Buscar

Processos de Exportação e Importação Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Processos de Exportação e Importação (CME12)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651108) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22778106
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando estamos inseridos nas comercializações internacionais, sabemos que os processos de exportar e importar não são tão simples assim, demandam uma série de conhecimentos sobre os procedimentos a serem tomados até que seja feito o despacho das mercadorias e a chegada delas em seu destino com segurança. Quando ocorrer uma compra, toda a mercadoria precisa ser submetida ao despacho aduaneiro comum; vindo de uma exportação ou importação, passa pelo controle da Receita Federal, onde a fiscalização aduaneira verifica todas as ocorrências para poder oferecer segurança total para o consumidor. Por isso, a importância do despachante aduaneiro, sendo figura fundamental em todo o processo. Disserte sobre o papel do despachante aduaneiro perante as comercializações de mercadorias internacionais.
FONTE: Disponível em: <http://www.despachanteaduaneiro.org/papel-de-um-despachante-aduaneiro>. Acesso em: 10 set. 2016.
	Resposta Esperada:
O despachante aduaneiro tem o papel e a função de verificar se os dados declarados estão corretos para o desembaraço aduaneiro e que a mercadoria seja liberada de modo correto. Ele é um prestador de serviços que precisa ter conhecimento total das ações de importação/exportação, nos procedimentos aduaneiros, liberação da carga, transportes, armazéns, procedimentos fiscais, tributários, logísticos, administrativos e governamentais, enfim, tudo o que envolve os serviços de seus clientes. Para executar esse papel, o despachante aduaneiro deverá ser credenciado no Siscomex (Sistema Integrado do Comércio Exterior) para poder acessar o sistema e realizar as ações pertencentes aos despachos aduaneiros.
	2.
	O Brasil tem uma enorme participação com suas exportações perante o comércio internacional. A história do comércio e do crescimento no Brasil tem, assim, certos contornos, um padrão e uma complexidade próprios de nossa estrutura e evolução econômica. Ela contrasta com o desenvolvimento econômico e a expansão comercial mais persistente na Europa e na Ásia. O Brasil conheceu, desde o pós-guerra, considerável alternância entre períodos de maior ou menor crescimento, não sendo a expansão da economia necessariamente concomitante com a do comércio exterior. Estes períodos foram intercalados por crises (cambiais e financeiras) e desequilíbrios macroeconômicos. O país foi do milagre à estagnação, antes da abertura comercial na década de noventa. Desde então, tem procurado consolidar a estabilização econômica e fundamentar um crescimento sustentado. O crescimento econômico é vital para as economias em desenvolvimento. Os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam para atender a demanda da sociedade. O Brasil é considerado um importante exportador de commodities e produtos consumidos por milhares de pessoas de outras nações. Disserte sobre a importância das exportações brasileiras e seus benefícios.
FONTE: Disponível em: <http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/com%C3%A9rcio-internacional.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
	Resposta Esperada:
As exportações brasileiras vêm representando um vasto mercado de oportunidades possibilitando um planejamento a longo prazo. Quando a empresa vende seu produto no mercado externo, acaba diluindo o risco dos negócios, por não permanecer condicionada somente nas vendas internas, nas mudanças políticas e econômicas do país. Com a diversificação de mercados na conquista do mercado externo as empresas acabam se beneficiando em alguns aspectos, como ter um diferencial competitivo na interação com novos mercados, outras culturas, diferentes religiões, costumes e crenças além das que estamos acostumados em nosso país, trazendo com isso ganhos para a empresa; possuir capacidade produtiva atendendo a novos mercados, obtendo crescimento, lucratividade e gerando empregos e distribuição de renda.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina