Buscar

Mercado de capitais prova III

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455703) ( peso.:3,00)
	Prova:
	12531976
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os investimentos financeiros são realizados com a finalidade de obter lucros com o dinheiro que não está sendo utilizado no momento. Um dos investimentos mais utilizados no Brasil é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Com relação a este tipo de investimento, analise as sentenças a seguir:
I- Os CDBs prefixados podem conhecer a remuneração com a exatidão, apenas no resgate.
II- Os CDBs pós-fixados podem conhecer a remuneração com a exatidão, apenas no resgate
III-Os CDBs prefixados podem conhecer a remuneração fixa no momento da aplicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Existem diversos tipos de produtos financeiros disponíveis para aplicação no mercado financeiro a partir dos bancos comerciais e múltiplos. Sobre os Certificados de Depósito Bancário (CDB), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tempo mínimo de resgate não deve ser inferior a um ano e o vencimento é de no máximo dois anos.
(    ) Somente as sociedades anônimas de capital aberto podem emitir CDB, através de emissões privadas.
(    ) Os CDB podem conter prazo e taxa pré-fixados ou pós-fixados.
(    ) O investidor pode receber o valor aplicado acrescido dos juros antes do final do prazo por meio de um CDB com liquidez diária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Há uma relação contínua entre o fluxo real e o fluxo monetário da economia, dando origem ao fluxo circular da atividade econômica. Conforme os recursos produtivos vão sendo transformados em produtos finais e vendidos ao consumidor, o fluxo de rendas segue no sentido contrário possibilitando que a economia funcione. Contudo, é comum que haja vazamentos no fluxo monetário devido a diferentes tipos de vazamentos. Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos vazamentos do fluxo monetário:
	 a)
	Com um aumento das exportações, mais dinheiro tende a sair do país, resultando em um vazamento do fluxo monetário.
	 b)
	O fluxo monetário pode entrar em desarmonia devido ao vazamento de recursos decorrente no aumento da poupança realizada pelas famílias.
	 c)
	Quando as famílias resolvem poupar mais dinheiro do que normalmente, aumentando os níveis das cadernetas de poupança, há uma tendência em aumentar também o consumo.
	 d)
	Se o governo arrecadar mais do que o previsto, haverá um aumento da renda das famílias, resultando em uma redução do fluxo monetário.
	4.
	A tão importante taxa Selic é um mecanismo fundamental para a condução da política monetária no Brasil. Por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o governo realiza o processamento dos títulos públicos emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional. Com base no tema da taxa Selic, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As taxas de títulos financeiros oferecidos que possuem maior risco ao investidor são aquelas vinculadas à Taxa Selic.
	 b)
	Para que o Banco Central incentive o crescimento econômico é crucial que ele mantenha a Taxa Selic em um patamar relativamente elevado em relação à dinâmica econômica nacional.
	 c)
	A partir das reuniões do Copom, a Taxa Selic meta é definida e utilizada como taxa básica de juros da economia brasileira.
	 d)
	O Comitê de Política Monetária do Banco Central atua como decisor público a respeito dos Certificados de Depósito Bancários vinculados à Selic.
	5.
	A microeconomia e a macroeconomia se inter-relacionam na compreensão da dinâmica da economia. Por meio desta perspectiva, é importante que se tenha a compreensão sobre o fluxo circular da atividade econômica, formado pelos fluxos real e monetário. Com relação aos agentes econômicos que formam os fluxos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As famílias são consideradas donas dos recursos produtivos necessários à produção, bem como consumidoras, pois demandam os bens e serviços produzidos e ofertados pelas empresas. 
(    ) As famílias são consideradas produtoras e donas do meios de produção dos bens e serviços, bem como consumidoras, pois demandam os bens e serviços produzidos e ofertados pelas empresas.
(    ) As empresas são consideradas donas dos meios de produção, bem como os agentes que compram os recursos produtivos para serem processados e transformados em bens e serviços.
(    ) As empresas são consideradas donas dos recursos de produção úteis para a produção de bens e serviços, bem como os agentes que compram os recursos produtivos para serem processados e transformados em bens e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Por meio do mercado financeiro as instituições públicas e privadas têm a possibilidade de captar recursos financeiros para a realização de seus projetos de investimento. Desta forma, o sistema financeiro é segmentado de acordo com a finalidade de cada mercado. Sobre os mercados que compõem o sistema financeiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Mercado monetário é determinado no interior dos bancos comerciais.
	 b)
	O Mercado de capitais favorece as operações com títulos e valores mobiliários.
	 c)
	O Mercado de crédito propicia o fluxo de dinheiro do Banco Central para as empresas.
	 d)
	Mercado de câmbio diz respeito à compra e venda de mercadorias importadas e nacionais.
	7.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. Com relação ao Banco Central do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Tem por responsabilidade o controle da inflação no país, bem como atuar para regular a quantidade de moeda na economia.
(    ) Uma de suas principais atribuições é com relação à emissão de papel-moeda e moeda metálica, e a execução dos serviços do meio circulante.
(    ) Além de todas as funções com a política monetária, o Banco Central ainda é voltado especificamente para a fiscalização do mercado de valores mobiliários. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) foi criada em 1976 e procura fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver e mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios. Com relação aos objetivos fundamentais da CVM, analise as seguintes afirmativas:
I- Proteger os investidores contra a manipulação de preços nos mercados por parte das empresas.
II- Garantir que as Bolsas de Valores atuem de forma transparente e eficaz.
III- Estimular os mercados de crédito e de câmbio junto aos bancos comerciais.
IV- Receber os depósitos compulsórios ao Banco Central.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I estácorreta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	9.
	Risco é a condição de um investidor diante das possibilidades de se perder ou ganhar dinheiro. Quando fazemos um investimento nos perguntamos quanto queremos arriscar e qual o montante de dinheiro vamos dispor. Sobre os tipos de risco, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Risco de crédito é a dificuldade de determinado contrato ser vendido no tempo desejado.
	 b)
	Risco de crédito é a falta de pagamento de uma contraparte à outra.
	 c)
	Risco de liquidez consiste na possibilidade de perda causada pelos impactos de flutuações de preços.
	 d)
	Risco de mercado é a dificuldade de determinado contrato ser vendido no tempo desejado.
	10.
	Entre as alternativas de aplicação disponíveis no mercado estão os títulos públicos, os certificados de depósito bancário, os recibos de depósito bancário, as letras de câmbio, entre outros. Os títulos emitidos pelo Governo são extremamente úteis para a condução de políticas macroeconômicas no país. Com relação aos títulos públicos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os títulos públicos são aqueles emitidos pelas empresas, mas que ficam em poder do público por tempo indeterminado.
II- A emissão de títulos públicos tem como um de seus objetivos captar recursos para atender às necessidades do governo.
III- Os títulos públicos são pré-fixados e não indexados à inflação, uma vez que suas taxas de remuneração são conhecidas anteriormente à aplicação.
IV- Por meio de uma LFT - Tesouro Selic, o Tesouro Nacional consegue remunerar o investidor com base na Taxa Selic do período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando