Buscar

Resenha Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso 
Gabriella Lopes Gonçalves
Trabalho da disciplina Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
 Tutor: Prof. Marcio Jorge Gomes Vicente
Ipatinga 
2020
SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B)
Referência: 
SPEAR, Steven J. Segurança do Trabalho na Alcoa (B). Escola de Negócios de Harvard, março 2000. 
Ocorreu uma reunião em 1996 da Alcoa onde foi estabelecido o valor de referencia para a segurança das indústrias americanas. Notou-se que foi uma grande conquista já que a segurança era prioridade. Com a dedicação foi possível alcançar resultados em relação a segurança como por exemplo, planos de evacuação e outros procedimentos de segurança.
A Alcoa ficou conhecida mundialmente pelos resultados positivos. Uma freira do México pediu orientações para regulamentar a segurança em uma certa empresa do país em relação a salários, condições de trabalho e saúde mostrando que a empresa do México não cumpria seus valores que era amplamente divulgado.
A missão da Alcoa surgiu pela necessidade de mudança de comportamento que foram observados e refletidos durante o dia-a-dia. Sendo assim, a Alcoa enfatizou a segurança de diversas maneiras e uma delas foi a criação de uma rede de computadores na empresa para que fosse gerado relatórios e revisões de segurança, mostrando que a segurança vinha primeiro e não posteriormente.
A implantação da Alcoa mostrou para os funcionários de diferentes departamentos outra visão sobre a segurança e dando maior importância a preservação da vida e a cada dia que passa fala sobre algo importante para cada funcionário, assim vendo que a segurança não atrasa o lucro mais sim é um adicional.
Entretanto, a Alcoa juntamente com a AFL no México obteve resultados magníficos sendo uns dos melhores em termos de receitas, crescimento da receita e segurança. A AFL foi importantíssima para o crescimento do valor entre as empresas américas, sendo uma sua principal cliente. Com essas informações foi possível provar que não há um trade-off entre a segurança no local de trabalho e outras prioridades de negócio.

Continue navegando