Buscar

AG 2 NEWTON PAIVA

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia os gráficos:
Relacione esses gráficos às seguintes informações:
O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população.  Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.
Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?
PERGUNTA 2
A pesquisa Indicador de Letramento Cientifico (ILC), realizada pelo Instituto Abramundo, revelou que a maior parte dos brasileiros sabe pouco sobre Ciências. Os resultados mostram que apenas 5% estão no nível 4 e são considerados eficientes demonstrando domínio de conceitos de termos científicos sendo capazes de aplicá-los em situações simples e complexas; 31% estão no nível 3 e têm domínio científico básico; 48% estão no nível 2 e têm domínio científico rudimentar e 16% estão no nível 1 sendo capazes apenas de localizar informações em texto simples, em situações cotidianas.
(Boletim Tecnológico 11/08/205, acessado em 19/09/2015)
Analisando o texto e o gráfico pode-se concluir que:
PERGUNTA 3
ENADE 2012
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida.  A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores.  Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
PERGUNTA 4
Esta é a capa do relatório Valor Setorial, abril de 2015, que aborda um dos setores brasileiros regulados por políticas públicas.
Pela ilustração pode-se deduzir que o relatório trata de um dos grandes problemas da atualidade brasileira:
ERREI ESSA
PERGUNTA 5
(ENADE, 2005)
A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos:

Continue navegando