Buscar

prova teoria praticas do currículo final DISCURSIVA Pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639081) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17456373
	Nota da Prova:
	7,88
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O currículo se configura como um meio ou um caminho a ser percorrido no decorrer do processo das práticas pedagógicas. Segundo Traldi (1984, p. 37), o currículo é uma "estratégia pela qual as escolas tentam satisfazer os fins da educação". Dessa forma, há estratégias, fases, níveis e componentes que estruturam a organização do currículo escolar. Na decisão curricular, especificamente, surgem as fases do currículo, uma delas consiste no currículo prescrito. Analise e disserte sobre as características do currículo prescrito.
FONTE: TRALDI, L. L. Currículo: teoria e prática. São Paulo: Atlas Ribeirão, 1984.
	Resposta Esperada:
O currículo prescrito são as determinações legais oriundas dos órgãos, secretarias nos âmbitos municipais, estaduais ou nacionais, organizados no formato de documentos, que preconizam os fundamentos curriculares que devem ser incorporados e seguidos nos fazeres pedagógicos na escola.
	2.
	Libâneo (1994) escreve que o planejamento inclui a previsão de atividades didáticas, sua organização e coordenação ao encontro dos objetivos estabelecidos, bem como sua adequação e reflexão no processo de ensino. Disserte sobre a importância do planejamento do professor na prática docente, incluindo seus componentes.
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).
	Resposta Esperada:
O planejamento é uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas que envolvem um processo de racionalização, organização e coordenação por parte dos profissionais da educação, permeada por atividades escolares e pelo contexto social. Deve ter como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino. Por esse motivo, é que os elementos do planejamento de ensino são influenciados por implicações sociais. Podemos citar como componentes o conhecimento da realidade/diagnóstico - levantamento dos objetivos/seleção dos conteúdos/organização dos procedimentos - seleção dos recursos - definição dos procedimentos de avaliação - acompanhamento da ação planejada - avaliação dos objetivos conquistados - replanejamento.
Parte inferior do formulário

Continue navegando