planejamento e sucesso na carreira 8
18 pág.

planejamento e sucesso na carreira 8


DisciplinaAdministração145.119 materiais1.047.008 seguidores
Pré-visualização5 páginas
1.
		Há muitas previsões sobre o futuro do mercado e o que todas têm em comum é o fato de apontarem sérias mudanças. Todos os dias, há um novo artigo ponderando o que esperar do futuro do trabalho na era da revolução tecnológica. As opiniões e hipóteses são variadas, mas costumam ter algo em comum: o mundo vai mudar e estar preparado fará toda a diferença (napratica.org.br).
Perceber que o mercado de trabalho está em constante mudança é uma característica esperada de quem está atento à questão da empregabilidade. Por isso, devemos levar em conta que:
I  Até pouco tempo atrás, as empresas eram estáveis, tradicionais, e a concorrência praticamente não existia. Os cargos eram igualmente estáveis e previsíveis.
II  Pouca mobilidade no emprego (pessoa trabalhava a vida inteira no mesmo lugar e, em alguns casos, na mesma função) foi a marca do mercado nas economias e empresas tradicionais.
III  Com a abertura de novos mercados e evolução da tecnologia surge a necessidade de adaptação das empresas e dos profissionais às novas metodologias de trabalho, o que tem diminuindo a concorrência.
Das afirmativas acima:
	
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
	
	Somente I é verdadeira.
	
	
	Somente III é falsa.
	
	
	I e III são verdadeiras.
	
	
	Somente I é falsa.
	
Explicação:
Somente III é falsa.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Podem ser consideradas características de um empreendedor, EXCETO:
	
	
	
	Responsabilidade;
	
	
	Capacidade de organização e planejamento;
	
	
	Centralizador nas tomadas de decisões;
	
	
	Habilidade para trabalhar em equipe;
	
	
	Capacidade de liderança;
	
Explicação:
Podem ser consideradas características de um empreendedor :
Capacidade de organização e planejamento;
Responsabilidade;
Capacidade de liderança;
Habilidade para trabalhar em equipe;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação ao servidor público e ao funcionário público podemos afirmar que:
1. Tanto os servidores quanto os funcionários públicos são admitidos por concurso público.
2. Os servidores públicos são admitidos por concurso público, enquanto os funcionários públicos são admitidos através de análise do currículo e entrevista.
3. Os funcionários públicos são regidos pela CLT, como os funcionários de empresas privadas.
4. Os servidores públicos ocupam cargos efetivos nos órgãos da administração direta e nas autarquias e fundações públicas, enquanto os funcionários públicos prestam serviço nas empresas públicas e sociedades de economia mista.
5. O empregado público tem carteira de trabalho assinada e FGTS.
	
	
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Apenas as afimativas 1, 4 e 5 estão corretas.
	
Explicação:
ambos são admitidos por concurso publico,
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. De certa forma, a expectativa do trabalhador era de ascensão de carreira, desde que ele correspondesse, satisfatoriamente, às funções e obrigações determinadas por seu empregador. Escolha a opção abaixo que caracteriza a concepção ATUAL de carreira.
	
	
	
	Passa para cada indivíduo a responsabilidade por gerir o próprio destino profissional.
	
	
	Todas as empresas são obrigadas a contratar consultores para fazerem a gestão de carreira.
	
	
	As empresas continuam oferecendo estabilidade de emprego para seus colaboradores.
	
	
	O acúmulo de experiência no mercado de trabalho, esperando contar tempo para aposentadoria.
	
	
	É garantido o aluno conseguir um bom emprego quando ele termina a faculdade.
	
Explicação:
carreira atualmente.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O desenvolvimento tecnológico, principalmente desde a revolução industrial, mas também nas últimas décadas, em decorrência da tecnologia digital, da robótica e de outras fronteiras tecnológicas avançadas, trouxe mudanças radicais para o mercado de trabalho. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica uma dessas mudanças.
	
	
	
	a definição do trabalho como um fator de produção que perdeu completamente sua significação e valor
	
	
	uma nova forma de divisão do trabalho, que moderniza e aperfeiçoa a antiga divisão de trabalho anterior à revolução industrial
	
	
	novos dispositivos e novas técnicas que tornam a produção mais dependente do braço humano
	
	
	a redução do uso da mão de obra humana pela máquina, movida à vapor, à eletricidade ou baseada em tecnologias digitais
	
	
	uma nova forma de produção na qual o trabalhador controla do início ao fim a fabricação do produto
	
Explicação:
É importante que todos os profissionais, principalmente os jovens profissionais e aqueles em fase de formação, possam ter uma visão atualizada da realidade do mercado de trabalho. As históricas transformações do século XIX, no decorrer da revolução industrial, notadamente no continente europeu, foram implantadas aqui em nossa sociedade, com nossa industrialização tardia, século XX. O trabalho artesanal, típico das economias pré-industriais, foi em grande parte substituído pelo trabalho fabril, baseado na divisão de trabalho e em processos mecanizados, mais recentemente robotizados. A linha de produção retirou do trabalhador a possibilidade de plena consciência sobre seu papel na produção, alienando-o do produto final e do processo que gerou sua finalização. A especialização passou à regra e respondeu à demanda cada vez maior à medida em o avanço tecnológico se processou. O artesão tinha pleno controle sobre seu trabalho e produto dele. O operário fabril típico perdeu esta condição. De forma geral o trabalhador perdeu posições e importância para a máquina.
Na nova e mais recente etapa da digitalização essa tendência adquiriu novo fôlego. Às capacidades técnicas, à instrução, se incorporou um outro conjunto de necessidades, marcadas por posturas pró-ativas, criativas, inventivas e do trabalho coletivo, para poder lidar de forma resiliente com as mudanças constantes nos processos tecnológicos e de reestruturação produtiva. Nessa condição a flexibilidade é tão importante trunfo na mão do profissional quanto sua condição de especialista.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Dia Internacional do Voluntário, celebrado nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o Ministério da Cidadania lança o Prêmio Pátria Voluntária, com o objetivo de reconhecer as iniciativas de trabalho voluntário desenvolvidas por organizações da sociedade civil, pelo setor público, empresarial ou por pessoas físicas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio da plataforma do programa. O prazo se encerra no dia 31 de janeiro. Serão escolhidos cinco vencedores, um de cada região do país. Cada um poderá apresentar um projeto no valor de até R$ 50 mil com apoio da Fundação Banco do Brasil, totalizando R$ 250 mil (Ministério da Cidadania, 05/12/19).
O Voluntariado é um grande exemplo de como a sociedade civil organizada por colaborar com o desenvolvimento social. E isso nos ajuda a perceber que o Mercado de Trabalho oferta diferentes formas atuação; a saber:
	
	
	
	Iniciativa privada, setor público e terceiro setor.
	
	
	Setor Privado e Público.
	
	
	Empresas e Setor público.
	
	
	Setor Terciário e Empresas.
	
	
	Iniciativa Pública e Setor Privado.
	
Explicação:
Iniciativa privada, setor público e terceiro setor.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A porta de entrada do Setor Público é o concurso. Esse tipo de processo seletivo se dá por meio de provas específicas para cada área e função disponíveis. E, como a procura é grande, é preciso estar muito bem preparado para vencer a concorrência. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à preparação para essa tão importante etapa.
	
	
	
	É importante deixar um dia de descanso na semana e preparar-se emocionalmente