Buscar

Poder Político: Conceitos e Funções

Prévia do material em texto

1 Tema 
	Nesse trabalho iremos falar sobre poder político, mas para que consigamos entender melhor, é necessário a explicação de cada uma das partes que formam o tema. Essa abordagem é feita pelo fato de noção de poder quanto a de política que estão ligadas quando falamos de “poder político”.
· O que é Poder?
O significado geral de poder indica a capacidade de ação ou de produzir um efeito. O poder pode ser compreendido tanto no sentido social, em relação à uma sociedade e passa a ter um sentido especifico que esta conecto à capacidade geral de agir e a habilidade de um indivíduo de determinação de outro individuo, nesse sentido, podemos dizer que o ser humano não é apenas o que exerce o poder, mas também o objeto qual o poder pode ser exercido. Pela perspectiva de fenômeno social é uma relação entre os indivíduos onde o aspecto determinante é capacidade de agir ou não influencia de outras ações.
A ideia de política aproxima-se e, às vezes, confunde-se com a de poder. As diferenças são sutis as formas de manifestação de poder se afastam da ideia de política.
· O que é política?
O conceito de política é abrangente quando se associa à ação de sujeito na sociedade. Existem diversas perspectivas alguns consideram que qualquer ação de mediação de conflito que se realiza por meio social e não tem violência é um ato político. Outras perspectivas definem política como ação ou atitude que são realizadas no Estado.
· Poder político
O poder político está relacionado ao conceito de poder social que envolve as relações humanas, em sociedade quando à função de mediação de conflito da política. Entretanto é inserido no conceito especifico no Estado moderno. Isso quer dizer o poder político do estado moderno sustentava-se no domínio exclusivo do uso de violência de forma legitima. O que não quer dizer que o poder político se configure pela utilização da violência, pelo controle da utilização dessa força como forma coletiva. O poder político configura-se pela exclusividade do uso da força em relação a um conjunto de grupos que formam um mesmo contexto social. 
	Dentro do âmbito da ciência, o poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.
2 Justificativa
	Por que o poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.
Antes de impor a ordem, o poder político tem como razão principal, formular essa ordem.
	E pelo motivo de que na frente de uma sociedade, para algumas pessoas, o poder político ocasionaria através da força, mas vale ressaltar que a força é apenas uma das condições.
3 Marco teórico 
	Max Weber trouxe uma definição de Estado: “o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”. 
	Rousseau já entra na questão da origem do poder político. Em sua obra Do Contrato Social, o autor examina as razões, aparentemente paradoxais, pelas quais alguém, nascido livre, se escravizaria voluntariamente, obedecendo a outro e não a si próprio. Distanciando-se da influência de Hobbes e Locke, o autor apresenta a tese do contrato social, fundado no conceito de vontade geral, como o único meio pelo qual o indivíduo se realizaria enquanto ser humano. Ao assumir sua condição de cidadão, unindo-se a todos em vista do bem comum e não obedecendo a ninguém a não ser a si próprio, o mesmo adquire tanto a igualdade quanto a liberdade civil, condições sem as quais deixaria de existir. Somente dessa forma, cada cidadão, exercendo seus direitos e deveres, seria detentor de parcela da soberania, enquanto membro da vontade geral, no direito de legislar.
4 Objetivo 
	O objetivo do poder é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; é realizar enfim o bem público.
	O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há autoridade religiosa, familiar, econômico etc., mas, nenhuma delas preenche os fins do poder político, que só a ele pertence e que não se confundem com os objetivos das diversas associações que os homens firmam.
5 Problemas
	É inquestionável que hoje a maior parte das energias é investida nas situações e interesses pessoais e partidários, deixando de lado o que deveria ser prioridade: o supremo bem do povo. Não se reconhece que a representação política significa a capacidade e a disposição de partilhar os sofrimentos e as angústias do povo, buscando soluções para problemas sociais. Além disso, falta aos representantes a luminosa razão que permite enxergar problemas e intervir. Isso se revela na ausência de coragem para acabar com privilégios e regalias que estão muito acima das necessidades reais para o exercício da representação, mas que continuam a emoldurar o cotidiano de tantos representantes do povo. Na verdade, essas “vantagens pessoais” agem como um veneno contaminador. Induzem à equivocada crença de que toda representação, longe de ser compreendida como serviço, é simplesmente a conquista de benesses, de lugares que facilitam o enriquecimento a partir da corrupção.
6 Metodologia
	A ciência política emprega diversos tipos de metodologia. As abordagens da disciplina incluem a filosofia política clássica, interpretacionismo, estruturalismo, behaviorismo, racionalismo, realismo, pluralismo e institucionalismo. Na qualidade de uma das ciências sociais, a ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos). Ainda que o estudo de política tenha sido constatado na tradição ocidental desde a Grécia antiga, a ciência política propriamente dita constituiu-se tardiamente. Esta ciência, no entanto, tem uma nítida matriz disciplinar que a antecede como a filosofia moral, filosofia política, política econômica e história, entre outros campos do conhecimento cujo objeto seriam as determinações normativas do que deveria ser o estado, além da dedução de suas características e funções.
7 Cronograma 
8 Referências Bibliográficas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_pol%C3%ADtica. 
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/140-administracao-publica/1612-organizacao-do-estado-brasileiro#.XXhFTC5KjIU.

Continue navegando