Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 07, 08.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 03
01) Explique os fluxos informacionais (formal e informal) de uma organização?
R:
Os fluxos informacionais formais e informais ocorrem tanto no ambiente interno quanto externo à organização e as ações integradas devem ser realizadas nos dois ambientes. 
Os fluxos informacionais formais são gerados na estrutura organizacional ou nas funções empresariais da empresa (organograma) e em seus respectivos níveis de informação (operacional, gerencial e estratégico). 
Os fluxos informacionais informais são gerados pelo capital intelectual da empresa e estão relacionados à informação gerada/comunicada entre as pessoas, por meio das relações humanas construídas nas diferentes unidades de trabalho.
02) Diferencie dados, informações e conhecimento estruturados, estruturáveis e não estruturados.
R:
Dados, informações e conhecimento estruturados: Conhecidos pelos gestores e as alternativas de solução já estão estruturadas. São aqueles acessados dentro ou fora da organização e podem ser entendidos como aqueles que compõem bancos e bases de dados internos e externos, redes de comunicação com internet, intranets, publicações impressas e etc.
Dados, informações e conhecimento estruturáveis: AAs alternativas de solução já estão semi-estruturadas e podem ser estruturados no que se refere a tomada de decisão. São aqueles produzidos por diversos setores da organização, porém sem seleção, tratamento e acesso. Como exemplo pode-se citar: cartões de visita, colégio invisível, nota fiscal, atendimento ao consumidor, entre outros.
Dados, informações e conhecimento não-estruturados: Os gestores nunca se depararam com determinada situação e as alternativas de solução devem ser totalmente estruturadas. São aqueles produzidos externamente à organização, porém sem filtragem e tratamento. Alguns exemplos: informações veiculadas na mídia, mais especificamente TV e rádio, boatos, acontecimentos sociais e políticos.
03) Faça uma analogia (semelhanças entre coisas diferentes) entre Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.
R: Os três termos são muito próximos e relacionados, porquanto a ação de um incide na ação do outro. A Gestão da Informação tem como foco o negócio da Organização e sua ação é restrita aos fluxos formais de informação; a Gestão do Conhecimento tem como foco o Capital intelectual e sua ação é restrita aos fluxos informais de informação; a Inteligência Competitiva tem o foco nas estratégias da Organização e sua ação não é restrita a um dos fluxos, isto é, ela trabalha com os dois fluxos informacionais (formais e informais).
04) O processo de inteligência competitiva organizacional deve seguir sete passos para seu funcionamento contínuo. Descreva os passos de processo.
R: 
1.Identificar os “nichos” de inteligência internos e externos à organização;
2.Prospectar, acessar e coletar dados, informações e conhecimento produzidos internamente e externamente à organização;
3.Selecionar e filtrar os dados, informações e conhecimento relevantes para as pessoas e para a organização;
4.Tratar e agregar valor aos dados, informações e conhecimentos mapeados e filtrando, buscando linguagem de interação usuário/sistema;
5.Armazenar através de tecnologias de informação os dados, informações e conhecimentos tratados, buscando qualidade e segurança;
6.Disseminar e transferir dados, informações e conhecimento através de serviços e produtos de alto valor agregado para o desenvolvimento competitivo e inteligente das pessoas e da organização;
7.Criar mecanismos de feedback da geração de novos dados, informações e conhecimento para a retroalimentação do sistema.

Continue navegando