Buscar

Analise Escafandro e a Borboleta - Neurociencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
1. Fatores que possivelmente desencadearam a doença.
Lesões cerebrais traumáticas, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
2. Local da lesão e nível da lesão
Tronco encefálico, nível alto. 
3. Quadro clínico da doença
A Síndrome do Encarceramento, ou Síndrome de Locked-In, é uma doença neurológica rara, em que ocorre paralisia de todos os músculos do corpo, com exceção dos músculos que controlam o movimento dos olhos ou das pálpebras. Nesta doença, o paciente fica 'preso' dentro do seu próprio corpo, sem conseguir se movimentar ou comunicar, mas continua consciente, percebendo tudo o que acontece à sua volta e a sua memória continua intacta. O córtex cerebral e nem o tálamo são afetados, sendo assim as funções cognitivas são preservadas. O paciente é capaz de perceber todos os estímulos externos, mas não consegue responder fisicamente a eles. Esta síndrome não tem cura.
4. Justificativa para a possível área de lesão e os sinais e sintomas
O AVC que acometeu Jean-Dominique geralmente decorre da alteração do fluxo de sangue no cérebro, contribuindo para a morte de células nervosas da região cerebral atingida, no caso de Jean foi atingido o seu tronco encefálico. Normalmente, o problema se origina de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. (Não consegui identificar qual foi o de Jean)
 Como consequência, Jean perdeu a capacidade de falar (área 44 e 45) e se movimentar (áreas 4,6 e 8), porém áreas como 17(visão), 24(emoção), 34(memória), 39 e 40 (compreensão da linguagem), permaneceram intactas. A desconexão dos neurônios fez com que as ordens enviadas pelo cérebro não chegassem ao restante do seu corpo e, consequentemente ele não conseguia responder a nenhum estímulo, embora os recebia. A capacidade de Jean de compreender tudo que acontecia ao seu redor e interagir com as pessoas, através das piscadas com o seu olho esquerdo, o levaram a escrever um livro de sucesso “ O escafandro e a borboleta” que originou o filme.

Continue navegando