Buscar

Adm II

Prévia do material em texto

Regime de Contratação – Lei 12.462 de 2011
Seria contratado (licitação) a princípio para realização de obras necessárias e ligadas a 9eventos esportivos, como por exemplo, Copa e Olimpíadas com vencimento até o ano de 2016 (por ser o ano em que ocorreu tais eventos no Brasil).
Esta licitação visava uma maior eficiência para contratar pessoas neste período, porém esta Lei começou a sofrer alterações ganhando uma maior aplicabilidade, pois o seu campo de aplicação foi estendido a outros casos, como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC; obras e serviços de engenharia do sistema público de ensino; e obras e serviços de engenharia no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde. A partir disso, passa a ter característica de licitação pública permanente.
RDC possui como escopo de diferenciação a eficiência e celeridade, por ser um mecanismo que não envolve burocracias.
Mantém o sigilo para buscar um resultado vantajoso ao órgão e fomentar ou estimular a concorrência dos licitantes, e dessa forma, o orçamento é revelado após a conclusão desse processo licitatório, ficando esta informação disponível apenas aos órgãos de controle.
Indica marca e modelo quando para adquirir o bem.
Possibilidade de contratação integrada, em que a empresa responsável executa todas as fases do projeto visando maior economia de tempo e menor dispêndio durante o processo. 
Ao contrário das outras licitações a remuneração não é fixa, mas sim determinada pelo desempenho, meta, prazo cumprido e partir disso será determinado o valor a ser pago pela Administração.
Existe o contrato de eficiência em que o contratado pode receber um bônus quando cumpre o acordado de forma satisfatória, como também pode sofrer sanções pela inexecução do contrato.
A licitação do RDC é preferencialmente feita eletronicamente, mas pode ser feita presencialmente.
Resolução de conflitos feita pela arbitragem e mediação.
ARTIGO
Lei 8666 (licitações) – Art 3º trata dos princípios da licitação. Serviços com caráter de urgência perdiam a aplicabilidade e executividade diante da burocratização da LNL, tornando-se inaplicável em decorrência do tempo despendido. Não contemplando desta forma o princípio da celeridade.
RDC visa eficiência nas contratações, incentivar processos e menor dispêndio para a Administração Pública, oferecendo a escolha mais vantajosa.
Busca aplicar os princípios da Administração da celeridade e da eficiência
Com o compromisso assumido pelo Brasil para sediar os eventos previstos e feitos no mundo inteiro, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Comitê Olimpico Internacional, foi necessário a criação de um instrumento para viabilizar e acelerar a preparação do País estruturalmente na área tecnológica e da construção civil, dentre outras para que saísse como o planejado frente ao compromisso firmado perante a comunidade internacional.
Esta adequação e melhoria para fazer estes eventos, visava um fomento na economia nacional com o aumento de consumo e empregos (indústria, serviços e construção civil).
Diante desse problema, foi necessária a criação de um mecanismo que abarcasse a celeridade, pois o país tinha um prazo para cumprir com a responsabilidade assumida, e consequentemente a eficiência, para que ocorresse uma realização adequada desses eventos, alcançando assim, o êxito almejado.
Uma vez optado pelo RDC é afastada as normas da licitação da Lei 8666
A contratação do regime integrado foi motivada pelo legislador para que a iniciativa privada entrasse na relação com o conhecimento e técnica, por serem além do que a Administração Pública detém, e assim ocorrendo uma troca entre a Administração e o particular.
Ao longo do tempo a aplicabilidade do RDC foi sendo alargada e ampliada, pois a Lei passou por alterações. Tornou-se um mecanismo muito utilizado para agrupar e atender atividades relacionadas a Administração Pública 
Princípio da celeridade: nasce no RDC quando o Brasil precisava cumprir os compromissos assumidos perante a comunidade internacional em tempo hábil, de uma forma que os resultados fossem eficazes e satisfatórios.
Orçamento sigiloso: orçamento previamente estabelecido é divulgado após a conclusão do processo, ou seja, posteriormente a adjudicação do objeto em questão licitado. Isso faz com que os licitantes proponha algo melhor, fazendo juz ao princípio da eficiência e da economia, visto que o licitante não tem conhecimento sob a quantia que outro licitante veio a propor. Isso ocasiona em uma proteção ao erário, visto que o licitante não irá propor algo tão irrisório ou tão próximo do orçamento.
Inversão de fase: a habilitação de um interessado é posterior a análise de propostas feitas pelos licitantes. Por vir primeiramente a apresentação de propostas, em seguida o julgamento delas e só então a habilitação. É considerado uma inversão, visto que, quando comparado a Lei 8666 ocorre essa inversão no processo da RDC que é seguido invertidamente e a passagem de cada fase depende da execução perfeita da fase anterior. 
Fase recursal única: ao contrário das licitações convencionais é disponibilizada mais de uma fase recursal, porém no RDC por ter como base a celeridade isto foi reduzido a uma única fase, evitando que as fases se arrastem ao longo do tempo. O RDC pode passar a ter duas fases recursais, se o legislador fizer uso da Lei 8666 e aplicar as normas da LNL ao fazer com que a habilitação anteceda a apresentação e julgamento das propostas dos licitantes.
RDC visa que o campo de abrangência torne-se de temas permanentes e essencial a Administração Pública. 
Tem a eficiência e celeridade com primor de aplicabilidade, e isso é comprovado pelo prazo máximo de duração a que lhe é estabelecido, sendo de no máximo 20 (vinte) dias sendo imposta sanção ao agente que não observar ou vier a não cumprir este prazo estabelecido. 
É um mecanismo que veio para inovar toda a característica acerca do processo licitatório, visto que, era tido e conhecido como algo moroso e muitas vezes não atendia a expectativa ou as necessidades da Administração, ficando assim, um processo lento e sem a colheita de bons resultados. O RDC veio para ir contra todo estigma de processo licitatório, apesar de receber muitas críticas dos licitantes juntamente com o Judiciário, mas se mostra um procedimento em que acelera, traz soluções e apresenta resultados positivos em um curto período de tempo. Pois, a LNL tornou-se ultrapassada diante da sobrecarga de responsabilidade da Administração por ser algo demorado e sem resultados satisfatórios.

Continue navegando