Buscar

Aula 5 Comunicação Organizacional Conceitos, métodos e ferramentas de comunicação Organizacional Interna e Externa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prof. Ms. Everaldo Silva Gestão em Recursos Humano
Comunicação Empresarial
Aula 5. Comunicação Organizacional: Conceitos, métodos e ferramentas de comunicação Organizacional: Interna e Externa.
Comunicação empresarial integrada
Comunicação empresarial integrada, ou comunicação organizacional integrada, é a definição dada ao conjunto de ferramentas disponíveis para se fazer a comunicação empresarial.
Esta integração das ferramentas disponíveis na comunicação surgiu com a necessidade, percebida pelas organizações, de se planejar de maneira estratégica a comunicação nas empresas e também pela conveniência de se administrar relacionamentos com os públicos.
A comunicação integrada pode ser entendida como uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. (KUNSCH, 2003, p.150).
As empresas passaram a fazer uso da comunicação integrada para que as ações de comunicação deixassem de ser isoladas, e passassem a compor um projeto estratégico de comunicação organizacional estruturado. Já vimos o quanto a comunicação corporativa é necessária para a construção da identidade empresarial, fundamental para o relacionamento das empresas junto aos seus públicos (interno e externo), agora vamos falar sobre as ferramentas disponíveis para a execução deste trabalho considerando os três aspectos fundamentais: a comunicação interna, a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.
Fonte: Margarida M. Krohling Kunsch (2003)
Kunsch (2003) afirma ainda que o composto de comunicação organizacional deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas.
Vale ressaltar a importância da comunicação interna para a composição da comunicação empresarial integrada, pois é fundamental compreender o quanto cada um dos elementos da comunicação contribui para uma completa função estratégica da comunicação corporativa.
Comunicação Institucional 
As organizações têm uma identidade que pode ser clara, confusa, difusa e até uma ‘identidade não-identificável’, na medida em que ninguém percebe o que ela faz, apenas sabe que existe. (TORQUATO, 1986, p.97). 
Diante deste conceito, podemos entender melhor a razão do trabalho desenvolvido na comunicação institucional, pois é neste âmbito do trabalho de comunicação corporativa que se apresenta a empresa de forma clara e objetiva, sem grandes interesses mercadológicos, pelo menos não em primeira instância, já que no processo de comunicação institucional o fator de maior relevância é a definição de uma imagem e identidade corporativa para que o público externo tome conhecimento sobre a razão de existência da organização.
O programa de comunicação institucional distingue-se, portanto, do programa de comunicação mercadológica, apesar de poder se estabelecer entre eles efetiva relação, na medida em que um bom conceito é vital para a organização, integrando-se na estratégia global dos negócios e promovendo e respaldando a sinergia comercial (Torquato, apud KUNSCH 2003, p.165).
Outro ponto importante que compõe a tríade da comunicação empresarial integrada é a Comunicação Mercadológica (ou comunicação de marketing), que diferentemente da comunicação institucional trabalha com aspectos que visam um maior destaque mercadológico. 
Assim, ela permite à empresa um grau intenso e constante de visibilidade no mercado, realizada a partir de uma linguagem mais persuasiva que objetiva atingir o público-alvo (consumidores/clientes).
“A empresa pretende, através destas publicações, melhorar suas relações comerciais com os clientes reais ou potenciais e projetar uma imagem perante o ambiente externo” (REGO, 1989, p.131).
A importância do planejamento
O sucesso de todo ato comunicativo, principalmente nas organizações, está diretamente relacionado ao planejamento do processo.
Na comunicação empresarial integrada, a falta de um planejamento comum não permite uma execução adequada das ações em busca dos objetivos, e isso certamente interferirá na imagem da organização.
Para ilustrar este conceito que evidencia a importância do planejamento como forma de gerar uma unidade nos objetivos de comunicação corporativa, compartilho um trecho deste artigo publicado no site de comunicação empresarial.
(...) tradicionalmente, a Comunicação Empresarial tem sido trabalhada como a somatória de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de “aqui quem manda sou eu”. A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a propaganda/ publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing existe alguém para cuidar das relações governamentais (por que
não um advogado ou um ex-político que tem trânsito em Brasília?) e assim por diante (...). 
A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte esta situação e remete para um novo paradigma: a comunicação de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem
intencionados, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona. (www.comunicacaoempresarial.com.br acesso: agosto de 2019).
O plano de comunicação corporativa visa estabelecer uma forma organizada e planejada para se fazer uso dos meios e instrumentos de comunicação da maneira mais estratégica possível, pois isso refletirá nos resultados da empresa, tanto internamente quanto mercadologicamente.
Para tanto, é importante considerar alguns itens relevantes, tais como:
- Como a empresa quer ser vista 
- Quando a empresa quer ser vista 
- Por quem a empresa quer ser vista 
Além destes itens apresentados, saber ouvir todos os envolvidos no processo, como chefes de setor, subordinados, colaboradores em um modo geral, também
contribuirá para o planejamento de comunicação, pois esta é uma forma adequada de conseguir conhecer melhor a empresa (sua cultura organizacional) e suas deficiências
(fraquezas), permitindo um diagnóstico adequado da situação corporativa, o que facilita na determinação do objetivo de comunicação.
A escolha do meio (oral, impresso, tecnológico etc.) adequado para efetivar a comunicação vai depender de todos os outros elementos já apresentados anteriormente, mas o que devemos deslumbrar nesta etapa são os instrumentos disponíveis para estabelecer o processo, e estes podem variar considerando os disponíveis na comunicação institucional, como na comunicação interna/organizacional, quanto na mercadológica, conforme já citado. 
REFERENCIAS
KUNSCH, Margarida Maria. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, Poder, Comunicação e Imagem: Fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.
DUARTE, Gracy Astolpho. Comunicação Corporativa. Braz Cubas. Mogi das Cruzes – SP. 2018.
 
