AD2 - Turismo e Sociedade - 2020
2 pág.

AD2 - Turismo e Sociedade - 2020


DisciplinaAd 2 Turismo e Sociedade34 materiais125 seguidores
Pré-visualização1 página
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA \u2013 AD2
Período - 2020/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macêdo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos
Aluno(a):Renildes Almeida de Souza Matrícula:16215100073
Tendo como referência as aulas 12, 14 e 15, responda as seguintes questões.
Questão 01 (valor: 5,0 pontos):
O surgimento dos estudos sociológicos do lazer resultou da importância que a questão do \u201ctempo livre\u201d adquiriu na relação entre o indivíduo e o trabalho. Discorra sobre as principais definições do lazer e o entendimento deste fenômeno nos dias atuais. Mínimo de. Mínimo de 15 linhas.
O lazer (sinônimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da melhor formas que desejar. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir.São várias atividades que pode ser praticada em seu tempo livre, no momento em que você não está trabalhando, em atividades com a família, amigos, religiosa , festas onde proporciona momentos de prazer , alegria.Neste momento de lazer você tem oportunidade de relaxar descontrair, distrair. O Lazer trata de momentos que a pessoa não trabalha,e também tem a função educativa, integrativa,recreativa cultural e compensadora de acordo as praticas a serem adotadas. 
O lazer pode ser classificado de acordo com o espaço em que se realizam as atividades em três grupos:
· Lazer Doméstico, dentro das nossas residências para prática de alguma atividade da lazer ou de entretenimento;
· Lazer extra doméstico: está baseado nas relações com ambiente da própria cidade quando realizamos atividades de lazer como atividades no parque, festas ou mesmo sai de casa para comer uma pizza, ir a confraternizações de amigos.
· Lazer Turístico de negócios- É o nome do lazer que se dá fora da cidade onde reside, neste segmento de turismo o lazer não tem como objetivo a prática do lazer.
O lazer Turístico é aquele o conteúdo é traçado nas experiências relacionada á utilização de elementos da atividade turística. Ele se distingue da recreação turística, pois estas atividades são realizadas durante o período em que os turistas estiver vivenciado o lazer turístico.
Questão 02 (valor: 5,0 pontos): 
\u201cA política pública de lazer, como qualquer outro setor, deve ter uma postura crítica e articular-se, compartilhando objetivos e recursos, além de adotar como critérios fundamentais o incentivo à sociabilidade espontânea e o desenvolvimento da sensibilidade e do autoconhecimento dos participantes\u201d (GUTIERREZ, 2001, p. 90). Considerando esta afirmação reflita sobre em que medida as práticas de lazer e usos dos espaços de lazer serão impactados pela pandemia do Covid-19. Em sua resposta destaque as possíveis mudanças na forma pela qual os indivíduos se apropriam do seu tempo livre e o utilizam para o lazer. 
Muitos municípios, já estão sofrendo com a pouca disponibilidade de recursos livres para investimentos, terão ainda mais dificuldades de implementar novos projetos, em especial de espaços públicos, o onde pode aumentar a crise social das cidades. Mediante ao cenário que estamos vivendo com a covid19,muitas mudanças deverão ocorrer começando a partir da postura das pessoas. Os impactos que vem causando no mundo nos faz refletir sobre as mudanças que ocorrerão, em se tratando em lazer investimentos de novas infraestruturas de espaço público nas cidades.Os Municípios junto com os Conselhos,Setores do comércio e os Hoteleiros deverão e realizar fóruns de discussão criando assim uma Política Pública que é um valioso instrumentos pode elaborar um Plano de ação que reflita na atual situação que estamos vivenciando, e atende os direitos sociais. Precisamos de projetos e programas que garante buscando estratégias a implementação e utilização dos espaços públicos aproveitando os parques, as áreas verdes, o lazer esporte e cultura nas cidades dão condições de todos serem incluídos.O lazer é uma qualidade de vida que oportuniza para o cidadão, mediante a tantos desgastes estresses e desequilíbrio de todas as ordens, o lazer surge como direito social , garantindo assim qualidade de vida.
Boa avaliação!