Buscar

Ánalises Clínicas

Prévia do material em texto

Ánalises
Diferença entre Calcofluor e KOH.
 Calcofluor White: É um corante azul fluorescente, é um método mais caro e se faz uso do microscópio de fluorescência. É utilizado para a identificação de fungos onde esses tendem a exibir uma cor verde brilhante sob luz UV / violeta / violeta-azul devido aos filtros de barreira usados ​​em microscopia para fluorescência. 
KOH: É um método de hidróxido de potássio, método este mais barato que o Calcofluor e se faz a utilização do microscópio óptico. É utilizado também para a identificação de fungos pois evidencia as estruturas. Não é corante.
O KHO 10% é utilizado para fazer observação de fungos no exame a fresco porque ele evidencia as estruturas.
Meios de Cultura
Ágar Sabouraud Ágar Nutriente/Ágar Batata Ágar Salmonela – Shigella 
 
Ágar Sangue Ágar Thayer Martin Modificado/Ágar Chocolate 
 
Ágar CLED Ágar Hektoen Enteric Ágar Sal Manitol
 
Ágar MacConkey Ágar Regan – Lowe 
 
Teste de sensibilidade aos antimicrobianos
Método de Kirby Bauer (Testes de difusão): Envolvem o cultivo dos organismos em uma placa com ágar e a aplicação de discos de papel de filtro contendo os antibióticos.
Utilização: esse teste nos diz se uma determinada droga é eficiente ou não para o tratamento com o microrganismo que está sendo pesquisado.
Interpretação: Leitura do halo
Atualmente, os resultados do teste de disco-difusão são interpretados comparando o valor do halo de inibição com os critérios publicados pelo CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute), que a cada ano atualiza suas edições. Desta maneira, as amostras bacterianas são categorizadas em sensíveis (S), resistentes (R) ou intermediárias (I).
Qual agente etiológico causa o pano branco?
Pitiríase versiculor, sendo o padrão ouro de diagnóstico o KOH.
Qual o melhor Ágar para fazer cultivo de fungos?
Sabouraud.
Bactérias
Morfologia de bactérias
Cocos: diplococos, tétrades, sarcinas, estreptococos, estafilococos 
Bacilo: diplobacilo, estreptobacilo
Cocobacilos (estagio de transição)
Espirilados: espirilos, espiroqueta, vibrião
 
Morfologia de fungos
Características macroscópicas
Leveduriformes ou leveduras Filamentosos ou bolores 
 
Características microscópicas das leveduras
Levedura na forma vegetativa:
 
Brotamento
Características microscópicas dos filamentosos
Septadas
Não septadas
Micélio
Vegetativo: absorção de nutrientes
Reprodutor ou aéreo: estruturas reprodutivas
Amebíases 
Todas elas são de transmissão fecal-oral devido ingestão de cistos através de água ou alimentos contaminados ou pessoa a pessoa. Está associado com baixas condições higiênico-sanitárias possibilitando ingestão simultânea de formas patogênicas.
Entamoeba histolytica: Possuem 4 núcleos, é patogênica.
Estágios: Cisto e Trofozoíto.
Forma infectante: Cistos 
Cariossoma central
Entamoeba coli: Possuem 1 à 8 núcleos. Não é patogênica
Estágios: Cisto e Trofozoíto.
Cariossoma excêntrico
Entamoeba díspar: Possuem 4 núcleos. Não é patogênica
Cariossoma central
A identificação/diferenciação da E. histolytica/díspar para a E. coli pode ser feita através da morfologia, porém, como as duas primeiras são idênticas morfologicamente, a diferenciação é realizada por diagnóstico .
O Swab anal é utilizado para identificar qual parasita? 
O swab anal é indicado para identificar Enterobius vermiculares, popularmente conhecido como Oxiurídeos.
É um verme cuja transmissão é por água, alimentos, poeira ou objetos levados a boca contaminados com o verme, causa infecção intestinal sendo um dos principais sintomas o prurido anal (coceira no furico).
 
Sindrome de Loeffler
Causada principalmente pelo parasita Acaris lumbricoides, em decorrência de esse parasita realizar uma fase de seu ciclo de vida nos pulmões. Como resposta imunológica, migram muitos eosinófilos a esse órgão, causando uma pneumonia eosinofílica. Verifica-se também um aumento do número de eosinófilos no sangue e escarro.
Diferença entre ovo, cisto e trofozoíto. 
Ovo: Fase de reprodução.
Trofozoíto: É a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz, por diferentes processos. 
Cisto: É a forma de resistência ou inativa. O protozoário secreta uma parede resistente (parede cística) que o protegerá quando estiver em meio impróprio (limitante espacial ou em terapêutica de antiparasitários) ou em fase de latência. Frequentemente há divisão nuclear interna durante a formação do cisto.
O exame a fresco é utilizado para identificar qual parasita? 
Giardia lamblia principalmente trofozoítos, por motivo de se desintegrar com facilidade.
Causa infecção do intestino delgado e sua forma de infecção são os cistos. Se o indivíduo ingerir trofozoítos, não será infectado pois o seu organismo irá degradar através pH do estômago.
O atapetamento da Giárdia ocorre quando esta se reproduz, formando uma grande quantidade do parasita que se adere a parede do intestino, nas microvilosidades, impedinddo a absorção de alimentos. Sendo assim, ocorre a passagem direta desses alimentos, causando diarreia.
O encistamento ocorre no tratamento com antiparasitário ou quando tem muitos parasitas. Porque o cisto é a forma mais resistente. 
EPF
O EPF por sedimentação espontânea é utilizado para identificar parasitas com ovos pesados. EX: Tenia saginata e soliun, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermiculares, Trichuris Trichuria, Schistossoma masoni, japonicum e haematobium.
Qual é o parasito que só tem a forma infectante trofozoíto? O que causa a secreção (branca) por este parasita?
Trichomonas vaginalis. É uma doença sexualmente transmissível, sendo transmitida pela relação sexual, durante o parto ou por roupa intimida ou de cama.
A secreção é causada pelos leucócitos que migram para a região vaginal a fim de combater o parasita gerando a secreção de mal cheiro e esbranquiçada.
ANEXOS
Trichuris trichiura

Continue navegando