Buscar

ABRA O GABINETE

Prévia do material em texto

ABRA O GABINETE
Ao montar ou reparar um computador, é importante preparar o ambiente de trabalho antes de abrir o gabinete. Você precisa de iluminação adequada, ventilação boa e temperatura ambiente confortável. A bancada ou a mesa precisa ter acesso de todos os lados. Evite aglomerar a superfície da área de trabalho com ferramentas e componentes do computador. Coloque um tapete antiestático sobre a mesa para evitar danos de ESD (descarga eletrostática) nos equipamentos eletrônicos. Uma dica útil é usar pequenos recipientes para guardar parafusos e outras peças assim que removê-los.
Os gabinetes de computador são fabricados em diversos formatos. Lembre-se de que os formatos indicam o tamanho e a forma do gabinete. Há também diferentes modos de abrir gabinetes. Para saber como abrir um determinado gabinete de computador, consulte o manual do usuário ou o site do fabricante.
A maioria dos gabinetes de computador é aberta de uma das seguintes maneiras:
· A tampa do gabinete de computador é removida como uma única peça.
· Os painéis superiores e laterais do gabinete são removidos.
· A parte superior do gabinete é removida antes da remoção dos painéis laterais.
· Um lacre é retirado para soltar o painel lateral e abri-lo.
INSTALE A FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Há apenas uma forma de encaixar a maioria das fontes de alimentação no gabinete de computador. Sempre siga as orientações de instalação da fonte de alimentação nos manuais do gabinete e da fonte de alimentação.
Estas são as etapas básicas para instalar uma fonte de alimentação:
Etapa 1: Insira a fonte de alimentação no gabinete.
Etapa 2: Alinhe os furos da fonte de alimentação com os do gabinete.
Etapa 3: Fixe a fonte de alimentação ao gabinete utilizando os parafusos adequados.
Dica de instalação: aperte totalmente os parafusos somente após todos eles terem sido levemente apertados à mão. Assim ficará mais fácil apertar os últimos dois parafusos.
As fontes de alimentação possuem ventoinhas que podem vibrar e soltar os parafusos que não estiverem apertados corretamente. Ao instalar uma fonte de alimentação, certifique-se de que todos os parafusos estejam no lugar e apertados corretamente.
Coloque os cabos não usados em um local do gabinete que não interfira em outros componentes ou ventoinhas. Use braçadeiras de cabos, elásticos ou cintas de velcro para agrupar os cabos elétricos e mantê-los fora do caminho. Para ajudar a eliminar a aglomeração de cabos no gabinete, algumas fontes de alimentação são modulares. Isso significa que somente os cabos necessários são conectados à fonte de alimentação. Quando outros componentes forem instalados no futuro, cabos elétricos adicionais serão instalados de acordo com a necessidade. 
Dica de instalação: use uma braçadeira de cabos para prender todos os cabos e deixá-los fora do caminho até o momento de conectá-los.
INSTALE A CPU E O DISSIPADOR DE CALOR COM VENTOINHA
A CPU e o dissipador de calor com ventoinha devem ser instalados na placa-mãe antes de ela ser colocada no gabinete do computador. Dessa forma, você consegue enxergar e manusear melhor os componentes durante a instalação.
Antes de instalar a CPU em uma placa-mãe, verifique se a placa-mãe é compatível com o soquete da CPU. As placas-mãe foram desenvolvidas para funcionarem com determinados tipos de CPU, e nem todas as CPUs usam o mesmo soquete da placa mãe.
Nota: SEC e LIF são as antigas conexões de soquete.
A CPU e a placa-mãe são altamente suscetíveis à ESD. A ESD pode danificar facilmente esses componentes se eles não forem manuseados corretamente. Portanto, sempre os coloque sobre um tapete antiestático e use uma pulseira antiestática (ou luvas antiestáticas) ao instalar e remover CPUs.
CUIDADO: ao manusear a CPU, nunca toque nos contatos dela. Coloque a CPU sobre um tapete antiestático até que você esteja pronto para usá-la. Armazene as CPUs em embalagens antiestáticas.
Para instalar a CPU e o dissipador de calor com ventoinha em uma placa-mãe, siga estas etapas:
