Buscar

economia seror publi exerc 5

Prévia do material em texto

Atividade Online – AO 05
	Curso:
	Superior de Tecnologia em Gestão Pública
	Professor(a):
	Talles Santos Faria Sillva
	Nome da disciplina:
	Economia do Setor Público
	Discente:
	Elias Alves Lemgruber
Formulário do Aluno – Atividade Online 05 – Envio de Tarefa – Artigo de Opinião 
Tema do Artigo:“O Estado e suas funções: o caso brasileiro”
Questionamento norteador: “Nos últimos 10 anos, qual função econômica o Estado brasileiro mais tem utilizado? Em sua opinião esta intervenção tem dados resultados? Positivos ou negativos?”
Título: Funções do estado
O governo controla a inflação através de diversos instrumentos e tenta manter a taxa inflacionária sempre no centro da meta, valor estipulado no começo de cada novo governo. Porém, certamente ficou uma dúvida em sua cabeça de como o governo manipula não só a inflação, mas a economia brasileira como um todo.
Bem, primeiro acho importante saber quais são as funções do governo e o porquê dele interagir com o mercado. Para dizer de uma forma bem clara: o governo atua no mercado pois o mercado sozinho possui falhas que fazem necessária a presença do Estado.
sabendo que o governo necessita atuar na economia podemos definir à ele três funções básicas para que a economia nacional ande nos trilhos:
Função distributiva: consiste na redistribuição de renda, sendo que a maioria vem dos valores pagos nos impostos por todos os brasileiros. Esta função permite que o governo repasse parte do que foi recolhido para serviços de bem comum, como educação e saúde. Ela se chama distributiva pois ela destina seus recursos a serviços públicos que são geralmente utilizados por pessoas de menor renda.
 Função alocativa: como o nome já diz, é a alocação dos recursos no oferecimento de bens e serviços públicos de uso geral, como rodovias, educação, infraestrutura e etc.
 Função estabilizadora: é agir ativamente no mercado diante de suas falhas promovendo através das políticas públicas o pleno emprego, o desenvolvimento econômico e social, estabilidade econômica e etc.
Nos últimos tempos o estado brasileiro tem utilizado a meu ver Função Distributiva. Isso ocorreu porque os governos anteriores possuíam uma visão socialista, o que contribuiu ativamente para a distribuição de renda na economia nacional. Como consequência disto, os governos anteriores trabalharam com o foco na distribuição de renda, principalmente nas classes mais baixas da sociedade brasileira. Conforme o discurso dos governantes anteriores, essa política tinha o objetivo de reduzir as desigualdades sociais. Isso era visto como um grande ponto positivo por todos na sociedade. Como exemplo de programa social para tal fim, podemos destacar: Bolsa Família. Que é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/22955919#readmore

Continue navegando