Buscar

Prova Ed Jovens e Adultos

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação de Jovens e Adultos possui algumas fragilidades e o que encontramos, na maioria das vezes, são espaços em locais diversos adaptados para tal finalidade em escolas construídas para o ensino regular e que, em algum período, geralmente à noite, recebem os alunos da EJA. Assim sendo, analise as seguintes sentenças:
I- Esta abordagem está relacionada ao espaço físico para EJA.
II- A sala de aula é só para os alunos adultos da EJA.
III- A escola é especialmente para a Educação de Jovens e Adultos.
IV- Relaciona-se ao espaço físico da EJA adaptado para o ensino regular.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, existem mecanismos que asseguram gratuidade a esta clientela, que não puderam efetuar seus estudos na idade regular, considerando também alguns fatores relevantes neste processo. Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o mecanismo e os fatores relevantes neste processo para o aluno da EJA:
	 a)
	Sistemas de ensino, condições de vida e de trabalho do educando.
	 b)
	Colégios e cursos e exames para aprimorar o financeiro do educando.
	 c)
	Sistemas sociais e oportunidade de manter-se no mesmo nível de escolaridade.
	 d)
	Estabelecimentos de ensino, condições financeiras e exames.
	3.
	A proposta curricular para a EJA, ao alcançar sua compreensão para além das "grades" curriculares, percebe a importância da cidadania e do direito à educação, que não se atém apenas à oferta de vagas e propostas pedagógicas, cujos conteúdos são fechados em si mesmos, mas contribui para garantia de uma educação de qualidade. Nesse aspecto, criaram-se estratégias em prol dessa ação. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Agregar elementos que podem trazer à tona e mostrar sob outro ângulo o contexto dos sujeitos aprendizes, seu modo de viver, sua cultura e atuação na sociedade.
II- Congregar novas ideias e formas democráticas à prática educativa numa concepção emancipatória e transformadora, determinando a responsabilidade político-pedagógica dos profissionais da escola.
III- Apresentar ações planejadas para serem desenvolvidas no sentido de evitar dialogar sobre trabalhar os conflitos, buscando sempre as relações competitivas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Quando falamos em educação, estamos nos remetendo às diversas modalidades de ensino, que são Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Médio. Para cada modalidade de ensino, também existe uma clientela a ser atendida. Considerando os sujeitos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, esta considera determinados tipos de clientela. Analise as afirmativas a seguir:
I- Jovens, adultos e idosos; brancos, negros, índios, ciganos, agricultores, os privados de liberdade, entre outros.
II- Só o jovem, o adulto e o idoso que procuram pela escola somente mais uma vez para completar sua graduação.
III- Os quilombolas, os índios e os agricultores que são idosos, os jovens moradores de rua.
IV- Os adultos previstos no Projeto Político-Pedagógico da escola que atende à Educação de Jovens e Adultos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Na Educação de Jovens e Adultos, o perfil do professor se configura por algumas capacidades. Quais são elas?
	 a)
	Trabalhar com conteúdos de natureza diversa das áreas do conhecimento integrados e a comunidades de aprendizagem, dialogando com a comunidade local na perspectiva de valorizar os saberes da infância daquele contexto.
	 b)
	Desenvolver práticas educativas na perspectiva da diversidade religiosa, interagindo empaticamente por meio do diálogo, considerando a relação interpessoal entre professor e aluno condição essencial para a aprendizagem na busca do resgate da autoestima que produz o consumo dos saberes historicamente acumulados.
	 c)
	Planejamento como competência básica para atuação em espaços de diversidade étnica.
	 d)
	Empreendedorismo entre o saber e o saber fazer, extrapolando a dimensão técnica e científica com vistas à instrumentalização do aluno para enfrentamento do cotidiano competitivo neoliberal.
	6.
	Os cursos destinados à Educação de Jovens e Adultos devem oferecer a quem os procura o compromisso de desenvolver as competências básicas para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de ampliar a consciência com relação ao estar no mundo, à capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Sobre o que esta afirmativa especificamente condiz, analise as seguintes sentenças:
I- As especificidades que envolvem a avaliação nas aulas com turmas de EJA.