Etapa 1: Alinhe o pino 1 da CPU com o pino 1 do soquete. Procure um ponto na CPU e um triângulo no soquete para localizar o pino 1. Verifique a CPU e a documentação da placa-mãe para garantir o alinhamento. Coloque a CPU no soquete com delicadeza. Nunca force a CPU no soquete, pois a força excessiva pode facilmente danificar a CPU e o soquete. Interrompa a ação se você encontrar qualquer resistência e verifique se alinhou a CPU de forma correta.
Etapa 2: A CPU é presa ao soquete da placa-mãe por uma trava. Feche a trava da CPU
Etapa 3: Mantenha a trava presa, fechando a alavanca.
Etapa 4: Prenda a alavanca embaixo da guia de retenção.
Etapa 5: Aplique a pasta térmica à CPU. A pasta térmica ajuda a conduzir o calor para fora da CPU. Na maioria dos casos, é necessária somente uma quantidade bem pequena de pasta térmica. A pasta térmica se espalha uniformemente de acordo com o peso e a pressão do dissipador de calor com ventoinha. Siga as instruções de aplicação disponibilizadas pelo fabricante da pasta térmica.
Etapa 6: Alinhe as travas do dissipador de calor com ventoinha aos furos da placa-mãe e coloque o conjunto no soquete da CPU. Evite apertar os cabos da ventoinha da CPU.
Etapa 7: Fixe as travas de montagem, a fim de evitar movimentos. Siga atentamente as instruções do fabricante do dissipador de calor com ventoinha.
Se você estiver instalando uma CPU usada, limpe o topo da CPU e a base do dissipador de calor com álcool isopropílico e um pano que não solte fiapos. Essa limpeza remove a pasta térmica antiga e os contaminantes. Qualquer contaminante que ficar entre a CPU e o dissipador de calor reduzirá a capacidade da pasta térmica de absorver o calor da CPU. Siga as recomendações de aplicação da pasta térmica do fabricante.
Dica de instalação: um coador de café de papel funciona bem como um pano que não solta fiapos.
Nota: Sempre siga as instruções disponibilizadas com a placa-mãe durante a instalação da CPU. 
INSTALE A MEMÓRIA RAM
Assim como a CPU, a memória RAM é altamente suscetível à ESD. Portanto, sempre trabalhe sobre um tapete antiestático e use uma pulseira ou luvas antiestáticas ao instalar e remover a memória RAM.
Para instalar a memória RAM na placa-mãe, siga estas etapas:
Etapa 1: Abra as travas no slot DIMM.
Etapa 2: Alinhe os sulcos do módulo da RAM às guias do slot e pressione firmemente para baixo.
Etapa 3: As travas devem fazer um clique ao encaixarem.
CUIDADO: ao ligar o computador, a memória RAM poderá ser danificada e também causar danos graves à placa-mãe caso seja alinhada de forma incorreta.
Etapa 4: Verifique se cada módulo de memória foi inserido completamente no soquete e se as travas fixaram o módulo de RAM.
Etapa 5: Verifique visualmente se há contatos expostos.
Dica de instalação: quando um módulo de RAM for pressionado corretamente no slot, você ouvirá um clique e perceberá que a trava se encaixará.
INSTALE A PLACA-MÃE
Agora a placa-mãe está pronta para ser instalada no gabinete do computador.
Para instalar a placa-mãe, siga estas etapas:
Etapa 1: Selecione os espaçadores de placa-mãe adequados para o gabinete. O PCB (printed circuit board, circuito impresso) da placa-mãe não pode tocar nas partes de metal do gabinete do computador. Portanto, é preciso montar a placa-mãe no gabinete usando espaçadores especiais de metal ou plástico.
Etapa 2: Instale os espaçadores no gabinete do computador no mesmo lugar dos furos de montagem na placa-mãe. Instale somente os espaçadores que se alinharem aos furos da placa-mãe, referente a uma placa-mãe ATX. A instalação de espaçadores adicionais pode impedir que a placa-mãe seja encaixada corretamente no gabinete do computador ou pode causar danos.
Etapa 3: Instale a chapa dos conectores de E/S na parte de trás do gabinete do computador. A chapa de E/S apresenta recortes que se ajustam ao layout dos conectores da placa-mãe.
Etapa 4: Alinhe os conectores de E/S que estão na parte de trás da placa-mãe às aberturas da chapa de E/S.
Etapa 5: Alinhe os furos de parafuso da placa-mãe com os espaçadores.
Etapa 6: Insira todos osparafusos da placa-mãe e aperte-os usando as mãos antes de apertá-los com uma chave de fenda. Não aperte os parafusos excessivamente.
Dicas de instalação: pressione a placa-mãe contra a placa do conector de E/S para alinhar os furos de montagem com os espaçadores e colocar o primeiro parafuso. Além disso, é útil usar o recuperador de peças para colocar os parafusos nos furos de montagem e apertá-los com as mãos.

Continue navegando