Prof. Ms. Everaldo Silva
 
Gestão em Recursos Humano
 
 
Comunicação Empresarial
 
 
 
 
Aula 5. 
Comunicação Organizacional:
 
Conceitos, métodos 
e ferramentas de comunicação Organizacional: Interna e 
Externa.
 
 
Comunicação empresarial integrada
 
Comunicação empresarial integrada, ou
 
comunicação organizacional 
integrada, é a definição
 
dada 
ao conjunto de ferramentas disponíveis para se fazer a
 
comunicação empresarial.
 
Esta integração das ferramentas disponíveis na
 
comunicação surgiu com a
 
necessidade, percebida pelas
 
organizações, de se planejar de maneira estra
tégica
 
a
 
comunicação nas empresas e também pela conveniência 
 
de se administrar
 
relacionamentos com os públicos.
 
A comunicação integrada pode ser entendidacomo uma filosofia que direciona a
 
convergência das
 
diversas áreas, permitindo uma atuação 
sinérgica.
 
(KUNSCH, 2003, p.150).
 
 
As empresas passaram a fazer uso da comunicação
 
integrada para que as
 
ações de comunicação deixassem de
 
ser isoladas, e passassem a compor um projeto
 
estratégico 
de comunicação organizacional estruturado.
 
Já vimos o 
quant
o a comunicação corporativa é necessária para a
 
construção da
 
identidade empresarial, fundamental para o 
relacionamento das empresas junto aos
 
seus públicos
 
(interno e externo), agora vamos falar sobre as
 
ferramentas disponíveis
 
para a execução deste traba
lho 
considerando os três aspectos fundamentais: a
 
comunicação interna, a comunicação institucional e a
 
comunicação mercadológica.
 
 
 
Fonte: Margarida M. Krohling Kunsch (2003)
 
 
Kunsch
 
(2003) afirma ainda que o composto 
de comunicação organizacional
 
deve constituir uma 
unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das
 
peculiaridades
 
de cada área e das respectivas
 
subáreas.
 
V
ale ressaltar a importância
 
da comunicação 
interna
 
para a composição da
 
comunicação empresarial 
integrada, pois é fundamental compreender o quanto cada
 
um dos elementos da comunicação contribui para uma 
completa função estratégica
 
da comunicação corporativa.
 
 
Comunicação Institucional 
 
 
 
As organizações têm uma identidade que pode ser clara, 
confusa, difusa e até
 
uma ‘identidade não
-
identificável’, 
na medida em que ninguém percebe o que ela faz,
 
apenas 
sabe que existe. (TORQUATO, 1986, p.97). 
 
 
Diante deste conceito, podemos
 
entender melhor a 
razão do trabalho desenvolvido na
 
comunicação 
institucional, pois
 
é neste âmbito do trabalho de 
comunicação corporativa que se apresenta a empresa
 
de 
forma c
lara e objetiva, sem grandes interesses 
mercadológicos, pelo menos não
 
em primeira instância, já 
que no processo de comunicação institucional o fator de
 
maior relevância é a definição de uma imagem e 
identidade corporativa para que o
 
público externo tome 
c
onhecimento sobre a razão de existência da organização
.
 
