Buscar

N3 sociedade da informação

Prévia do material em texto

1 – Após realizar a leitura do material e do texto acima, cite dois exemplos de casos reais (da internet), no qual:
a) A liberdade de expressão não foi respeitada;
b) A liberdade de expressão foi confundida, tornando-se um crime (por exemplo, nos casos de ofensa, calúnia ou difamação).
2 – Disserte sobre os limites da liberdade de expressão.
A) A liberdade de expressão está disposta no art. 5º,IV, CF, “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Este inciso diz respeito a um comportamento social que está a cada dia mais frequente principalmente através das redes sociais, que ao mesmo tempo que são individuais, dão margem a debates diários de opiniões tanto afins, quanto opostas. 
No cotidiano das redes sociais, vejo vários exemplos claros de opiniões não respeitadas/ aceitas, mas um que me chamou bastante a atenção, foi a do ilustrador Leandro Assis, que está bem ativo em suas redes sociais, através das quais ele posta alguns quadrinhos sobre a realidade atual de pessoas pretas, como desigualdade social e racial, problemas políticos atuais, e críticas ao atual governo. Seus quadrinhos além de impactantes são de extrema reflexão, mas infelizmente não agradam a todos os leitores, esses leitores que se opõe a um trabalho tão importante denunciaram os posts por não concordarem com a opinião do cartunista, ou pior por saberem a importância da visão dele sobre a realidade. Como resultado dessa oposição, alguns quadrinhos foram apagados ou bloqueados das redes sociais do autor. 
B) A liberdade de expressão acaba quando começa a falta de respeito, ou seja, liberdade de expressão não pode ser desculpa para denegrir e agredir a imagem do outro, coisa que também graças as redes sociais ocorre com frequência, e de forma desmedida. Expressar a opinião é essencial para debates e desconstrução social diária, mas traz também abertura a pessoas que não entendem que sua liberdade não existe em prol da destruição da imagem alheia. 
Um exemplo recente, que me chamou a atenção, foi o do apresentador Danilo Gentili, que foi condenado a 6 meses de detenção por injúria contra Maria do Rosário, que é uma parlamentar, que já havia processado Danilo anteriormente, e ao receber a notificação do processo, ele expôs em suas redes sociais um vídeo em que ele esfrega os papéis de sua notificação, em suas partes íntimas. Por toda essa exposição e desrespeito com a parlamentar, ele foi processado e perdeu a lide. 
2. A liberdade de expressão, quando bem usada, é capaz de ampliar o conhecimento de uma forma geral pois reflete uma troca compreensão mútua.
Por outro lado, a liberdade de expressão traz uma “abertura”, pra expressar toda e qualquer opinião sobre assuntos, fatos ou no geral pessoas, que pode ofender, e caluniar sem nem ao menos ter por base a verdade. 
É sempre bom lembrar uma frase que diz, “o meu direito termina quando o do outro começa”, assim devemos saber que tudo tem um basta, e todas as informações podem sim ser expostas desde que não ofendam ninguém e que estejam dentro dos parâmetros legais.
Referências Bibliográficas:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
https://www.instagram.com/leandro_assis_ilustra/?hl=pt-br
https://www.gazetadopovo.com.br/justica/justica-condena-danilo-gentili-a-6-meses-de-detencao-por-injuria-contra-maria-do-rosario/
https://www.migalhas.com.br/coluna/constituicao-na-escola/287487/liberdade-de-expressao-em-tempos-de-internet

Continue navegando