Buscar

Exercicios de Patologia

Prévia do material em texto

Objetivos - Inflamação Aguda:
1.	-Conceitue inflamação aguda 
O processo inflamatório é um me canis mo de reação d os te ci dos para que haja uma eliminação, neutralização e destruição da causa da agressão. À partir de um fenômeno irritativo como um trauma, infecções s ou corpo estranho, há u ma resposta rápida com leucócitos chamada de inflamação aguda
2.	-Cite e explique os sinais cardinais da inflamação.
Calor; aquecimento,Rubor; vermelhidão,Edema; inchaço.Dor;Perda de função.
3.	-Esquematize e descreva a estrutura de um vaso da microcirculação - capilar ou vênula. Os capilares normais e possivelmente as vênulas de menor calibre, permitem passar livremente através de suas paredes água, sais, aminoácidos, glicose e outras pequenas moléculas A microcirculação corresponde aos seguimentos vasculares envolvidos na nutrição dos tecidos e na reação inflamatória. A pare de d os capilares é constituída por uma única camada de células, o epitélio.
4.	 Esquematize e explique a participação de capilares arteriais e venosos, na formação e reabsorção do líquido tecidual, considerando as pressões hidrostática e osmótica.
5.	-Descreva a estrutura e funções da célula endotelial. Célula endotelial - o endotélio recobre internamente a luz de todos os vasos, formando camada unicelular contínua. A luz do capilar é delimitada por 1-3 células endoteliais. A célula endotelial pode ser comparada a um ovo estrelado, sendo a gema o núcleo e o citoplasma a clara.
6.	-Descreva as junções intercelulares. A junção intercelular tem diâmetro de 20 nm, sendo menor que as vesículas. A estrutura e a resistência da junção variam de acordo com o segmento vascular, sendo que a junção dos capilares é mais resistente e mais complexa do que a das vênulas.
7.	-Descreva lâmina basal. lâmina basal. A lâmina basal envolve a célula endotelial. É formada de duas camadas. A clara está justaposta a célula endotelial e a densa é mais externa. Cada uma mede 10-50 nm. No glomérulo renal a lâmina basal é espessa, medindo cerca de 150 nm, sendo incompleta. No pulmão é comum a fusão das membranas basais do capilar e do pneumócito.
8.	-Que tipo de vasos têm fenestrações e para que servem? Em alguns capilares, como do fígado, há solução de continuidade da célula endotelial através de poros que podem ser inter ou intracelular. Nos capilares renais os poros são recobertos por delgada membrana que corresponde provavelmente a membrana externa do capilar. Estas fenestrações com diafragmas estão presentes também nos intestinos, glândulas salivares, glândulas endócrinas e que devem permitir a passagem de macromoléculas. O diâmetro das fenestrações é de 70 nm e a espessura da membrana de 6nm (1/2 da membrana celular).
9.	-Conceitue aumento de permeabilidade vascular. O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício. Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema. Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.
10.	-Comente aumento de permeabilidade vascular na inflamação crônica. Na inflamação crônica a permeabilidade vascular não é proeminente. Provavelmente os mecanismos e mediadores são semelhantes aos da inflamação aguda. Na doença periodontal há constante saída de líquido plasmático (fluído gengival) e contínua migração de neutrófilos através do epitélio juncional. 
11.	-Descreva o princípio do mecanismo de aumento de permeabilidade.
As alterações inflamatórias se dão por mediadores químicos. Seus três maiores componentes são: alterações do calibre e fluxo, aumento de permeabilidade e migração de leucócitos. ... O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício.
12.	-Descreva um experimento para o estudo da permeabilidade vascular usando carvão coloidal ou azulde Evans. O uso do azul de Evans para avaliar a permeabilidade vascular na colite induzida com acido acetico a 10% em ratos Wistar
13.	-Descreva participação de vasos linfáticos na inflamação. Os vasos linfáticos têm muitas funções, como remoção de macromoléculas dos tecidos, impedindo, em condições normais, a formação de edema.
14.	-Cite as fontes de histamina nas inflamações. A fonte clássica de histamina são os mastócitos, nos quais ela é estocada nos grânulos citosólicos e liberados por exocitose para exercer diversas ações em resposta a variados estímulos.
15.	-Descreva os mecanismos de liberação de histamina. Os processos imunológicos representam o mecanismo mais importante de liberação de histamina pelos mastócitos e basófilos. Essas células, quando sensibilizadas por anticorpos IgE fixados em sua superfície, respondem a antigenos com liberação de histamina e/ou outros mediadores (por citólise ou exocitose).
16.	-Cite substâncias que inativam a histamina. A inativação da histamina ocorre por metilação no fígado, ou oxidação nos rins e intestinos através da histaminase.
17.	-Que são cininas e como são formadas. As cininas são peptídeos de 8-14 a-a derivados das globulinas plasmáticas ativadas pelo fator XII (fator de Hageman), quando ativado por diversas substâncias com superfície de carga negativa como vidro, colágeno, membrana basal, cartilagens, tripsina, plasmina, LPS (lipopolissacarídeos), calicreína.
18.	-Que é PAF, quais as fontes de PAF e quais suas funções. O PAF é derivado das membranas dos mastócitos, endotélio, basófilos, plaquetas, neutrófilos e eosinófilos. Tem várias atividades, causando agregação e degranulação das plaquetas, migração e degranulação dos neutrófilos e aumento de permeabilidade vascular. É pelo menos 1.000X mais potente que a histamina.
