Buscar

Corona virus

Prévia do material em texto

· Como o coronavírus afeta o Sistema Respiratório?
Um novo vírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). Eles afetam o sistema respiratório (pulmões e tubos de respiração).
O vírus então entra nos tubos brônquicos (as vias aéreas que vão para os pulmões) e ali produz inflamação na mucosa desses tubos. Isso causa irritação e, portanto, começamos a tossir. Quando isso ocorre, a resposta inflamatória aumenta porque o corpo está combatendo o vírus e, consequentemente, a febre aparece. Nesse ponto, começamos a nos sentir mal e a perder o apetite.
De acordo com uma análise da OMS baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).
A situação pode piorar se o vírus sair do canal brônquico e atingir os pulmões, onde causa inflamação (pneumonia).
Se uma porção suficiente de tecido pulmonar for afetada, será mais difícil para o paciente respirar, porque ele não pode respirar o 'ar ruim' e inalar o 'bom'.
Quando o corpo não recebe oxigênio suficiente, o paciente deve ser hospitalizado e pode precisar estar conectado a um respirador.
· Como é a característica da evolução do coronavírus no exame de imagem? Com o aumento de casos de coronavírus em todo o mundo, métodos de prevenção, tratamento e diagnóstico tem sido amplamente estudados. Como o vírus tem como alvo principalmente o sistema respiratório, imagens radiológicas do tórax tem um importante papel. Pesquisas relacionando radiografias e tomografia computadorizada com os sintomas do coronavírus têm aumentado consideravelmente. Na falta dos kits de teste viral, estes exames podem contribuir com evidências para as suspeitas do COVID-19.
Segundo exames de imagem, 74 pacientes (75%) apresentaram pneumonia bilateral, 14 pacientes (14%) apresentaram manchas múltiplas e opacidade em vidro fosco e 1 paciente (1%) evoluiu com pneumotórax. Também houve registros de linfopenia em outro estudo realizado com 41 pacientes diagnosticados com 2019-nCoV. (Retirado de artigo )
· Justifique os principais sintimas graves do corona-vírus(tosse,febre,cansaço,falta de ar).
O coronavírus e seus sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas mais velhas e que tenham alguma doença crônica.Pois possuem algum problema crônico. Diabetes, doenças cardiovasculares, males digestivos ou respiratórios e câncer estavam entre eles.Isso ocorre pois o envelhecimento e essas enfermidades tendem a diminuir a imunidade contra infecções em geral.
Talvez ainda seja cedo para falar em tratamento fisioterapêutico específico para os pacientes com a condição. Mas pelas experiências, desde 2003, com os outros coronavírus (H1N1, SARS-CoV e MERS-CoV) e pelas características dos novos casos de pneumonia por coronavírus, estes mostram comprometimentos pulmonares semelhantes aos surtos anteriores (febre, fadiga, tosse seca, e sintomas de infecção do trato respiratório superior, como congestão nasal e coriza. Cerca de metade dos pacientes apresenta dispneia após uma semana e, em casos graves, pode progredir rapidamente para síndrome do desconforto respiratório agudo, choque séptico, acidose metabólica difícil de corrigir e coagulopatia). Alguns pacientes apesentam sintomas leves de início sem febre, alguns ficam gravemente doentes e até morrem. Nesse contexto a atuação do fisioterapeuta é de suma importância no tratamento e recuperação dos pacientes, em especial nos casos graves e que podem transcorrer com óbito, tendo em vista que as complicações respiratórias ocasionadas pela pneumonia viral ( determinam a gravidade e os casos de óbito ao gerar os problemas de trocas gasosas (hipoxemia grave), com necessidade de suporte ventilatório (ventilação não Invasiva e invasiva), de melhora da relação ventilação/perfusão: posicionamento, oxigenoterapia suplementar, manobras de higiene brônquica e de reexpansão pulmonar (nos casos de hipersecreção pulmonar e hipoventilação/atelectasias).
Referências bibliográficas
https://assobrafir.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ASSOBRAFIR_BETACORONAVIRUS-2019_v.4.pdf
https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/05/Protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus-2019-ncov.pdf
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

Continue navegando