Buscar

A1 de Constituicional do processo 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A respeito da Jurisdição, marque a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Respostas:
	O princípio do juiz natural, ao impedir que alguém seja processado ou sentenciado por outra que não a autoridade competente, visa coibir a criação de tribunais de exceção. 
	
	O exercício da jurisdição pode ser negado pelo magistrado por inexistência de norma jurídica ou inexistência de provas dos fatos alegados pelo autor. 
	
	A jurisdição é divisível. Ela não pode ser considerada uma função unitária, em razão da diversidade de instâncias, juízos, competências e áreas do direito.
	
	Embora dotada de imperatividade, a jurisdição não é o único meio de solução de conflitos reconhecido pelo Estado, podendo o jurisdicionado optar por outros meios, como a autotutela. 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Pode-se afirmar que a jurisdição voluntária é marcada pela existência de mero procedimento, em  que não há conflito de interesse a ser julgado, mas sim uma forma de o Estado administrar questões privadas de interesse público. 
	
	
	
	
		Respostas:
	Verdadeiro
	
	Falso
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em uma petição inicial em processo de conhecimento, o autor requereu que sua ação fosse julgada totalmente procedente para que fosse reconhecido o vínculo existente com empresa prestadora de curso de idiomas desde março de 2018. Requereu, ainda, que fosse ordenada à empresa a expedição de diploma, além do pagamento de R$5 mil (cinco mil reais) a título de danos morais pela negação do diploma.  
Nessa situação hipotética, quanto aos pedidos formulados pelo autor da ação, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Respostas:
	Tratam- se respectivamente de pedidos constitutivo, condenatório e executivo. 
	
	Tratam- se respectivamente de pedidos declaratório, condenatório e executivo.  
	
	Tratam- se respectivamente de pedidos declaratório, executivo e condenatório.  
	
	Tratam- se respectivamente de pedidos declaratório, mandamental e condenatório. 
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme conceito de Fredie Didier, a Jurisdição é a função atribuída a terceiro imparcial de realizar o direito de modo imperativo e reconstrutivo, reconhecendo, efetivando e protegendo situações jurídicas concretamente deduzidas em decisão insuscetível de controle externo e com aptidão para se tornar indiscutível.
A respeito do conceito de jurisdição, marque a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Respostas:
	A jurisdição atua de modo reconstrutivo uma vez que é dado aos juízes e legisladores o 
poder de criação do Direito, desenvolvendo, perante os casos concretos, os princípios e regras que regem nosso sistema. 
	
	O terceiro imparcial que exerce a jurisidição é o juiz, aprovado em concurso de provas e títulos. Na Justiça Estadual, chama-se Juiz de Direito; na Justiça Federal, chama-se Juiz Federal. Nos Tribunais inferiores, o ingresso é por promoção, e quem atua são os Desembargadores. Nos Tribunais Superiores e Supremo, o ingresso é por indicação do Presidente da República e quem atua são os Ministros. 
	
	A jurisdição, composta por instâncias judiciais e administrativas, pode ter apenas parte de suas decisões revistas por órgãos externos, vale dizer, quando se tratarem de decisões administrativas. 
	
	Entende-se que as decisões judiciais possuem aptidão para a indiscutibilidade porque isso só ocorre quando a decisão é dada pelo juiz, e não quando as partes entram em acordo a respeito da solução do seu conflito. 
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	O direito de ação é um direito fundamental que resulta de diversas normas constitucionais, como os princípios da inafastabilidade da jurisdição e do devido processo legal. Por meio dele, é garantido ao seu titular o poder de acessar o judiciário e exigir a prestação de uma tutela jurisdicional adequada, efetiva e tempestiva. Desses conceitos, é possível afirmar que:
	
	
	
	
		Respostas:
	O conceito de tutela tempestiva refere-se ao tempo que o juiz leva para chegar à decisão do processo. Por isso, não está relacionado à administração da Justiça, mas somente à atividade jurisdicional. 
	
	O conceito de tutela adequada, efetiva e tempestiva tem como destinatário o legislador, que deve prever procedimentos que permitam ao jurisdicionado o acesso ao seu direito. Quanto ao Poder Judiciário, este se desincumbe da tarefa ao pronunciar sentença que decida o conflito existente entre as partes. 
	
	O conceito de tutela efetiva refere-se ao resultado do processo, que deve priorizar a outorga de tutela que repare os danos aos direitos sofridos pela parte. 
	
