Buscar

adg 1 didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
A Didática apresenta uma trajetória histórica e teórica que tem vivenciado sucessivos impasses em relação à sustentação de sua legitimidade epistemológica e de seu papel na formação de professores. Um evento que tem discutido e, ainda discute tais questões da Didática intitula-se ENDIPE- Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino, espaço de debates, dilemas e partilha sobre o objeto de estudo e os avanços das diferentes concepções que a Didática ganhou.
Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I – A Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica, independentemente do tempo ou época histórica.
II – Há muito tempo a Didática vem estudando e pesquisando as questões do processo de ensino aprendizagem.
III – Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos do ensino. 
IV – As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática.
 
A alternativa correta é:
Alternativas:
· d)
II e IV.
2)
Na segunda metade da década de 1970, com a incipiente modificação do quadro político repressivo em decorrência de lutas sociais por maior democratização da sociedade, tornou-se possível a discussão de questões educacionais e escolares numa perspectiva de crítica política das instituições sociais do capitalismo.
Diante deste contexto, em que muitos estudiosos e militantes políticos se interessaram apenas pela crítica e pela denúncia do papel ideológico e discriminador da escola na sociedade capitalista. Entre tantos levantes e críticas surgiram movimentos na educação considerados como:
Alternativas:
· a)
Tendências pedagógicas de cunho progressista.
3)
No início da década de 1930 o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova teve atuação decisiva na formulação da política educacional, na legislação, na investigação acadêmica e na prática escolar.
Sobre o movimento da Escola Nova podemos afirmar que:
Alternativas:
· a)
A atividade escolar deve centrar-se em situações de experiência em que são ativadas as potencialidades, capacidades, necessidades e interesses naturais da criança.
4)
O sistema de ensino profissionalizante instituído pelo Ministro Gustavo Capanema não atendeu aos interesses imediatistas da industrialização crescente. O país modernizava-se rapidamente e o parque industrial exigiu uma qualificação de mão-de-obra que o sistema de ensino profissional, recém-criado, não poderia fornecer em um curto espaço de tempo. As escolas desta perspectiva seguiam o ensino programado, com ênfase no objetivo, atendendo a perspectiva da indústria na divisão social do trabalho, quem faz o planejamento não executa e ainda mantém a relação professor-aluno pautado no controle e na ordem.
Diante dessas afirmações a pedagogia da qual estamos nos referindo é a:
Alternativas:
· d)
Pedagogia Tecnicista

Outros materiais