19.	-Que são prostaglandinas e como se formam. O ác. aracdônico está esterificado aos
fosfolípidios da membrana celular, principalmente fosfatidilcolina e fosfatidilinositol. São
produzidos localmente pela ação da fosfolipase A2. As PG e LT são portanto derivados da membrana
celular.
20.	-Que são leucotrienos e como se formam. O ác. aracdônico está esterificado aos
fosfolípidios da membrana celular, principalmente fosfatidilcolina e fosfatidilinositol. São
produzidos localmente pela ação da fosfolipase A2. As PG e LT são portanto derivados da membrana
celular.
21.	-Cite os principais mediadores da permeabilidade vascular, migração celular, fagocitose, dor, febre,leucocitose, reação da fase aguda da inflamação.
22.	-Que são citocinas e quais suas atividades principais. Citocina é um termo genérico empregado para designar um extenso grupo de moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes. ... Todas as citocinas são pequenas proteínas ou peptídeos, algumas contendo moléculas de açúcar ligadas (glicoproteínas).
23.	-Descreva as características clínicas da linfadenopatia na inflamação.
Linfadenopatia é comum nas inflamações agudas mais intensas e também nas crônicas como tuberculose e paracoccidioidomicose. Os linfonodos ficam aumentados, móveis, pouco doloridos ou assintomáticos. Septicemia- os locais mais susceptíveis a lesões são as válvulas cardíacas, meninges, rins e articulações.
24.	-Descreva as etapas da migração celular e cite substâncias que mediam o processo.
As células migram através de movimentos ativos, com formação de pseudópodos e
ativação de filamentos de actina e miosina, através do aumento do gradiente de Ca++ intracelular, através da participação da fosfolipase C, fosfoinositol e calmodulina. O estímulo para a migração é variável para cada leucócito. A injeção de 0,1% de glicogênio
na cavidade peritonial, causa após 4h o acúmulo quase que exclusivamente de neutrófilos. Apassagem ocorre através das junções intercelulares abertas (0,1- 0,4 μm), sendo mediada por substâncias químicas que atuam nos leucócitos, células endoteliais e tecido conjuntivo.
25.	-Descreva e exemplifique exsudato: seroso, fibrinoso, catarral, pseudomembranosoe purulento Seroso O líquido extravasado tem alto teor aquoso, apresentando pouca quantidade de moléculas protéicas. Este líquido pobre em proteínas além da origem vascular, pode ser produzido também pelas células mesoteliais que recobrem a cavidade pleural, peritoneal e pericárdica. Fibrinoso Quando a lesão vascular é mais intensa permitindo a saída de moléculas grandes, o líquido extravasado será rico em proteínas, especialmente fibrinogênio, formando uma rede de fibrina no território inflamado e é chamado de exsudato fibrinoso. Catarral Quando a inflamação ocorre nas superfícies mucosas, há a formação de grande quantidade de muco sendo então chamada de catarral. É encontrada, portanto, apenas quando o tecido inflamado é capaz de secretar muco como a nasofaringe, pulmões, trato intestinal, útero e glândulas secretoras de muco. Exemplos comuns de inflamação catarral são a gripe e o resfriado. Pseudomembranoso Se caracteriza pela formação de uma falsa membrana composta de fibrina, epitélio necrosado e leucócitos. Resulta da descamação do epitélio juntamente com um exsudato fibrinopurulento. Ocorre apenas nas superfícies mucosas, mais comumente na faringe, laringe, trato respiratório e intestinal. purulento A inflamação serosa é derivada de fluidos do plasma ou secreção de células mesenteliais oriundas do peritônio, pleura e cavidades pericárdicas. ... Na inflamação purulenta há grande produção de pus ou exsudato purulento, constituído de neutrófilos, células necróticas, fluido, edema e bactérias piogênicas
26.	-Exemplifique na inflamação- leucopenia, leucocitose, eosinofilia, neutrofilia, linfadenopatia,septicemia.
27.	-Que é reação da fase aguda da inflamação. Na fase aguda das inflamações, particularmente das mais intensas, há formação de mediadores químicos sistêmicos cujos alvos principais são o fígado e hipotálamo. As citocinas IL-1, IL-6, TNF, IL-8 são os principais mediadores sistêmicos. As ações sistêmicas destas citocinas são mediadas pelas PG e portanto inibidas por anti-inflamatórios não esteroidais.
28.	-Que é proteína C reativa? A proteína C reativa é o melhor marcador de resposta de fase aguda atualmente disponível. Seu papel coadjuvante na resolução de infecções por diversos microrganismos e na regulação de processos inflamatórios tem sido cada vez mais reconhecido
29.	-Quais os principais mediadores (citocinas) que participam das reações sistêmicas da inflamação? . Na fase aguda das inflamações, particularmente das mais intensas, há formação de mediadores químicos sistêmicos cujos alvos principais são o fígado e hipotálamo. As citocinas IL-1, IL-6, TNF, IL-8 são os principais mediadores sistêmicos. As ações sistêmicas destas citocinas são mediadas pelas PG e portanto inibidas por anti-inflamatórios não esteroidais.
30.	- Que é síndrome da liberação de citocinas? A liberação maciça de citocinas (IL-1, IL-2, IFN e TNF) tem efeito de cascata produzindo muitas repercussões clínicas graves, podendo levar ao óbito. O melhor exemplo é o choque circulatório provocado por LPS (lipopolissacrídeos) (choque séptico). Pode ocorrer também após traumas graves, grandes cirurgias, queimaduras e pancreatite aguda.
31.	-Esquematize e explique a febre.

Continue navegando