Buscar

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (1)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (VT- Direito do Trabalho)
1. Quais as diferenças de suspensão e interrupção do contrato de trabalho? Cite exemplos.
A interrupção, a empresa continua pagando salários ao empregado e o período será computado como tempo de serviço. Interrompem o contrato de trabalho, por exemplo, as férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia.
Já na suspensão, o empregado não recebe pelo tempo inativo e tal período não conta como tempo de serviço. Acarretam a suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada, o período de greve, etc.
2. Em uma empresa xyw o pagamento dos seus empregados são feitos na forma de cigarro, cestas básicas, vale livro, vale refeição e vale transporte, os quais perfazem 80% do salário dos empregados: você como advogado do empregado vai argumentar o que na reclamação trabalhista? É lícito o pagamento desse percentual in natura?
Não é admissível 80%, mas sim 70%. Não é considerado licito o pagamento em cigarros, porque no art 458, da CLT não permite.
3. Pode haver acumulação entre salário por tempo, de produção e por tarefa?
Sim, posso contra por tempo e por tarefa, desde que cumpra o seu papel. 
4. Quais as condições para o pagamento em cheque ou depósito bancário?
O pagamento pode ser feito por cheque que tenha sido emitido diretamente pelo empregador em favor do empregado, não pode ser cheque de terceiros. 
O recebimento de salário poderá ser via depósito bancário através de uma conta salário, com a anuência do trabalhador. Neste caso, a abertura da conta se dá por iniciativa do empregador com a finalidade específica de efetuar o pagamento dos salários de seus empregados.
5. Aduz sobre 4 princípios de proteção ao salário?
Irredutibilidade - O empregador não pode reduzir o salário do empregado. Este princípio é assegurado pela Constituição Federal.
Inalterabilidade - O salário não pode ser alterado por ato do empregador de forma prejudicial ao empregado. Alterar o salário significa modificar a sua forma de modo de pagamento.
Impenhorabilidade - O salário por ser a única fonte de subsistência do empregado não pode ser penhorado, exceto, apenas, para o caso de pagamento de pensão alimentícia.
Intangibilidade - O salário não pode sofrer descontos, salvo os previstos em lei, em convenção coletiva e no caso de dano causado pelo empregado.
Proporcionalidade - O salário deve ser proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. Este princípio está previsto na Constituição Federal, não tendo sido devidamente regulamentado.
Não retenção - O empregador não pode, por sua própria deliberação, reter o salário do empregado. A retenção dolosa do salário será considerada crime.
6. Como se distingue salário de remuneração?
Salário é toda contraprestação ou vantagem paga em dinheiro ou utilidade concedida diretamente pelo empregador ao empregado em decorrência do contrato de trabalho. Este pagamento é feito pelos serviços e pelo tempo do trabalhador à disposição do patrão.
Remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
7. De que formas pode ser estabelecido o salário?
Salário pode ser estabelecido por unidade de tempo – mensal, semanal, diário, por hora ,por unidade de produção(ou de obra), por peça produzida, por comissão sobre venda ou por tarefa.
8. Como se efetua o cálculo do salário misto ou por tarefa?
9. A gorjeta é considerada parte integrante do salário, para demais efeitos legais?
Sim. Embora não esteja em cláusula do contrato de trabalho, pois consiste em valor imprevisível e variável, a gorjeta será considerada como parte integrante do salário para praticamente todos os efeitos legais, inclusive para a Previdência Social.
10. O que se entende por salário “in natura”?
Salário in natura ou salário utilidade, é a parcela do salário do empregado que a empresa paga por meio do fornecimento de bens ou utilidades diversas do dinheiro. Ou seja: é o pagamento feito por meio de outras coisas como alimentação, moradia, vestuário, e outras prestações in natura, como por exemplo a gorjeta.
11. Em que casos é possível excepcionar o princípio da irredutibilidade?
O princípio da irredutibilidade consiste na garantia constitucional (CF, art 7º, VI) de assegurar que o salário deverá ser pago de forma integral, afastando-se a possibilidade de diminuição do quantum, ou de injustificados descontos, retenções ou compensações.
12. Com que finalidades podem ser efetuados os descontos no salário do empregado?
Os descontos no salário podem ser efetuados com as seguintes finalidades: a) interesse do empregador; b) necessidade do empregado; c) interesse do empregado; e d) cumprimento de obrigação legal por parte do empregado.
13. Mariana e Tavares, noivos, marcaram casamento para o primeiro domingo do mês de dezembro de 2012. Mariana é advogada autônoma e Tavares é empregado da empresa “C”. Considerando que a empregadora de Tavares não irá conceder suas férias no mês de dezembro, e a viagem de lua de mel dos noivos terá que ser curta, já que a Consolidação das Leis de Trabalho prevê que, com o casamento, Tavares, poderá faltar, sem prejuízo de seu salário quantos dias?
A CLT garante até três (3) dias consecutivos de ausência do empregado ao trabalho, seja homem ou mulher, sem nenhum prejuízo no salário

Continue navegando