Buscar

IMPORTÂNCIA DO TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL DO EXTREMO ORIENTE PARA O DIREITO INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

IMPORTÂNCIA DO TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL DO EXTREMO ORIENTE PARA O DIREITO INTERNACIONAL
Face ao exposto nos capítulos anteriores a criação do Tribunal Militar Internacional do Extremo Oriente ou Tribunal de Tokyo , como também ficou conhecido, marcou a história do direito internacional, principalmente o direito penal internacional.
De modo geral, pode-se dizer que a criação do Tribunal de Tokyo foi uma decisão mais política do que jurídica, ocasião ao qual United States, Grã-Bretanha e a China junto exigiram que se fizesse justiça, com a intenção de punir os criminosos de guerra. 
Com base na declaração de Postdam de 1945, declaração ao qual ocorreu a redenção japonesa. No meio disso tudo a Comissão das Nações Unidas para Crimes de Guerra recomendou que fosse criado o Tribunal Militar Internacional do Extremo Oriente para julgar os crimes e atrocidades cometidas pelos militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. 
Os trâmites do julgamento no Tribunal de Tokyo foi parecido com o de Nuremberg, esse julgamento teve 28 acusado sendo somente 25 chegaram a ser condenados, os crimes julgados por este tribunal foram:
Crimes contra humanidade, contra a paz, contra a convenção de guerra, planejamento, a preparação, o inicio e a implementação de uma guerra.
Vale ressaltar que este tribunal como o de Nuremberg foi importante para o direito internacional para mostrar que ate mesmo durante tem limites, os saldados e comandantes não podem agir de qualquer maneira mesmo em campo de batalha.
O Tribunal de Tokyo e de Nuremberg serviram como inspiração para criação do Tribunal Penal Internacional, que busca coagir os crimes que foram julgados nesses dois tribunais.

Mais conteúdos dessa disciplina