Buscar

UMA DIDATICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA - sintese introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CAROLINA BARELA
Professora: Kawana Cristina Souza Oliveira
Síntese da Introdução.
Livro de João Luiz Gasparin: UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
O Autor inicia com o questionamento:
O que hoje a escola faz e para que? Ela responde as necessidades sociais da atualidade?
E coloca uma proposta de trabalho ao educador com um “novo jeito de ensinar”. A nova metodologia de ensino-aprendizagem, norteada pela pedagogia histórico crítica, procede da teoria dialética do conhecimento. Construída no movimento entre o conhecimento empírico (visão do todo) e o conhecimento científico (proporcionado pelo ambiente escolar).
Ressaltando basicamente que para aprendizagem ser significativa o professor deve resgatar os conhecimentos prévios dos como base, uma permutação de conhecimento, não apenas um repasse, propiciando assim o diálogo e a participação ativa dos alunos e do professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada , levando em conta os interesses, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico dos alunos, sem perder de vista a lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Em resumo, o autor define esta teoria dialética do conhecimento em três passos:
1º ver a prática social: a tomada de consciência deve levar o professor/aluno à busca de conhecimento teórico para refletir
2º teorização da prática social: compreender a essência dos conteúdos, estabelecer ligação do conhecimento base com o especifico, substituindo a memorização por investigação, reflexão e participação ativa dos educandos
3º Retorno a pratica: colocar em prática os conhecimentos adquiridos, modificando a realidade do educando e o conhecimento teórico deixa de ser “uma compreensão do que acontece” para ser “um guia para a ação” 
O método caracteriza-se com cinco etapas que o professor deve promover no processo pedagógico, para que o processo de ensino-aprendizagem tenha resultados satisfatórios, sendo: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Tornando-se um material teórico de esclarecimento e revisão sobre a temática para educadores.

Continue navegando