Buscar

Concorrência, Monopólio e Oligopólio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 03” – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 06, 07 E 08.
VALOR = 3.50
QUESTÃO 01: EXPLIQUE O QUE É O CUSTO SOCIAL DO MONOPÓLIO (VALOR = 0.50)
R: É onde notamos a existência do monopólio, mercado na qual existe apenas um vendedor, que por sua vez reduz a quantidade produzida à de concorrência perfeita. Na prática, o custo social do poder de monopólio pode exceder o peso morto. A razão é que a empresa se envolve no processo de captura de renda, ou seja, gastos com esforços socialmente improdutivos para obter, manter ou exercer o poder de monopólio.
QUESTÃO 02: CITE 02 EXEMPLOS DE MERCADO QUE SE ENCAIXAM NAS CARACTERÍSTICAS DE UM OLIGOPÓLIO. (VALOR = 0.50)
R: O mercado brasileiro de telecomunicações, onde apenas as grandes empresas (ex: Vivo, Oi, Tim e Claro) dominam esse mercado e alteram os preços e qualidade de serviço todos em conjunto.
Outro exemplo é o oligopólio dos bancos brasileiros, que dominam de forma quase que absoluta esse mercado. Ex: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. 
“Esses bancos movimentam juntos R$ 4 de cada R$ 5 reais movimentados no Brasil. ” – Fonte: https://www.uol/economia/especiais/concentracao-de-bancos.htm#tematico-1
QUESTÃO 03: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.50)
R: Pois na concorrência perfeita há uma liquidez grande de um produto que é muito produzido e possui produtos substitutos em abundância, então nenhuma empresa tem o controle sobre os preços, o preço é formado pelo coletivo das empresas, ou seja, o mercado. Ele que delimita os preços e o lucro vem através da quantidade vendida.
QUESTÃO 04: SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E QUANTIDADE MOSTRADA NA CURVA DE OFERTA, RESPONDA: 
A. Essa relação é positiva ou negativa? (valor = 0.25)
R: Essa relação é positiva pois, para os produtores quanto maior for o preço de um bem, maior será seu lucro, e assim maior o incentivo para o aumento de produção e vendas.
B. Explique por quê? (valor = 0.75)
R: Concluímos então que quanto maior o preço no mercado, maior o incentivo para a produção e vendas (quantidade ofertada), ocasionando assim, uma inclinação para cima na quantidade (curva de oferta), representando uma relação positiva.
QUESTÃO 05: COMBASE NO ARTIGO DISPONÍVEL PARA LEITURA EM: MATERIAL DE AULA – LINK, RESPONDA: (valor = 1.00)
A) Explique a afirmação: “não é o empreendedor quem determinados preços dos bens e serviços, mas sim o consumidor”.
R: Não é possível vender algo se as pessoas não concordarem com o preço, se não houver disposição do consumidor a pagar o valor ofertado, ou seja, são as pessoas (consumidores) que irão definir se o preço é aceitável para determinado bem ou não.
B) Explique porque, segundo o artigo, as empresas que utilizam o método da “adição do custo” correm o risco de irem mais rapidamente à falência.
R: Pois esse método gera uma alteração abrupta do preço de um produto, tornando produtos que já tem preço elevado, exorbitantes, e em uma situação cotidiana de comércio, ou seja, mercado concorrencial (sem barreiras artificiais normalmente geridas pelo Estado), a empresa que praticasse esses preços seria engolida pela concorrência, tornando esse método viável apenas em casos de importação: onde há uma ou poucas empresas importando determinado produto, e o preço pode sofrer uma adição de custo sem que haja maiores prejuízos para a(s) empresa(s) que optarem pelo método, pois não há outros meios viáveis para aquisição do mesmo ou produto similar(barreiras aduaneiras artificiais).
C) Explique porque os mercados protegidos pelo governo podem se dar o luxo de serem geridos por empreendedores ineficientes.
R: Pois mercados com esse nível de proteção dificilmente serão arruinados pela má gestão ou concorrência, pois qualquer deslize por parte das empresas o Estado estará lá para corrigir, fornecer empréstimos, reduzir impostos, facilitar entrada de produtos ou serviços para essas empresas beneficiadas. Em outras palavras, bancar o prejuízo de determinado mercado.

Continue navegando