Buscar

PCC DE GESTÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
 BRUNA NAIARA SOUZA LOPES
 201702295192
 PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR- 2019
 GESTÃO ESCOLAR
 
 
 
 
 BELO HORIZONTE/MG
 NOVEMBRO/2019 
 BRUNA NAIARA SOUZA LOPES
 Proposta de Prática como componente curricular-2019
 
 Gestão Escolar- Teoria e Prática
Trabalho exigido como parte dos requisitos para a aprovação na disciplina de Gestão Escolar: Teoria e Prática
 Professora: GABRIELA MAFEI MOREIRA MALAGOLLI
 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
 
1. OBJETIVOS
· Conhecer como está estruturada a gestão escolar pública no Brasil atual;
· Compreender a importância do planejamento no campo da gestão escolar;
· Fazer um paralelo sobre o programa Pradime com a realidade de uma escola pública, no caso a escola escolhida foi a Escola Municipal Bonequinho Doce.
2. PROGRAMAS DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR
O Ministério da Educação oferece quatro programas específicos visando auxiliar o trabalho dos gestores na educação pública do país. Veremos cada um deles, destacando seus objetivos e suas funcionalidades.
2.1 Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime)
 O Pradime foi criado em parceria com o Ministério da Educação e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), com o objetivo de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. Esse programa visa contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
. Com atividades presenciais e a distância, este programa visa à formação, a troca de experiências, o acesso a informações e a legislação de modo a promover a qualidade da educação básica nos sistemas públicos municipais de ensino. 
2.2 Escola de Gestores da Educação Básica 
Este programa faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Sua criação veio da necessidade de se construir processos de gestão escolar baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino. Os gestores das escolas da educação básica pública são qualificados em cursos de formação à distância. Por meio de parcerias com universidades federais, o programa objetiva:
1º-Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.
 2º- Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.
(MEC, s.d)
2.3 Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
 Esse programa tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática. Para isso, são utilizadas metodologias variadas, inclusive o ensino à distância como ferramenta de aperfeiçoamento. Dentre eles:
· Oficinas de Elaboração de Projetos para Implantação e Fortalecimento de Conselhos Escolares
· Encontros Municipais de Formação de Conselheiros Escolares
· Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares
· Curso de Formação para Conselheiros Escolares (nova modalidade)
· Elaboração de material didático-pedagógico específico para a formação de Conselheiros Escolares.
( Mec, s.d.)
2.4 Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)
 O programa Pró-Conselho busca estimular a criação de novos conselhos municipais de educação bem como o fortalecimento daqueles já existentes por meio da participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, dentre outras ações. O programa busca a qualificação de gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e de membros da sociedade civil na gestão pedagógica e financeira das escolas. 
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este trabalho foi desenvolvido com a consulta ao site do MEC, visando conhecer os programas oferecidos pelo Ministério da Educação, e com uma entrevista com a Especialista em Educação (coordenadora) Rafiza Andrade Silva França, que atua na Escola Municipal Bonequinho Doce. A pesquisa contou ainda com breve pesquisa bibliográfica sobre gestão escolar conforme mencionada a seguir.
4. A GESTÃO ESCOLAR
O termo gestão escolar está estreitamento relacionado à organização e planejamento do trabalho administrativo e pedagógico visando o êxito do processo ensino-aprendizagem. De acordo com Lück,
A gestão escolar, como área de atuação, constitui-se, pois, em um meio para a realização das finalidades, princípios, diretrizes e objetivos educacionais orientadores da promoção de ações educacionais com qualidade social, isto é, atendendo bem a toda a população, respeitando e considerando as diferenças de todos os seus alunos, promovendo o acesso e a construção do conhecimento a partir de práticas educacionais participativas, que fornecem condições para que o educando possa enfrentar criticamente os desafios de se tornar um cidadão atuante e transformador da realidade sociocultural e econômica vigente, e de dar continuidade permanente aos seus estudos.
Para que isso ocorra, o gestor precisa contar com a participação de todos, e ser acessível, valorizando as ideias dos professores, estando atentas as suas discursões, observações e sugestões. Esse trabalho em conjunto é vital para o sucesso coletivo da escola, que deve estar aberta também aos pais e a comunidade de um modo geral. O gestor democrático vai atuar como líder, porém aberto a ideias construindo assim relações, sendo flexível. Na concepção de Pimenta (2002, p. 13),
[...] é necessário eliminar os obstáculos que hoje tornam a escola não democrática, dentre os quais o autoritarismo nas relações funcionais, subordinando o ato pedagógico à burocratização do sistema de ensino, impondo às camadas populares um ensino e uma organização escolar que não correspondem às suas possibilidades: a fragmentação do ato pedagógico de ensinar/aprender, reforçada pela fragmentação do trabalho no interior da escola.
Percebemos, então, o quão amplo e necessário é o trabalho do gestor. Em sua atuação, é observada a escola e os problemas educacionais existentes, e se busca, com estratégias e as ações planejadas, solucioná-los, para nada prejudique a aprendizagem significativa dos alunos, visando à formação de sujeitos críticos e pensantes sociais.
5. PROGRAMA PRADIME NA ESCOLA BONEQUINHO DOCE
Ao conversar com a Especialista em Educação Rafiza Andrade, foi relatado que a Escola Bonequinho Doce não participa do Programa Pradime nem de nenhum outro relacionado nos Programas de apoio à Gestão Escolar, e foi ressaltado que sequer conhece os programas. Rafiza mencionou que os Especialistas em Educação, como são chamados os coordenadores, fizeram cursos específicos para trabalhar somente com o pedagógico. São cursos obrigatórios oferecidos pela rede. Segue alguns exemplos:
Coordenador pedagógico: o ativador das políticas educacionais na escola (2017);
Base Nacional Comum: Competências e Componentes curriculares (2018);
Base Nacional Comum: Desafios e Possibilidades ( 2018);
Base Nacional Curricular na prática- uma reflexão sobre os desafios de um novo marco legal.
Foi mencionado também que duranteo ano de 2019 ela está realizando uma formação continuada referente à Construção da Matriz Curricular, onde são realizados encontros, para gestão de pessoas e organização do trabalho pedagógico. 
6. Resultados e Conclusão
Esta atividade em gestão escolar mostrou-se importante na medida em que apresentou as possibilidades de atuação do pedagogo, para além das salas de aulas. O pedagogo enquanto gestor precisa ser um educador que não poupa esforços no sentido de promover o sucesso em relação à aprendizagem dos alunos. Diante de tantas responsabilidades, é necessária a cooperação de todos, na comunidade em geral e na comunidade escolar. A atividade possibilitou, também, compreender que há programas voltados para a melhoria das práticas de gestão escolar com vistas a melhoria do processo ensino-aprendizagem, incluindo aqui a permanência e o sucesso do aluno na escola. 
7. RFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública: uma proposta de atuação a partir da análise crítica da orientação educacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Apoio à gestão escolar. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/18765-apoio-a-gestao-escolar> Acesso em: 18/ 11/19
LüCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências – Curitiba: Editora Positivo, 2009