Buscar

industria textil e impacto ambiental

Prévia do material em texto

1) Analisar os impactos ambientais na água, solo, ar e outros possíveis fatores a serem afetados.
A indústria têxtil causa grande impacto devido ao alto consumo de fibras para a produção de seus produtos, a poluição causada é decorrente de meios de transporte, que circulam por todo o país, causando emissão de gases poluentes na atmosfera, também há a poluição causada pela criação de animais, já que muitas roupas são confeccionadas de lã e couro, para a produção desses tecidos, é necessário grande área para criação de gados bovinos e caprinos, o poliéster também polui, já que o mesmo é uma derivação do petróleo.
	A produção de tecidos possui um alta consumo, tanto de água, quanto de energia, cada fibra utilizada necessita de uma forma diferente de produção, entre os meios para a produção e finalização, está a utilização de grandes quantidades de cloro e a necessidade de tingimento nos tecidos.
	Não se utiliza muito espaço em relação a agricultura, mas a indústria têxtil é responsável por grande parte do consumo de inseticidas e pesticidas destinados a agricultura, assim como as máquinas necessárias para a produção do algodão, por exemplo, gastam-se grandes quantidades de combustível, além da energia elétrica necessária, que possui um consume elevado, o solo e os lençóis freáticos também corre o risco de sofrer degradação.
	
5) Sugerir medidas para reduzir tais impactos ambientais.
	A roupa é um objeto indispensável para a humanidade, cada tipo de fibra necessária para a confecção de roupas tem seus problemas, entre as formas de reduzir o impacto ao meio ambiente, está no uso de investimento de caminhões elétricos, mas isso está um pouco distante de ocorrer ao nosso país, devido ao fato de carros híbridos/elétricos ainda não serem tão populares, impossibilitando, por exemplo, a recarga da bateria.
	A melhor maneira, sem dúvida, é tomar a consciência de cada consumidor, cada consumidor adquirindo quantidades menores de roupas, reduzir a frequência do consumo, reaproveitar o tecido, usando uma toalha velha como pano de chão, reduzir a decoração usando tecidos, cogitar a doação de roupas que já não são mais usadas ou que não cabem no corpo, ou ao menos, estender o tempo de vida útil do produto.
	Cada consumidor também pode, por exemplo, optar pelos tipos de fibra e a forma com que ela é produzida, algodão orgânico evita o uso de pesticidas e fertilizantes, alguns tecidos de PET não são misturados a fibras naturais, possibilitando a reciclagem desse tecido.
	Usar roupas clássicas é uma alternativa, ela sempre é bem vinda e agrada aos olhos das pessoas, no caso de usar uma roupa que está na moda, cedo ou tarde essa moda irá passar, fazendo com o usuário acabe por guardar ela no armário e nunca mais usar.
https://www.ecycle.com.br/5810-impacto-ambiental-das-roupas
https://www.ecycle.com.br/component/content/article/73-vestuario/3002-como-suas-compras-de-vestuario-podem-ajudar-o-meio-ambiente.html

Continue navegando