficaz contra bacterianas gram + e gram -) notamos um considerável número de colônias bacterianas. 
 
Região 3: Resultados. O álcool 70% foi o mais eficaz contra a proliferaçãode colônias bacterianas no nosso experimento. 
 
Região 4: Resultados. Mantemos nossa área de controle inoculada. 
 
PLACA 2 
Região 1: Resultados. Presença de poucas colônias bacterianas, destacando a prevalência de uma colônia específica que ganhou bastante espaço no meio de cultura. Utilizamos o celular como objeto de análise.
 
Região 2: Resultados. Não houve utilização por parte do outro grupo.
 
Justifique os resultados encontrados: 
Com base nos resultados podemos constatar o quão importante é a utilização de métodos físicos e químicos de controle do crescimento microbiano, e sabermos discernir quando usar cada método, já que cada um permite um melhor resultado para grupos específicos de micróbios. Além do cuidado que precisamos ter para evitar meios propícios para o desenvolvimento de bactérias, já que condições como o do ágar triptona permite um crescimento bacteriano acelerado.
2 
2

Continue navegando