Buscar

APOL História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I
Considere a citação a seguir:
 
“[...] a música é a revelação do absoluto, sob a forma de sentimento. Ela é capaz de expressar sentimentos particulares, subjetivos, mas também, o próprio sentimento em si, o que lhe confere dupla interioridade. Dessa concepção nasce a estética hegeliana que, num certo sentido, colabora na origem das duas correntes opostas do século XIX: a estética do sentimento e a estética formalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2008. p. 65
 
 Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da Aula 3, Tema 3, de História da Música: do Classicismo ao Contemporâneo, os artistas que defendiam a ideia exposta na citação acima eram:
Nota: 0.0
	
	A
	os compositores renascentistas do século XVI.
	
	B
	os membros da primeira Escola de Viena (XVIII).
	
	C
	os cantores do período Barroco.
	
	D
	os instrumentistas do período Clássico.
	
	E
	os compositores do período Romântico.
Comentário: na citação de Fonterrada (2008), a menção à subjetividade e ao apelo emocional da música associados a delimitação temporal (século XIX) direciona exclusivamente para a produção musical do período romântico. (Aula 3, tema 3, p. 7).
Questão 2/5 - História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I
Leia a citação:
 “O período entre as duas guerras foi marcado por um avolumar das tensões internacionais e pelo estabelecimento de ditaduras na Rússia, Itália e Alemanha. O início de uma depressão econômica [...] e a ascensão do fascismo a partir de 1930 coincidiram com o fim de um período de rebelião e de novas experiências, de novas atitudes nos domínios da moral, da política, da sociedade e da economia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da Música Ocidental. 5ª ed. Lisboa: Gradiva, 2007.  p. 696.
Considerando a citação, os seus conhecimentos histórico-musicais e o texto-base Aula 5, Tema 1 de História da Música: do Classicismo ao Contemporâneo, sobre o cenário histórico, político e social da primeira metade do século XX, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O período histórico descrito na citação refere-se às fases iniciais do modernismo musical.
Esta é a resposta correta porque nas primeiras décadas do século XX, o modernismo irrompeu em várias países da Europa e fora dela, como Estados Unidos e Brasil. As demais alternativas estão erradas porque o Romantismo é anterior à fase histórica abordada na citação; é igualmente incorreta a alternativa que inclui Berlioz e Wagner, pois ambos são compositores românticos (e não modernos); e os períodos barroco, clássico e românticos são anteriores ao modernismo (Aula 5, tema 1, p. 2).
	
	B
	A produção musical do período descrito na citação é comumente rotulada como romântica.
	
	C
	Alguns compositores relevantes para o período abordado na citação são:  Berlioz (França, 1803-1869) e Wagner (Alemanha, 1813-1883).
	
	D
	O impressionismo e o barroco são tendências artísticas relacionadas ao período descrito na citação.
	
	E
	A citação descreve os períodos em que se produziram obras românticas e clássicas.
Questão 3/5 - História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I
Leia a citação:
“Durante o século XIX, a música foi alcançando uma posição privilegiada em relação às outras artes, e se distanciando da concepção iluminista, que a via principalmente em suas funções recreativa e utilitária”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª edição. São Paulo: UNESP, 2008. p. 67
 
O desenvolvimento da arte musical no século XIX relacionou-se com um movimento com implicações em diversas manifestações artísticas. Considerando a citação e o texto-base da Aula 3, Tema 1, de História da Música: do Classicismo ao Contemporâneo, assinale a alternativa que apresenta corretamente o referido período histórico-artístico.
Nota: 0.0
	
	A
	Renascença.
	
	B
	Classicismo.
	
	C
	Romantismo.
Comentário: a produção musical ocidental do século XIX é descrita sob o rótulo do Romantismo musical (um movimento/período histórico-artístico). (Aula 3, tema 1, p. 2).
	
	D
	Barroco.
	
	E
	Modernismo.
Questão 4/5 - História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I
Considere o fragmento de  texto:
 “A palavra Romantismo foi primeiramente empregada para descrever o despontar das novas ideias que passaram a prevalecer na pintura e na literatura, no final do século XVIII. Mais tarde, os músicos também adotaram o termo para descrever as mudanças no estilo musical ocorridas logo depois da virada do século”. 
Após esta avaliação, caso queira ter acesso a este texto na íntegra, ele está disponível em: BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. p. 57
 
De acordo com a citação, o Romantismo teve início na passagem entre os séculos XVIII e XIX. Um dos mais importantes compositores da história da música localiza-se no período de transição entre o Classicismo (XVIII) e o Romantismo (XIX), sendo considerado o “pai” deste segundo movimento. De acordo com essas informações e os conteúdos do texto-base da Aula 3, tema 3 de História da Música: do Classicismo ao Contemporâneo, esse compositor é:
Nota: 0.0
	
	A
	Johann Sebastian Bach (Alemanha, 1685-1750).
	
	B
	Claude Monteverdi (Itália, 1567-1643).
	
	C
	Wolfgang Amadeus Mozart (Áustria, 1756-1791).
	
	D
	Ludwig van Beethoven (Alemanha, 1770-1827).
Comentário: L. V. Beethoven representa um marco transicional entre os períodos Clássico e Romântico, tendo produzido em ambos os períodos históricos e assumindo o pioneirismo do Romantismo musical (Aula 3, tema 3, p. 8).
	
	E
	Giovanni Pierluigi da Palestrina (Itália, 1525-1594).
Questão 5/5 - História da Música: do classicismo ao contemporâneo - Eletiva I
Leia o fragmento de texto:
 “Podemos dividir a história da música em [seis] períodos distintos, cada qual identificado pelo estilo que lhe é peculiar. É claro que um estilo musical não se faz da noite para o dia [...]. Por isso mesmo, dificilmente os musicólogos estão de acordo a respeito das datas que marcam o princípio e o fim de um período [...]. No entanto, [há] uma forma de dividir a história da música do Ocidente em seis grandes períodos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. p. 11
O  fragmento de texto descreve a sistematização dos conhecimentos histórico-musicais em seis períodos. Considerando as informações acima e os assuntos trabalhados nas Aulas 1, 3 e 5, de História da Música: do Classicismo ao Contemporâneo, associe corretamente os períodos da história da música às suas respectivas caracterizações:
1. Período Clássico.
2. Período Romântico.
3. Período Moderno.
 
(  ) Os compositores desse período (séc. XIX) procuraram maior liberdade formal e uma expressão mais intensa das emoções, revelando pensamentos e sentimentos subjetivos.
(   ) Produção musical desenvolvida entre 1750 e 1810 (aproximadamente), tendo como principais expoentes os austríacos Haydn, Mozart e Beethoven.
(   ) Novos sons, novos ritmos e novos sistemas de organização sonora (como o dodecafonismo no contexto pós-tonal) são características desse período.
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: as características apontadas nas trêsassertivas (tendências estilísticas, estéticas e especialmente as delimitações temporais) são exclusivas dos períodos histórico-musicais com os quais se relacionam. (Aulas 1, 3 e 5).
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2

Continue navegando