II- O espaço físico, a sala de aula de Educação de Jovens e Adultos.
III- A estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos.
IV- A lei que disciplina a idade para ingresso em turmas de EJA.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Os estudos relacionados às investigações da Didática na EJA, no Brasil, têm relação direta com as tendências pedagógicas que permearam e permeiam o currículo educacional desta modalidade ao longo da História. De acordo com a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, com relação à Didática, analise as sentenças a seguir:
I- É uma disciplina que envolve uma série de princípios e regras que gerem o ensino.
II- Tem como finalidade a orientação do processo de ensinar, permitindo aos alunos se perceberem como agentes ativos na transformação da sociedade e de si próprios.
III- É entendida como a organização da aprendizagem, valorizando o aluno como sujeito da aprendizagem.
IV- Valoriza mais o processo e os meios que possibilitam a aprendizagem, desconsiderando os contextos.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Muito se falou e se fala sobre a estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se a todo instante a melhoria nos espaços e em suas diretrizes educacionais modificar e melhorar sua proposta. Sobre o currículo da EJA, analise as seguintes sentenças:
I- Na maioria das vezes, o currículo estruturado para a EJA segue a mesma estrutura curricular do ensino regular e acaba não atendendo às perspectivas do aluno da EJA.
II- Não necessariamente deve estar incluso no currículo a necessidade de que os jovens e os adultos desenvolvam suas diferentes capacidades, enfatizando somente o conteúdo pré-elaborado.
III- Outro aspecto a ser considerado no currículo é a formação do professor. Faz-se necessário definir claramente o papel da EJA na sociedade brasileira e o modo como os objetivos propostos podem ser atingidos.
IV- O Programa Travessia do Jovem Estudante ? TRAJE e o curso de biojoias constitui-se em um diferencial que integra a diversidade do perfil do educador da Educação de Jovens e Adultos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentençasI, III e IV estão corretas.
	9.
	No que diz respeito às leis que disciplinam a oferta da Educação de Jovens e Adultos, observa-se que existe um caminho imenso a ser explorado. Entretanto, vários obstáculos foram transpostos. Outros ainda precisam ser ultrapassados. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O documento base da CONFITEA VI trata das especificidades da EJA, que nos conduz para um olhar mais aprofundado para a questão da Intersetorialidade na EJA e no Ensino Regular.
(    ) A intersetorialidade da EJA constitui-se em um desafio: dialogar com o campo do trabalho, da saúde, do meio ambiente, das culturas da comunicação, entre outros aspectos.
(    ) Os jovens com necessidades especiais ainda têm dificuldades de inserir-se tanto nos espaços escolares como no campo do trabalho, devido ao desconhecimento da capacidade destes  sujeitos.
(    ) No Projeto Político-Pedagógico da escola que oferta a EJA, não há necessidade de abordar questões e proposições para esta modalidade de ensino, pois o interesse da escola é a educação de crianças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	A EJA tem se constituído como lugar social e historicamente reservado aos setores populares. Assim, os alunos, na maioria das vezes trabalhadores, pobres, subempregados, oprimidos, excluídos, são reconhecidos como classe social dominada, cuja reprodução da hierarquia social é legitimada na hierarquia escolar. Esse fato poderia justificar a ideia de que a EJA está vinculada a um reducionismo no ensino-aprendizagem, a uma formação aligeirada, de baixa qualidade e que não estimula a permanência dos sujeitos. Ao pensar a educação crítica e transformadora para os sujeitos da EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os programas de alfabetização, implementados para Educação de Adultos à margem do sistema educacional, são suficientes para contribuir com os propósitos do desenvolvimento socioeconômico e de constituição de políticas públicas.
	 b)
	Trata-se de atuar sobre indivíduos para transformar sua cultura, para dar-lhes novos instrumentos e ferramentas.
	 c)
	Os sujeitos da EJA devem ser compreendidos em suas diversidades por meio de aproximação de suas realidades e do entendimento de suas trajetórias, projetos/expectativas e dinâmicas plurais de (con)vivências.
	 d)
	As atividades compensatórias e de suplência são importantes componentes de programas de desenvolvimento.

Continue navegando