Buscar

Preservação e Renovação do Direito Romano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no texto de Jean Gaudemet, O milagre romano,
1 - Aponte o grande feito de Justiniano (527-565) no que diz respeito à preservação do direito romano.
Justiniano implementou um projeto, onde criou escolas de direito, pegou todo o direito daquele lugar, que estava bagunçado, controverso e divergente, e os transformou em um código, organizado. Juntamente com operadores desse direito, que não se podia confiar, fosse pela falta de conhecimento, fosse pelo caráter destes, dar a eles um código que os ajudaria a aplicar esse direito de forma mais fácil, organizada, e até usando a jurisprudência, de modo semelhante em cada situação. E assim preservando o direito romano.
2 – Aponte algumas “renovações jurídicas no Ocidente” a partir com século XI, com a recompilação justinianéia.
“Encontrada de novo na segunda metade do século XI, a recompilação justinianéia foi o ponto de partida de uma renovação jurídica no Ocidente (...).” (GAUDEMET)
As escolas de direito, agora no ocidente, formaram operadores deste, que ficavam a serviço daquela sociedade, que agora tinham o conhecimento do direito romano, as técnicas e regras. 
3 – De que forma o direito canônico influenciou o direito laico europeu?
O direito carregado de religião que antes se usava, mostrou como não fazer e como não ser, se criou um direito livre, que sabia bem o que não poderia acontecer e ser, regulava as relações entre pessoas e não mais entre humanos e deuses.
4 - “O direito não surgiu espontaneamente “ex nihilo”, mas sempre esteve condicionado a incontáveis ordens de realidade, nunca estáticas, mas dinâmicas, e que se alternam conforme igualmente se modificam outros inumeráveis fatos que a vida continuamente proporciona.” Explique/comente a afirmativa.
O direito não é algo criado sem proposito ou que surgiu do nada, ele é uma demanda, que se modifica com o tempo, com a região onde está inserido, ele não fica engessado em uma época ou uma localização, cada situação que a vida proporciona o faz mudar e se adaptar, seja para regular, seja para saber como evitar. Por isso que durante a história do direito existem inúmeros códigos, leis, punições e crimes que deixaram de ser, assim como atos que vieram a ser crimes. Nesta época mesmo o direito não é único, cada país tem o seu, limitado ao que aquela sociedade acredita. Com essa pandemia fica claro que o direito não está regulado e ajustado para tudo, ele necessita que a vida traga as situações para que ele se modifique, se adeque e comece a regular tais situações.

Continue navegando