Buscar

comercio exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Priscila Martins dos Santos (1312169)
	Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514139) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17844194
	1.
	Assim como a liderança das maiores economias de desenvolvimento médio (tais como a China e o Brasil), os países em vias de desenvolvimento passaram a ter maior peso na economia mundial, portanto, maior impacto nas transações comerciais globais. Isto é de grande importância no momento de analisar como o cenário comercial atual está sendo articulado, especialmente a partir do ano 2008, quando aconteceu a grande crise econômica dos países desenvolvidos. Disserte sobre a crise econômica mundial de 2008.
FONTE: TORRE, José A. P. G. de La; SILVA, Anderson da. Comércio Exterior. Indaial: UNIASSELVI, 2016. ( * Máximo 1000 caracteres )
Apesar de não ter atingido em cheio o Brasil em um primeiro momento, a crise de 2008 abalou o mercado financeiro mundial, trazendo sérias consequências tanto aos Estados Unidos quanto à Europa. Os setores mais prejudicados foram os financeiros. Nos primeiros dias após a segunda-feira negra, o que abateu a economia brasileira foram as quedas no valor das ações e aumento no preço do dólar. Em seguida, houve uma diminuição do crédito e redução dos investimentos internacionais. As expectativas de crescimento econômico também diminuíram, com previsões menos otimistas para o PIB. A consequência desse desastre econômico foi desemprego em massa, retração financeira internacional, principalmente na Europa. Com isso, houve o aumento da dívida pública externa por conta da necessidade de empréstimos junto FMI, outro fato que prejudicou a produtividade foi a queda no valor e nas demandas por commodities (matérias-primas que podem ser estocadas sem perda da qualidade). Uma delas é o petróleo.
	2.
	Os processos de exportar e importar não são tão simples assim, demandam uma série de conhecimentos sobre os procedimentos a serem tomados até que seja feito o despacho das mercadorias e a chegada delas em seu destino com segurança. Quando ocorre uma compra, toda a mercadoria precisa ser submetida ao despacho aduaneiro comum, vindo de uma exportação ou importação, passando pelo controle da Receita Federal, em que a fiscalização aduaneira verifica todas as ocorrências para poder oferecer segurança total para o consumidor. Por isso, a importância do despachante aduaneiro, sendo figura fundamental em todo o processo. Disserte sobre as atribuições do despachante aduaneiro e o despacho aduaneiro de exportação.
FONTE: Disponível em: <http://www.despachanteaduaneiro.org/papel-de-um-despachante-aduaneiro>. Acesso em: 22 jul. 2017. ( * Máximo 1000 caracteres )
O despachante aduaneiro é o profissional com poder outorgado pelo exportador ou importador, que se encarrega de apresentar para Alfândega, a documentação estabelecida nas normas tributárias, relativas ao despacho aduaneiro de importação ou exportação, seu trabalho consiste na representatividade dos interessados perante os mais diversos órgãos, também conhecidos como intervenientes governamentais, que promovem o Controle Aduaneiro, além de operadores do comércio exterior e da logística, como armazéns, transportadores, bancos, empresas certificadoras e portos e aeroportos. Já o despacho aduaneiro de exportação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior.Toda mercadoria destinada ao exterior, está sujeita a despacho de exportação, com as exceções estabelecidas na legislação específica.

Continue navegando