Buscar

teoria da relação jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DA RELAÇÃO JURÍDICA
O que é uma relação jurídica?
 ◦ A relação jurídica é fundamental para o Direito. ◦ Segundo Jhering, a relação jurídica está para o Direito assim como o alfabeto está para a palavra. ◦ De acordo com Savigny, a relação jurídica é o vínculo entre pessoas concretizado pela ocorrência de um fato cujos efeitos são determinados pela lei, chamado de fato jurídico.
O que é uma relação jurídica? 
◦ Relação jurídica é um vínculo entre duas ou mais pessoas em torno de um interesse comum cujas consequências são determinadas pela lei ou pelo acordo de vontades.
Formação da Relação Jurídica 
◦ As relações jurídicas se formam através da incidência de normas jurídicas sobre os fatos sociais. ◦ Os acontecimentos criam, modificam ou extinguem relações jurídicas.
Elementos da relação jurídica 
◦ 1. Sujeitos da relação jurídica: Cada pessoa possui uma situação jurídica própria que se caracteriza pela posição ocupada na relação jurídica como titular de direitos e deveres.
 ◦ A situação jurídica ativa corresponde àquela de agente portador de direito subjetivo, enquanto a situação jurídica passiva, a de possuidor de dever jurídico.
a) Sujeito ativo - é o credor da prestação ou da obrigação principal ou o beneficiário principal da relação. Titular do direito subjetivo. ◦ 
b) Sujeito passivo - titular do dever jurídico, devedor da prestação principal. ◦ Esses sujeitos terão obrigações que se dividem em dar, fazer e não fazer.
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica
◦ 2. Vínculo jurídico (vínculo de atributividade) - liame, juridicamente, reconhecido, entre os sujeitos. ◦ Dá-se através da lei ou do acordo de vontades ◦ A inexistência do vínculo acarreta a inexistência da relação jurídica. ◦ 3. Objeto - é a prestação ou a coisa sobre a qual se recai o vínculo de atributividade.
A relação jurídica gira em torno do objeto.

Continue navegando