	O conceito de tutela adequada refere-se ao dever do juiz de adequar o procedimento previsto pelo legislador para proporcionar às partes um processo que seja capaz de efetivar o direito material debatido no litígio. Como exemplo, cita-se o deferimento de tutela provisória diante de questões urgentes. 
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	A ação meramente declaratória
	
	
	
	
		Respostas:
	é admissível, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.
	
	é admissível, salvo se houver ocorrido a violação do direito, hipótese em que necessariamente haverá ação condenatória.
	
	poderá ou não ser admissível, se a sentença a ser proferida não possuir efeitos patrimoniais nem definir a existência ou a inexistência de uma relação jurídica.
	
	não é admissível, pela falta de conteúdo condenatório na sentença a ser proferida.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo completando as lacunas. 
I -  O órgão máximo do Judiciário brasileiro, cuja principal função é zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a palavra final a respeito da interpretação das normas constitucionais é o ________. 
II - A Corte Superior da Justiça Comum brasileira é o ______, cuja principal função é zelar pelo cumprimento da legislação federal e dar a palavra final a respeito de sua interpretação. 
III - Compete especificamente à _________ julgar os casos em que a União, suas empresas autárquicas e empresas públi8cas federais sejam interessadas nas condições de autoras, rés, assistentes ou oponentes. 
 
A opção que preenche correta e respectivamente as lacunas é:
	
	
	
	
		Respostas:
	I - Supremo Tribunal Federal; II - Superior Tribunal de Justiça; III - Justiça Federal. 
	
	I - Conselho Nacional de Justiça; II - Supremo Tribunal Federal; III - Justiça Federal. 
	
	I - Supremo Tribunal Federal; II - Superior Tribunal de Justiça; III - Justiça Comum. 
	
	I - Conselho Nacional de Justiça; II - Superior Tribunal de Justiça; III - Justiça Comum. 
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.
Esse é o princípio da: 
	
	
	
	
		Respostas:
	vedação a tribunais de exceção ou do juiz natural, tratando-se apenas de princípio constitucional do processo civil.
	
	inafastabilidade ou obrigatoriedade da jurisdição e é, a um só tempo, princípio constitucional e infraconstitucional do processo civil.
	
	inclusão obrigatória, decorrente da dignidade humana e do mínimo existencial, tratando-se de princípio constitucional e, simultaneamente, infraconstitucional do processo civil.
	
	reparação integral do prejuízo, tratando-se de princípio constitucional e também infraconstitucional do processo civil.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	"Resolução do CNJ suspende prazos processuais em todo país até 30 de abril
O Conselho Nacional de Justiça aprovou nesta quinta-feira (19/3) uma resolução que suspende os prazos processuais em todas as jurisdições do país até 30 de abril. Trata-se da Resolução 313/19, que não se aplica ao STF e à Justiça Eleitoral. Ela é assinada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.
O objetivo principal é estabelecer um regime de "Plantão Extraordinário" na Justiça, de modo a uniformizar o funcionamento dos serviços judiciários em todo o país e garantir o acesso à Justiça durante a crise desencadeada pela propagação do novo coronavírus."Fonte:  https://www.conjur.com.br/2020-mar-19/cnj-publicara-resolucao-suspende-prazos-processuais-304
A respeito da estrutura do Poder Judiciário e  do Conselho Nacional de Justiça, pode-se afirmar corretamente que:
	
	
	
	
		Respostas:
	O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que possui poder de revisão das decisões judiciais em caráter recursal. 
	
	O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. 
	
	O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição privada que atua junto ao Poder Judiciário para elaborar propostas de leis que visem ao melhor funcionamento da Justiça.
	
	Muito embora o Supremo Tribunal Federal seja o órgão máximo do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não está submetido a ele, pois não desenvolve função jurisdicional. 
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	
Jurandir ingressou com ação ordinária contra sua vizinha Maria, na Justiça Comum, por indenização de danos causados no seu apartamento por obra que Maria realizava em seu. Não obtendo decisão favorável em primeira e em segunda instâncias, seu advogado resolveu interpor recurso para a instância superior, por entender que a decisão afrontava a Lei Federal de nº 2020. 
Neste caso, o advogado deve interpor recurso perante: 
	
	
	
	
		Respostas:
	o Tribunal Regional Federal da região onde residem. 
	
	o Superior Tribunal de Justiça. 
	
	o Tribunal de Justiça do Estado onde residem.
	
	o Supremo Tribunal Federal. 
	
	
	
Terça-feira, 7 de Abril de 2020 10h39min41s BRT

Continue navegando