Buscar

Tecido Conjuntivo

Prévia do material em texto

Tecido Conjuntivo 
· Proporciona suporte e sustentação estrutural ao corpo humano, conectando células e tecidos para formar órgãos;
· Proporciona suporte metabólico: cria um ambiente hidrofílico que atua como meio para a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos;
· Defesa e reserva energética 
· Este tecido tem origem mesodérmica e é composto por células imersas em uma matriz extracelular (MEC) que apresenta abundância em fibras e substância fundamental amorfa (SFA).
· Pode ser classificado em duas grandes categorias: o tecido conjuntivo propriamente dito (TC. Frouxo, TC. Denso) e o tecido conjuntivo de propriedades especiais (tec. cartilaginoso, ósseo, reticular, sanguíneo e adiposo)
· A classificação dos diferentes tecidos conjuntivos pode ser feita de acordo com o material e o tipo de células que o compõem. 
TC. Propriamente dito 
· Caracterizado pela abundância de matriz extracelular (MEC); as principais macromoléculas da MEC são agrupadas em: fibras (elásticas e colágenas), substância fundamental amorfa e glicoproteínas estruturais
· Tecido conjuntivo frouxo
· É constituído de pouca matriz extracelular, com muitas células e poucas fibras. 
· Constitui suporte de tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. 
· Dentre suas células, predominam os fibroblastos
· Alta e intensa atividade sintetizante 
· Tecido conjuntivo denso
· Este tecido é rico em fibras colágenas. As fibras elásticas e a SFA estão também presentes, porém em quantidades menores. As células são esparsas, e o principal tipo existente é o fibroblasto, produtor das fibras. 
· Os fibroblastos são as células responsáveis pela biossíntese, secreção e organização das moléculas que compõem a MEC. Quando entram em estado de repouso, reduzindo a atividade de biossíntese são denominados fibrócitos.

Continue navegando