Buscar

ATIVIDADE-DIREITO-PENAL CONFLITOS DE NORMASs

Prévia do material em texto

CONFLITOS APARENTE DE NORMA
1) Se, em determinada circunstância, um indivíduo injetar dolosamente o vírus do HIV numa outra pessoa, qual será a correta tipificação de sua conduta? tentativa de homicídio ou art.132 do CP? Responda levando em consideração os critérios do conflito aparente de norma e qual o critério utilizado para resolver.
*R:* O STF decidiu utilizar à aplicação do art. 132 na maioria dos casos que diz respeito a essa circunstância. Isso se deve a uma controvérsia científica que decorre da dúvida de se a pessoa contaminada virá a falecer ou não
2) A mãe que , "matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após este", comete o delito do art.123 ou do art.121 do CP? Qual critério resolve este conflito?
*R:* A mãe irá cometer delito do art. 123 do CP, sendo que a resolução do caso ocorrerá com base no princípio da especialidade, pois o art. 123 do CP possui todos os elementos da regra geral, no caso o art. 121, com mais alguns elementos especializantes que diz respeito ao crime de infanticídio, em que nesta condição entrará o fato da mãe matar seu filho, sob influência do estado puerperal.

Continue navegando