Buscar

prova ludicos e musicalização

Prévia do material em texto

1.
	A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. A respeito dos aspectos para os quais a musicalização pode contribuir, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Habilidade em manusear os instrumentos musicais e produzir música.
	
	b) Movimentos de esquema corporal e de coordenação motora ampla.
	
	c) Brincadeiras que estimulem a imaginação, criatividade e expressões corporais.
	
	d) Desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.
	 
	 
	2.
	De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem e do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II- O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
III- O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os(as) professores(as).
IV- A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas, sensório-motora, simbólica e regras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
	
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	Desde o início do século XVI, as atividades lúdicas passaram a ser valorizadas, e seu estudo vem sendo aprofundado constantemente, pois, independentemente da época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A brincadeira na infância é pouco valorizada, pois considera-se que sua prática não favorece o desenvolvimento físico, motor e intelectual da criança.
	
	b) A ludicidade é considerada uma necessidade básica do corpo e da mente, pois possibilita o desenvolvimento integral da criança.
	
	c) A ludicidade, ou seja, as brincadeiras, são as mesmas, independentemente da região, não há influência da cultura.
	
	d) A brincadeira de faz de conta transforma qualquer objeto em brinquedo, mas nunca é retratada a realidade do cotidiano infantil.
	 
	 
	4.
	O brincar para todos alerta para importância de que cada brinquedo seja visto como possibilidade de acesso a todos, sem que haja quaisquer obstáculos, principalmente porque o lúdico favorece o conhecimento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Existe uma fase infantil específica para as possibilidades lúdicas, pois as crianças carecem de brincar apenas nessa determinada fase, depois disso suas condições físicas, intelectuais ou sociais podem dispensar a brincadeira e focar no conteúdo.
	
	b) O brincar para todos depende de muitos fatores, sendo o mais relevante a questão da deficiência, pois, dependendo qual for a necessidade, a criança terá maior limitação e a escola terá pouco a fazer.
	
	c) O envolvimento em brincadeiras desperta a alegria e motiva as crianças, reforça a interação, unindo-as e oferecendo oportunidade de trocarem experiências e ajudarem-se mutuamente, independentemente da deficiência.
	
	d) Crianças com alguma deficiência tendem a não brincar muito, necessitando de outras atividades menos lúdicas e mais voltadas à necessidade específica da criança.
	 
	 
	5.
	Para Santos (2000) e Nascimento (2006), falar sobre brinquedoteca é falar sobre os mais diversos espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, às emoções, às vivências corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da autoestima, do autoconceito positivo, da resiliência, do desenvolvimento do pensamento, da ação, da sensibilidade, da construção do conhecimento e das habilidades. Quando falamos de brinquedoteca, estamos falando de magia, de um convite ao brincar, de desafios a vencer, de estruturas cognitivas a se organizar e se desenvolver. Estamos falando de um "mundo" que proporciona não apenas brincadeiras divertidas, mas o desenvolvimento físico, cognitivo, social e moral. Sobre os aspetos beneficiados com o uso da brinquedoteca, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, S. M. dos (org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 58.
NASCIMENTO, S. K. do. Brinquedoteca na escola especial. Revista Criar, São Paulo, ano 2, n. 11, p. 28-29, set./out. 2006.
	
	a) Desenvolvimento amplo de habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais.
	
	b) Desenvolvimento de habilidades competitivas e de espírito vencedor.
	
	c) Desenvolvimento da capacidade de disciplina e reconhecimento de regras.
	
	d) Desenvolvimento de criatividade e espontaneidade, sem objetivo pedagógico.
	 
	 
	6.
	A alfabetização pode ser realizada de várias formas. As cirandas podem e devem ser utilizadas como instrumentos de alfabetização. Sobre as cantigas de roda, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As cantigas de roda, como recurso de alfabetização, devem ser utilizadas somente ao final do processo de alfabetização.
	
	b) O interesse da criança será despertado pelas cirandas apenas a partir do momento em que souber ler e, assim, acompanhar a letra da música.
	
	c) O conhecimento da letra da música pela criança facilita o processo de alfabetização.
	
	d) A cirandas são brincadeiras para descontrair depois das atividades de alfabetização.
	 
	 
	7.
	De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem e do texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética, que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
(    ) O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
(    ) O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os professores.
(    ) A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas: sensório-motora,  simbólica e regras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
	
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - F - V.
	 
	 
	8.
	Entender sobre inteligência não é tão fácil como parece, exigeum conhecimento complexo. Ela não se resume a um conceito, tampouco a um saber. Há definições sobre inteligência que se alteram conforme o entendimento da época, conforme os paradigmas vigentes. Alguns autores a definem apenas considerando a razão, outros aliam a razão e a emoção. Gardner (1995), autor das inteligências múltiplas, trouxe grande contribuição para essa compreensão. Sobre a definição de Gardner com relação à inteligência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A inteligência não deriva de uma característica especial de espírito, matéria ou energia, mas somente de informação.
(    ) A comunicação é a responsável pela conexão das sinapses, e quanto mais sinapses, mais o indivíduo pode ser considerado inteligente.
(    ) A inteligência é a competência de resolver situações-problema ou criar produtos que sejam valorizados em um ou em mais ambientes culturais.
(    ) A falta de controle emocional demonstra falta de inteligência; dessa forma, a inteligência advém das emoções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	9.
	Pesquisadores da área apontam uma série de benefícios da música para a aprendizagem e a memória. Musicalizar é uma ferramenta eficaz a ser utilizada na aprendizagem e apresenta outras significações. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Desenvolve a sensibilidade e a expressão.
	
	b) Incentiva a ética comercial.
	
	c) Trabalha o sentimento de competição e a atenção.
	
	d) Estimula a movimentação e a desatenção.
	 
	 
	10.
	As brincadeiras antigas são lembranças alegres da infância de muitos adultos. Além disso, elas também são importantes para o desenvolvimento da criança. Sobre as brincadeiras antigas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Essas brincadeiras surgiram devido ao tédio das crianças diante da tecnologia.
	
	b) As brincadeiras antigas são parte importante da cultura de um povo.
	
	c) Atualmente, essas brincadeiras estão totalmente extintas do meio infantil.
	
	d) Noções de lateralidade e espaço não são desenvolvidas nessas brincadeiras.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2018) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garatidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança. Faz-se necessário superar aquela educação reprodutora, que didatiza o lúdico, patologiza a infância e reduz a educação ao ensino, e promover uma educação que valorize o convívio com as diferenças, que priorize as expressões infantis, que agregue as famílias nas creches e que opte por considerar o ato de brincar como um favorecedor de descobertas. A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir:
I- A formação docente para atuação na educação infantil é desenvolvida em conjunto com a formação que habilita o docente a atuar nos anos  iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, nos dois níveis, são exigidos os mesmos conhecimentos e são iguais os objetivos formativos.
II- Cuidar e educar são princípios norteadores da educação infantil e a prática educativa nesse segmento deve ser abordá-los sem que haja sobreposição entre eles.
III- No trabalho docente na educação infantil, deve-se considerar o brincar como forma específica de manifestação da criança e, portanto, elemento fundamental no desenvolvimento do trabalho educativo.
É correto o que se afirma em:
FONTE: http://revista.fct.unesp.br. Acesso em: 5 set. 2017.
FONTE: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. Apresentação. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
	
	a) II, apenas.
	
	b) II e III, apenas.
	
	c) I e III, apenas.
	
	d) I, apenas.

Continue navegando