Buscar

RELATORIO DE SOLUÇOES

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA – UAEQ
Disciplina: Laboratório de Química Geral
EXPERIMENTO V: SOLUÇÕES
Lenimar de Andrade Oliveira Júnior
CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................pg.3
2. OBJETIVOS.................................................................................................pg.3
2.1 Objetivo geral..................................................................................pg.3
2.2 Objetivo especifico..........................................................................pg.3
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.........................................................................pg.4
4. METODOLOGIA..........................................................................................pg.5
4.1 Matérias...........................................................................................pg5.
4.2 Reagentes.......................................................................................pg.6
4.3 Metodologia.....................................................................................pg.6
 
5. RESULTADOS E DISCURSSÃO.................................................................pg.8
 
6. CONCLUSÃO..............................................................................................pg.9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................pg.9
1. INTRODUÇÃO
Em química, soluções são misturas homogêneas, em que seus componentes estão misturados uniformemente em nível molecular, incapacitando de distinguir individualmente cada um de seus componentes. Essa mistura se da por um soluto, que é o que se dissolve (no qual o componente está em menor quantidade) em um solvente, que atua dissolvendo o soluto (no qual o componente está em maior quantidade).
As soluções se apesentam nos três tipos de estado físico, na qual podem ser encontrados no estado líquido, solido ou gasoso. Podemos usa o ar como exemplo de uma solução no estado líquido, sendo a solução mais comum em nosso cotidiano, o ar é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Nos sólidos podemos citar as ligas metálicas encontrado nas moedas, em que 25% é composto por níquel e 75% é composto por cobre. E soluções mais familiares se encontram no estado líquido, na qual podemos citar a mistura de água e açúcar ou até mesmo água e álcool.
Nesse experimento, preparamos soluções de hidróxido de sódio (NaOH), Carbonato de sódio (Na2CO3) e ácido clorídrico (HCl) utilizando o método de padronização.
2. OBJETIVOS 
2.1 Objetivo geral 
 Preparar de diluir diferentes soluções e utilizando o processo de titulação determinar suas concentrações.
2.2 Objetivos específicos 
a) Determinar a concentração das soluções.
b) Aprender novos métodos de preparação de soluções utilizadas em laboratório.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 
Normalidade
 Uma das formas de apresentar a concentração de uma solução é através da normalidade. A normalidade é a relação entre o equivalente-grama do soluto e o volume da solução. Ela é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (Eg) de soluto dissolvido e o volume, em litros. A equação é definida da seguinte forma:
Em que:
 equivalente-grama
 volume da solução 
Molaridade
 Concentração em mol por volume ou concentração molar de uma solução é a relação entre o número de mols de um soluto e o volume da solução. A equação para definir a molaridade da solução é definida da seguinte forma:
Coeficiente de solubilidade
 O coeficiente de solubilidade representa a capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente. Isso conforme as condições de temperatura e pressão.
 Para calcular o coeficiente de solubilidade é utilizada a seguinte formula:
Em que:
 coeficiente de solubilidade
 massa do soluto
massa do solvente 
Titulo em volume
 È a relação entre o volume do soluto e o volume da solução. Ele também pode ser expresso em porcentagem de volume, multiplicando o titulo por 100%. Para determinar o titulo em volume de uma solução, usamos:
Titulo em massa
È a relação entre massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100. Para determinar o titulo em massa de uma solução, utilizamos a formula:
4. METODOLOGIA 
4.1 Matérias
- Balança analítica - Beckers
- Pissetas - Balões volumétricos 
- Provetas - Bastão de vidro
- Pipetas - Vidros relógio 
- Funil
4.2 Reagentes
- Hidróxido de sódio (NaOH)
- Carbonato de sódio (Na2CO3)
- Ácido clorídrico (HCl)
4.3 Metodologia 
Padronização da solução de HCl
 Inicialmente, o grupo desenvolveu a preparação da solução de hidróxido de sódio. Para isso o grupo determinou o volume necessário para preparar 250 ml de solução a 0,001mol/L. Para o calculo utilizamos o principio da equivalência “, utilizando a concentração do NaOH fornecido pelo rótulo (0,067). E o calculo ficou determinado da seguinte forma:
Após a definição do volume necessário, transferimos tal volume para um becker e adicionamos água destilada e misturou-se. Em seguida transferimos para um erlenmeyer de 250 ml e adicionamos agua destilada até a marca do volume do erlenmeyer. Em seguida, com o recipiente fechado por uma rolha, ocorreu a agitação da solução para homogeneizar a solução, logo após rotulamos a solução para facilitar sua identificação e logo em seguida armazenada.
 
Determinação da concentração da solução de NaOH
Para a segunda parte do experimento, calculamos o volume aproximado do ácido, necessário para a titulação da reação. Para isso utilizamos novamente o principio da equivalência.
 
 HCl + NaOH NaCl + H2O
21,3 ml
Após definirmos o volume aproximado do ácido, utilizando um suporte universal, adicionamos HCl (padronizada pelo segundo grupo presente em sala) na bureta equipada com uma torneira e adicionamos um erlenmeyer logo abaixo da torneira. Adicionamos 25 ml da solução de NaOH, com algumas gotas do indicador fenolftaleína, na qual tem como objetivo a mudança de coloração.
Para que determinasse soubéssemos o volume realmente necessário para a titulação da reação, foi adicionado pequenos vlumes da solução de HCl ao conteúdo do erlenmeyer, na qual estava sendo agitado constantemente até que ocorresse a mudança de coloração do indicador (incolor). Após a mudança de coloração do indicador, podemos observar a concentração exata da solução da NaOH.
5. RESULTADOS E DISCURSSÃO 
 Nesse experimento utilizamos meios para prepararmos soluções e determinarmos a concentração da solução de NaOH por meio da utilização do consumo de ácido, no qual foi o HCl.
 Observamos que por meio de cálculos específicos, podemos se aproximar de dados resultantes presentes no experimento. E através desses cálculos pudemos encontrar o volume necessário para preparar 250 ml de solução a 0,001mol/L. Para isso usamos o principio da equivalência (“) para encontrar o volume, e definimos o volume de 3,73 ml.
Na segunda parte do experimento, utilizamos novamente o calculo para determinar o volume do ácido necessário para que ocorresse o processo de titulação na solução de NaOH. E determinamos o cálculo da seguinte forma: 
 HCl + NaOH NaCl + H2O
21,3 ml
Após definirmos o volume necessário para o ácido e realizarmos o experimento, observamos o volume de ácido utilizado no experimento estava inferior ao resultado calculado, sendo de apenas 16,5 ml. Por está 4,8 ml abaixo do esperado, o experimento foiconsiderado com erro, já que a real concentração do NaOH não condizia com a informação presente no rótulo. 
 
6. CONCLUSÃO
 Com base no aprendizado a partir da preparação e diluição de soluções e pelo método de titulação, é possível concluir que o experimento realizado confirma a teoria de soluções estudada em sala. 
 Mesmo que tenha ocorrido uma diferença nos dados cálculos comparados aos dados coletados do experimento, observamos que é possível realizar diversos cálculos, em que da para prever o resultado aproximado dos dados coletados no experimento qual é possível realizar cálculos que prevê resultados.
 O experimento teve como importância a observação e a confirmação da teoria por meio da prática, nos trazendo uma melhor compreensão do tema abordado. 
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Apostila de Química Experimental. Universidade Federal de Campina Grande– Centro de Ciências e Tecnologia – Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Vários Autores. Parte II – Experimento 04: soluções;
 - BROWN, T.L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E. - Química, A Ciência Central, 9a Edição; São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005;

Continue navegando