 
O programa de comunicação institucional distingue
-
se, 
portanto,
 
do programa de comunicação mercadológica, 
apesar de poder
 
se estabelecer entre eles efetiva relação, 
na medida em que
 
um bom 
conceito é vital para a 
organização, integrando
-
se na
 
estratégia global dos 
negócios e promovendo e respaldando a
 
sinergia 
comercial (Torquato, apud KUNSCH 2003, p.165).
 
 
Outro ponto importante que compõe a tríade da 
comunicação empresarial
 
integrada é a C
omunicação 
Mercadológica (ou comunicação de marketing), que 
diferentemente da comunicação institucional trabalha com 
aspectos que visam um
 
maior destaque mercadológico. 
 
Assim, ela permite à empresa um grau intenso e
 
constante de visibilidade no mercado, r
ealizada a partir de 
uma linguagem mais persuasiva
 
que objetiva atingir o 
público
-
alvo (consumidores/clientes).
 
 
 
 
 
 Prof. Ms. Everaldo Silva Gestão em Recursos Humano 
 
Comunicação Empresarial 
 
 
 
Aula 5. Comunicação Organizacional: Conceitos, métodos 
e ferramentas de comunicação Organizacional: Interna e 
Externa. 
 
Comunicação empresarial integrada 
Comunicação empresarial integrada, ou 
comunicação organizacional integrada, é a definição dada 
ao conjunto de ferramentas disponíveis para se fazer a 
comunicação empresarial. 
Esta integração das ferramentas disponíveis na 
comunicação surgiu com a necessidade, percebida pelas 
organizações, de se planejar de maneira estratégica a 
comunicação nas empresas e também pela conveniência 
de se administrar relacionamentos com os públicos. 
A comunicação integrada pode ser entendida 
como uma filosofia que direciona a convergência das 
diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. 
(KUNSCH, 2003, p.150). 
 
As empresas passaram a fazer uso da comunicação 
integrada para que as ações de comunicação deixassem de 
ser isoladas, e passassem a compor um projeto estratégico 
de comunicação organizacional estruturado. Já vimos o 
quanto a comunicação corporativa é necessária para a 
construção da identidade empresarial, fundamental para o 
relacionamento das empresas junto aos seus públicos 
(interno e externo), agora vamos falar sobre as 
ferramentas disponíveis para a execução deste trabalho 
considerando os três aspectos fundamentais: a 
comunicação interna, a comunicação institucional e a 
comunicação mercadológica. 
 
 
Fonte: Margarida M. Krohling Kunsch (2003) 
 
Kunsch (2003) afirma ainda que o composto 
de comunicação organizacional deve constituir uma 
unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das 
peculiaridades de cada área e das respectivas 
subáreas. 
Vale ressaltar a importância da comunicação 
interna para a composição da comunicação empresarial 
integrada, pois é fundamental compreender o quanto cada 
um dos elementos da comunicação contribui para uma 
completa função estratégica da comunicação corporativa. 
 
Comunicação Institucional 
 
 
As organizações têm uma identidade que pode ser clara, 
confusa, difusa e até uma ‘identidade não-identificável’, 
na medida em que ninguém percebe o que ela faz, apenas 
sabe que existe. (TORQUATO, 1986, p.97). 
 
Diante deste conceito, podemos entender melhor a 
razão do trabalho desenvolvido na comunicação 
institucional, pois é neste âmbito do trabalho de 
comunicação corporativa que se apresenta a empresa de 
forma clara e objetiva, sem grandes interesses 
mercadológicos, pelo menos não em primeira instância, já 
que no processo de comunicação institucional o fator de 
maior relevância é a definição de uma imagem e 
identidade corporativa para que o público externo tome 
conhecimento sobre a razão de existência da organização. 
 
O programa de comunicação institucional distingue-se, 
portanto, do programa de comunicação mercadológica, 
apesar de poder se estabelecer entre eles efetiva relação, 
na medida em que um bom conceito é vital para a 
organização, integrando-se na estratégia global dos 
negócios e promovendo e respaldando a sinergia 
comercial (Torquato, apud KUNSCH 2003, p.165). 
 
Outro ponto importante que compõe a tríade da 
comunicação empresarial integrada é a Comunicação 
Mercadológica (ou comunicação de marketing), que 
diferentemente da comunicação institucional trabalha com 
aspectos que visam um maior destaque mercadológico. 
Assim, ela permite à empresa um grau intenso e 
constante de visibilidade no mercado, realizada a partir de 
uma linguagem mais persuasiva que objetiva atingir o 
público-alvo (consumidores/clientes).

Continue navegando