Buscar

exercicios aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Sobre os impostos assinale a afirmação INCORRETA:
	
	
	
	também conhecido como tributo não vinculado;
	
	
	tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade do Estado;
	
	
	terá sempre uma lei que o regulamente ¿ princípio da legalidade.
	
	
	pode ser cobrado quando houver a prática de um ilícito por parte do sujeito passivo;
	
	
	é cobrado sobre uma atividade ou situação que se relacione à riqueza do contribuinte;
	
Explicação:
O tributo de modo geral, em especial os impostos, não estão associados à prática de atos ilícitos por parte do sujeito passivo, trata-se de uma cobrança efetuada pelo Estado para que haja aunmento de receita nos cofres públicos
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa correta em relação à exclusão do crédito tributário:
	
	
	
	o depósito do montante integral trata-se de causa de exclusão do crédito tributário, já que após o depósito, o crédito decorrente do depósito terá sua cobrança excluída.
	
	
	o parcelamento é uma modalidade de exclusão do crédito tributário, uma vez que se trata de uma hipótese em que o ordenamento jurídico exclui o pagamento dos valores parcelados.
	
	
	a anistia é uma das hipóteses de exclusão tributária, uma vez que na anistia o crédito é constituído. Porém, trata-se de uma situação em que a lei determina a exclusão do pagamento.
	
	
	o pagamento constitui uma modalidade de exclusão de crédito tributário, tendo em vista que como pagamento, considera-se excluída a necessidade de realização do pagamento.
	
	
	a moratória constitui uma das hipóteses de exclusão do crédito tributário, tendo em vista que se enquadra como causa de suspensão do crédito tributário.
	
Explicação:
Uua das situações em que a lei determina a exclusão do pagamento.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente. ( ) Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. ( ) A contribuição de melhoria é instituída em face de obras públicas ou privadas, que valorizem ou depreciem o imóvel do administrado. ( ) As taxas têm como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. ( ) O que caracteriza as contribuições especiais é que o produto de suas arrecadações deve ser carreado para financiar atividades de interesse público, beneficiando certo grupo, e direta ou indiretamente o contribuinte.
	
	
	
	V, F, V, V
	
	
	V, F, F, V
	
	
	F, V, V, F
	
	
	F, F, F, F
	
	
	V, V, V, V
	
Explicação:
Imposto é uma quantia em dinheiro paga para o Estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e serviços ...
Taxa É um tributo contraprestacional de serviços públicos ou de benefícios feitos, postos à disposição ou custeados pelo Estado, em favor de quem paga, ou seja, o contribuinte. É cobrada pela prestação de serviços públicos e da polícia.
Contribuição de melhoria é o tributo cobrado pelo Estado em decorrência de obra pública que proporciona valorização do imóvel do indivíduo tributado.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A cobrança de tributos, no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou majorou, é possível em relação ao imposto sobre:
	
	
	
	Renda e proventos de qualquer natureza.
	
	
	Transmissão causa mortis e doação.
	
	
	Grandes fortunas, definidas em lei complementar.
	
	
	Importação de produtos estrangeiros.
	
	
	Propriedade territorial rural.
	
Explicação:
Impostos e taxas que são incidentes na importação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(VUNESP 2015)" ________________________________ pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios no âmbito de suas respectivas atribuições, tem(têm) como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição."(Adaptado) Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
	
	
	
	O empréstimo compulsório cobrado
	
	
	O imposto cobrado
	
	
	As taxas cobradas
	
	
	A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) cobrada
	
	
	A contribuição de melhoria cobrada
	
Explicação:
As taxas têm hipótese de incidência ou fato gerador, vinculado a uma atividade específica do Estado. São exigidas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis. O fato gerador desse tributo é configurado por uma atuação estatal, ou seja, o Estado realiza determinada atividade e, em razão disso, cobra uma taxa do sujeito passivo que auferiu algum benefício. Assim nos ensina a doutrina: O fato gerador da taxa não é um fato do contribuinte, mas um fato do Estado. O Estado exerce uma atividade administrativa e, por isso, cobra a taxa da pessoa a quem aproveita aquela atividade. A diferença básica entre taxas e impostos reside no fato de que, neste último, não há uma prestação ao contribuinte, enquanto que na taxa há uma contraprestação do sujeito passivo ao Estado. O artigo 77 do Código Tributário Nacional define taxas: Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.  A hipótese de incidência da taxa é o exercício do poder de polícia ou serviço público colocado à disposição do contribuinte. O Código Tributário Nacional (CTN) apresenta uma definição de poder de polícia e, também, as características dos serviços públicos, conforme segue: Art. 78. Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Acerca da explicação das modalidades de extinção do Crédito Tributário, é correto afirmar EXCETO:
	
	
	
	A Transação ocorre quando há concessões recíprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigação tributária.
	
	
	A obrigação tributária já nasce no momento que o Cidadão pretende se tornar proprietário de um veículo automotor, que é quando ocorre a Hipótese de Incidência.
	
	
	A Remissão é o perdão total ou parcial do crédito tributário.
	
	
	O pagamento do crédito tributário é a entrega do valor devido ao sujeito ativo da obrigação tributária.
	
	
	A Anistia é a perda do direito da pretensão de exigibilidade no prazo de 5 anos. Este é o prazo em que a Fazenda Pública tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considerando que a empresa administrada por você, recebeu uma Notificação Fiscal decorrente de um Processo Administrativo Fiscal e, levando em consideração a exigência de conhecimentos contábeis e técnicos, terá como principal ferramenta de defesa:Impugnação Judicial.
	
	
	Defesa Extraordinária.
	
	
	Impugnação Administrativa.
	
	
	Contestação Ordinária.
	
	
	Impugnação Administrativa e Judicial.
	
Explicação:
Impugnação Administrativa.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O contribuinte do imposto de importação é: 
	
	
	
	o transportador de mercadorias estrangeiras importadas a título definitivo
	
	
	o dono de recinto alfandegado que atue como entreposto aduaneiro
	
	
	O interessado que registrar a Declaração de Importação em seu nome
	
	
	 o transportador de mercadoria estrangeira que sai do entreposto
	
	
	o importador ou quem a lei a ele equiparar bem como o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados

Continue navegando