Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 3 DIREITO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Disciplina: Direito Civil e do Consumidor
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor FAENNA BRUM
Acadêmico(a): Fernanda Freitas da Silva Santana RGM 303 260
ORIENTAÇÕES 
A Unigran EAD adotou uma medida inédita e segura para facilitar seus estudos e avaliar a qualidade do ensino e aprendizagem de cada aluno. Estamos disponibilizando as atividades avaliativas especiais na plataforma online. Assim, em decorrências das restrições impostas pelo novo Corona Vírus (Covide-19), nossos alunos não precisarão deslocar-se momentaneamente até o polo de apoio presencial enquanto durarem as restrições. A aplicação das atividades avaliativas especiais em casa é uma medida exclusiva para esse momento.
GABARITO - O ACADEMICO (A) DEVE APENAS INSERIR NA LACUNA A RESPOSTA DA RESPECTIVA QUESTÃO.
	Questão 01
A loja veiculou de forma enganosa, uma publicidade que não era real, o que é proibido pela lei através do Código de Publicidade, e de acordo com o código de defesa do consumidor, propaganda enganosa é tudo o que presta informações falsa as pessoas de forma ou de forma proposital deixa de prestar algum aspecto sobre o produto ou serviço. Neste caso João pode exigir o cumprimento do valor do produto nos termos da publicidade divulgada.
	Questão 02
Está correta, sendo comprovada a negligencia ou culpa do profissional, o mesmos deverá arcar com as conseqüências determinadas por lei, por exemplo indenizar o paciente.
	Questão 03
	Questão 04
	Questão 05
	Questão 06
	Questão 07
	Questão 08
	Questão 09
	Questão 10
	C
	C
	D
	B
	D
	C
	A
	D
	LEMBRO QUE O GABARITO DEVERÁ SER PREENCHIDO OBRIGATORIAMENTE, CASO ESTA RECOMENDACAO NÃO SEJA ATENTIDA, A ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL SERÁ ‘’ZERADA’’.
1. A Loja Enganação, anunciou que está vendendo aparelho de televisão Led, 40 polegadas por R$800,00 (oitocentos reais), publicou essa informação em todos os veículos de comunicação da cidade. João, se interessou pelo anúncio e foi até a loja adquirir o produto, ao chegar lá foi informado que o aparelho de televisão na verdade era de 32 polegadas e a loja se recusava a entregar a de 40 polegadas, pergunta-se? A atitude da loja fere qual princípio da Publicidade? João pode exigir o cumprimento do anúncio?
2. - Caso um profissional liberal da área médica cause danos a paciente consumidor, no exercício da prestação de serviços, a responsabilidade pessoal desse profissional liberal será apurada mediante a verificação de sua culpa. Explique a afirmativa acima, dizendo se está correta ou incorreta.
3. Quando o fornecedor for sancionado por ter realizado publicidade enganosa, a pena que se revela mais adequada, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é a de:
a) notificação
b) suspensão
c) contrapropaganda
d) cassação
4. João, comprando moveis na loja Sem noção veio a torna-se inadimplente -, num primeiro momento a Loja efetuou ligações cobrando os valores devidos dentro do horário permitido por lei. Por fim, acabou divulgando nas mídias sociais, sites da rede mundial de computador, que ele era mau pagador. A conduta da Loja está correta tendo em vista que realmente ele não havia pago sua dívida. 
a) Sim está correta, pois pode realizar qualquer tipo de cobrança.
b) Sim está correta, pois foram efetuadas as ligações nos horários corretos, e a divulgação em mídias sociais não é vexatória.
c) Não, com relação a divulgação das mídias sociais
d) Não com relação a ambas as cobranças.
5. Mévio adquire um veículo que vem com as rodas danificadas, o que somente é descoberto quando uma delas cede diante de um quebra-molas, em estrada vicinal no município K. Neste caso, diante das normas do Código de Defesa do Consumidor, cabe ao consumidor:
a) não será indenizado pela ocorrência de danos individuais.
b) apresentar o seu pleito ao Ministério Público e aguardar o final do procedimento administrativo.
c) ser indenizado diante da caracterização de danos coletivos ao consumidor.
d) requerer o conserto do veículo que, se for realizado, exonerará a empresa de quaisquer outros danos.
6. Com relação às práticas abusivas e às cobranças de dívidas, assinale a opção correta.
a) A execução de serviços independe de autorização expressa do consumidor ou de prévia elaboração de orçamento.
b) Considere que o gerente de uma loja telefone a um devedor seu e lhe diga que tomará as medidas judiciais cabíveis caso ele não efetue o pagamento total da dívida. Nessa situação, a atitude do credor não constitui ameaça ou prática abusiva visto que a legislação vigente prevê a cobrança de dívida como direito do credor em relação ao devedor.
c) Não conduta abusiva a ação de cobrador que, ao telefone, se apresente ao devedor como o?cial de justiça sem o ser.
d) Não se considera prática abusiva, à luz do CDC, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço.
7. Com relação as obrigações, analise os seguintes enunciados:
I- A obrigação de dar, que é considerada uma obrigação positiva. Nessas obrigações compromete-se o devedor a entregar alguma coisa que pode ser, todavia, certa ou incerta, específica ou genérica ao credor.
II- A obrigação de dar coisa certa consiste no vínculo jurídico pelo qual o devedor ética comprometido, adstrito a fornecer ao credor determinado bem, perfeitamente individuado , que tanto pode ser móvel como imóvel.
III- A obrigação de dar coisa incerta é aquela obrigação na qual o respectivo objeto ou o conteúdo da prestação, indicado genericamente no começo da relação, vem a ser determinado por um ato de escolha no instante do pagamento. Então, aqui o pagamento é precedido de um ato preparatório de escolha, que individualizará ou determinará a coisa a ser entregue ao credor. Feita a escolha, essa obrigação transforma-se em obrigação de dar coisa certa.
ESTÃO CORRETAS:
a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) Todas estão corretas
8. Joana comprou da loja Bom de Mais um ferro de passar roupa, quando foi utilizá-lo pela primeira vez, aconteceu um curto circuito, pegando fogo em sua casa e em parte da casa de sua vizinha. Com base no problema, responda: Qual o tipo de defeito apresentado?
a) Vício de qualidade
b) Vício de quantidade
c) Fato do Produto
d) propaganda enganosa
9. No caso de aquisição de alimentos com embalagens premiáveis, a ausência de informação acerca da existência de produtos com defeito na impressão, capaz de retirar o direito ao prêmio, configura publicidade
a) Enganosa por omissão
b) Enganosa por comissão
c) Abusiva
d) Nenhuma das alternativas anteriores
10. Nos termos da lei 8.078/90, são considerados direitos básicos conferidos ao consumidor e entre eles: 
I- a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. 
II- a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços. 
III- o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados. 
IV- a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral. Está correto o que se afirma em:
a) III e IV, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, II, III, apenas.

Outros materiais