Buscar

template 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
31/08/2019
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA:
	CURSO: 
	POLO: 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
				TEMA DE AULA: BIOENERGÉTICA E METABOLISMO 
RELATÓRIO:
1. Explicar a função das mitocôndrias nos processos oxi-redutores celulares.
A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição das mitocôndrias variam de acordo com o tipo de célula.
2. Caracterizar as imagens formadas ao microscópio óptico das diferentes preparações histológicas.
 
Fígado
Pancreas
Rim
Foram observadas com o auxilio do microscópio células do tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nevoso
				TEMA DE AULA: NÚCLEO INTERFÁSICO 
RELATÓRIO:
1. Identificar em diferentes tipos celulares os núcleos, considerando suas características morfológicas. 
Existem células Mononucleadas com apenas um núcleo (células do tecido epitelial). Binucleadas com dois núcleos (células hepáticas e cartilaginosas). Multinucleadas, com vários núcleos ( células musculares estriadas do coração humano) e anucleadas que perderam o núcleo durante a diferenciação (células hémaciasde muitos mamíferos).
2. Identificar os componentes nucleares observados ao microscópio óptico. 
Carioteca, carioplasma e nucléolo.
3. Correlacionar a morfologia do núcleo e a presença de nucléolos e outros elementos ao estado metabólico da célula. 
O Núcleo é a maior organela da célula eucarionte de morfologia esférica ou ovoide. O nucléolo é a maior estrutura do núcleo da célula cuja principal função é montar os ribossomos. Ribossomos são organelas do núcleo da célula que sintetizam as proteínas.
4. Caracterizar as imagens formadas ao microscópio óptico das diferentes preparações histológicas. 
O núcleo da célula nas imagens microscópicas é do de forma arredondada, onde se ver o nucléolo, o envoltório nuclear e algumas organelas.
Tecido Epitelial Células Musculares 
						TEMA DE AULA: EXTRAÇÃO DE DNA DA CEBOLA 
RELATÓRIO:
1. Relatar a separação de ácidos nucléicos com base nas suas características celulares. 
O resultado pode ser visualizado como uns filamentos esbranquiçados que são a várias moléculas de DNA.
2. Explicar a função de cada componente utilizado na metodologia empregada para extração do DNA
Materiais utilizados:
Morango, papel filtro, bastão de vidro, funil, proveta, Becker, pistilo, almofariz, erlenmeyen, Pepeta Pasteur, vidro de relógio, tubos de ensaios, espátula, pisseta, detergente, cloreto de sódio, álcool etílico, agua destilada,
Utilizamos o pistilo e almofariz para machucar o morango com agua destilada, em seguida colocamos de 7 a 10 gotas de detergente e depois colocamos 1 espátula de cloreto de sódio, coamos no funil e colocamos nos tubos e colocamos o álcool
O detergente nesse experimento atua de forma a desnaturar as membranas celulares que são formadas de fosfolipídios, já que o mesmo é utilizado para emulsionar gorduras, além disso, ele atua de forma a desintegrar os núcleos e os cromossomos das células, liberando o DNA. O sal adicionado se dissocia em íons que interagem com os fosfatos presentes na molécula de DNA, dessa forma o DNA precipita na solução aquosa. O álcool foi utilizado com intuito de desidratar ainda, mas as moléculas do DNA.
			TEMA DE AULA: DIVISÃO CELULAR 
RELATÓRIO:
1. Identificar as fases da divisão celular.
Fase G1 – Aumento ou crescimento celular-alta atividade metabólica.
Na fase G1 ele ver se a célula está boa chama-se pontos de checagem (check point – ciclinas-cbk).
Fase S – Duplicação do DNA.
Fase G2 – Aumento celular e crescimento. 
Mitose – divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas.
Prófase – fase mais longa, os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático.
Metáfase – melhor fase de estudo do cariótipo, os cromossomos, já condensados dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.
Telófase – cromossomos chegam aos polos e sofrem descondensação, desaparecem os ásteres e o fuso e ressurgem a carioteca e o nucléolo, a etapa chega ao fim com a divisão do citoplasma.
Meiose – uma célula diploide origina 4 células haploides, ocorrer por meio de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético nas fases intermediárias.
Anáfase – encurtamento das fibras do fuso.
2. Listar os principais eventos citoplasmáticos que ocorrem em cada fase da divisão celular.
Mitose e Meiose:
A mitose, G1, S, G2 são três fases que preparam a célula a divisão celular, e logo após vem à Prófase, Prometáfase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Na Meiose, tem a I e II. Onde temas mesmas etapas da Mitose com exceção da Prometáfase. Além disso, a Prófase da Meiose ocorre o Crossing-over.
3. Caracterizar as imagens formadas ao microscópio óptico das diferentes preparações citológicas.
São muito diferentes umas das outras, as imagens de amostras líquidas (hemácias, leucócitos, etc.) são totalmente diferente de imagens de amostras sólidas, as imagens. Cada uma com sua peculiaridade e sua forma, alongadas, achatadas, maiores e menores.
					TEMA DE AULA: OVOGENÊSE E ESPERMATOGÊNESE 
	 
RELATÓRIO:
1. Identificar os diferentes tipos celulares o ovário, testículo considerando suas características morfológicas. 
Célula do Testículo 
Célula Espermatogônia é a matriz do Espermatozoide e inicia o processo de Formação Diploide com 46 cromossomos, denominada fase de multiplicação.
Células do Ovário
Células Ovogônias terão 46 Cromossomos durante a fase da multiplicação e células Ovócitos permanece com a mesma quantidade de Cromossomos durante a fase de crescimento em seguida ira fazer a Meiose I, formando duas novas Células, Células Ovócito II, onde uma Célula será escolhida para se transformar em Óvulo e a outra recebe o nome de Glóbulo Polar I.
2. Explicar o processo de formação das células gaméticas femininas e masculinas.
As células gaméticas feminina se localizam nos ovários, as mitoses que promovem a sua multiplicação acontecem antes mesmo do nascimento, na vida intra-uterina. As células gaméticas masculinas se da no epitélio germinativo dos canais seminíferos dos testículos, as mitoses ocorre ao longo de toda a vida, sendo mais frequente na época da puberdade e menos intensas na velhice.
3. Caracterizar as imagens formadas ao microscópio óptico das diferentes preparações histológicas analisadas. 
 
Foram observados em células do testículo, túbulo seminífero, espermatogônia e espermatide. E na célula do Ovario foi possível observar, o folículo primário, folículos primordias e folículo em desenvolvimento.
Célula do testículo Célula do Ovário
			TEMA DE AULA: MEMBRANAS FETAIS 
	
RELATÓRIO:
1. Identificar os constituintes do cordão umbilical, assim como explicar sua formação e função.
O desenvolvimento do cordão umbilical ocorre a partir do saco amniótico, vesícula vitelínica e alantoide, sendo formado ao redor da quinta semana de desenvolvimento fetal, substituído o saco vitelínico como fonte de nutrientes para o feto.
O cordão umbilical é responsável por garantir a nutrição do feto e a troca gasosa que é feita da seguinte maneira, a veia umbilical transporta sangue rico em oxigênio proveniente da placenta e as artérias umbilicais transportam sangue pobre em oxigênio, assim a placenta é responsável em exercer o papel dos pulmões, já que os mesmos ainda não estão funcionando.
2. Caracterizar as imagens das preparações histológicas formadas no microscópio óptico.
Não teve visualização do cordão umbilical no microscópio.
 FONTES:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/hormonio4.phphttps://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/biologia-ciclo-de-vida-das-celulas-divisao-celular/
http://histologiavet.blogspot.com/

Continue navegando